EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO Tanízio minimiza atrito com cabeças brancas do MDB e se encontra hoje com Gladson para falar sobre aliança MDB/PP
O deputado estadual Tanízio Sá (MDB) está minimizando o atrito com os cabeças brancas de seu partido, sobretudo com o ex-deputado federal Flaviano Melo e com o dirigente Aldemir Lopes, dois pesos pesados. Garante que isso é passado e que seu trabalho para ajudar o partido a voltar a ser grande seguirá firme e forte. Inclusive, Tanízio se encontra nesta sexta-feira, 8, com o governador Gladson Cameli (PP), pelo menos a agenda está marcada. Com o chefe do Estado, vai tratar de muitos assuntos, sendo o principal deles a proposta de aliança para a disputa da prefeitura de Rio Branco em 2024. Os emedebistas sonham com um vice indicado por Cameli. No entorno do governador não se nota disposição nesse sentido. Se o Cameli vai sinalizar positivamente, só Deus sabe, porque ninguém tem ideia do que se passa na cabeça dele.
Falta divulgação
A opinião é consensual: o mandato do deputado federal Eduardo Velloso (UB) é bom, mas mal divulgado. Se quiser voos mais altos, precisa agir rápido.
Segredo do sucesso
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, conta com uma equipe de excelência. Não é atoa que conseguiu transformar a pasta em um parâmetro de competência. Dentre esses auxiliares, ele conta com a experiência do professor José Rego, com mais de 30 anos cuidando da educação de jovens em Rio Branco.
A aposta em Sena
O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (Podemos), tem uma aposta para lhe suceder, a partir de 2025, o vereador Alípio Gomes (MDB). Mas quem é ele? Alípio está no terceiro mandato de vereador e tem fama de político habilidoso. Policial Penal, de família humilde, surpreendeu a todos quando, em 2012, se lançou candidato, ficando em segundo lugar, desbancando até Raimundo Sales, político muito respeitado e com maior número de mandatos da cidade. Hoje é o primeiro secretário e líder do partido. É reconhecido até mesmo pelos adversários, por sua lealdade, pela capacidade de resolução de conflitos políticos através do diálogo e por excelente oratória. Trocando em miúdos: vai ser difícil derrotá-lo.
Segundo turno
O MDB quer aliança com o PP para as eleições 2024, com reflexo pra 2026, mas até agora no Palácio Rio Branco nenhuma manifestação favorável. A cúpula do PP não admite disputar o pleito com um vice. A ideia é todo mundo disputar para conversar no segundo turno.
Familiar
Essa confusão entre os Câmara e o deputado Manoel Moraes virou um negócio muito pessoal. É uma coisa muito familiar. Fico constrangido em expor opinião. Eles que se entendam. Tem gente perto do Palácio já falando em o Governo se distanciar disto.
Pesquisa
Pra Rede Globo divulgar uma pesquisa dando mostrando Lula com 50% de rejeição, da pra imaginar o quanto esses números não foram trabalhados. Se fosse usar o Acre como parâmetro, Lula é um desastre.
PT no Acre
No Acre, segundo o UOL, o PT vai se esconder atrás de outras siglas para tentar se reerguer. Todavia, no entanto, isso não significa a extinção do partido aqui. A polícia é assim, quem está no auge hoje, amanhã pode estar na vala.
Demora
Segundo uma liderança política de Cruzeiro do Sul, quando o ex-prefeito Vagner Sales resolver anunciar a candidatura da filha Jessica (Sales, ex-deputada federal) a prefeita, a eleição vai ter terminado.
Porta aberta
O senador Márcio Bittar (UB) disse que a porta do PL está aberta para o prefeito Tião Bocalom (PP), mas nada forçado. Ele é que vai decidir, segundo o Senador.
Provocação
Os cabeças brancas do MDB receberam nesta quinta-feira à noite o primeiro suplente de deputado federal Fábio Rueda, do União Brasil. Na pauta, eleições 2024. E nem só em Rio Branco.