Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO Grupo do Petecão tem nomes para o Governo caso se confirme a aliança; falta só a confirmação de Gladson

Publicado

em

O retorno do governador Gladson Cameli (PP) de Dubai, onde participa da COP28, pode encerrar a longa espera do grupo do senador Sérgio Petecão (PSD) sobre os termos da aliança proposta para 2024, na disputa pela prefeitura de Rio Branco. Quais espaços terá, se refletirar no interior e se o acordo se estenderá até 2026. A importância política futura dessa parceria está sendo minuciosamente estudada. Na casa amarela, uma espécie de emblema da carreira política do senador, está praticamente tudo definido. A cúpula do PSD sabe o que quer em casa de consolidação da aliança. Teria nomes na mesa, inclusive, para eventuais cargos. A própria Marfisa Galvão, mulher de Petecão, terá seu nome colocado à mesa como opção para vice na chapa do PP. Nada imposto, segundo me disse Petecão. Outros nomes também são falados entre a casa amarela e a tenda, onde reuniões maiores acontecem, como opção para cargos. O professor Carlos Coelho, por exemplo, seria um nome alternativo para ocupar a cadeira de Alysson Bestene na Segov, quando este se afastar para a disputa. Isso é informação de bastidores, como os nomes para a obra do Estado, entre os quais Nilton Bayma Craveiro e até do ex-presidente do Basa, Marivaldo Melo. Para se confirmar tudo isso, falta o Gladson chegar.

Animado de novo
Jenilson Leite, ex-deputado estadual, se encontrou com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, presidente de seu partido, o PSB, é voltou a se animar para a disputa da prefeitura de Rio Branco. Só precisa confirmar a ajuda financeira, senão abrir conversa com o PP.

Bloco
Alysson Bestene está animado com as manifestações de toda a equipe do Governo em relação a sua pré-candidatura a prefeito. Toda a máquina entrar em bloco nessa empreitada, puxada pelo governador Gladson Cameli (PP).

Azogue
Gilson da Funerária (PSD) é o pré-candidato a prefeito do Quinari que atrairá para seu palanque toda a oposição à prefeita Rosana Gomes (PP). Já conta com dois grupos fortes, o do deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicano) e o do ex-deputado Zé Carlos, muito querido no município.

O povo sabe julgar
Com uma lista sem fim de muitas obras em Sena Madureira, o prefeito Mazinho Serafim (Podemos) diz estar tranquilo em relação a sua sucessão. Disse à coluna que o povo enxerga o trabalho e vai dar a resposta dura a seus adversários em 2024. Mazinho vai apadrinhar a candidatura do vereador Alípio Gomes (MDB) para sucedê-lo.

Polarização
Gente que trabalha mais profissionalmente com a política, baseada em ciência, não descarta uma polarização entre o pré-candidato do Governo e o atual prefeito Tião Bocalom (PP) na disputa pela prefeitura. E explicam: ambos não vão vender sonhos, porque estão no poder.

Reeleição do Zequinha
A gestão do prefeito Zequinha Lima (PP), na prefeitura de Cruzeiro do Sul, é gabada por quem mora no Juruá e por quem passou por lá. Por essa razão, subestimar a reeleição dele é um erro. Ainda mais que sua provável adversária, a ex-deputada Jéssica Sales (MDB), terá apoio do presidente Lula, o mais rejeitado político daquela região.

Divisão ideológica
Para o senador Márcio Bittar (UB), a divisão ideológica para a disputa da prefeitura de Rio Branco está muito bem definida. De um lado a candidatura da esquerda, com PT, MDB, PCdoB e PV em um palanque, e do outro duas candidaturas de centro-direita.

Sonho dos Rueda
A família Rueda, que domina o União Brasil em todo o País, sonha com o deputado federal Ulysses Araújo (UB) disputando a prefeitura de Rio Branco. O médico Fábio Rueda é o primeiro suplente de Ulysses, que tem fudigo do assunto.

Apoio da igreja
Caso tenha seu nome aprovado para a sucessão do prefeito Kiefer Cavalcante (PP), em Feijó, o radialista Gilberto Braga terá a benção de ninguém menos que o pastor Rogélio Luiz, líder da maior igreja do interior do Acre, com 6 mil membros, a Assembleia de Deus, onde Gilberto é obreiro graduado, presbítero.

Quartel general
O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, a esposa, deputada federal Meire, e outro do grupo deles com mandato, o deputado estadual Gilberto Lira, todos do União Brasil, terão em breve um quartel general em Rio Branco. É o lugar dos sonhos de qualquer grupo político.

Perdas e ganhos
Enquanto perdeu o empresário Nelsinho Santiago, o grupo do prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva (PP), ganhou adesões fundamentais para quem quer disputar a reeleição. Muitos empresários da cidade que não lhe apoiaram em 2020 vão estar no palanque com ele em 2024. E mais a igreja, que também não esteve com ele há três anos.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas