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Colunista Janes Peteca conta a história de internos do sistema socioeducativo que fazem sucesso por terem seguido os estudos
Por Janes Peteca
Em um cenário em que a educação é vista como um poderoso instrumento de transformação, o sistema socioeducativo do Acre apresenta resultados promissores. Atualmente, quatro alunos estão cursando a universidade, mais precisamente na UFAC, e não há nenhuma criança ou adolescente analfabeto.
Maria, uma ex-interna do sistema, é um exemplo inspirador de superação. Hoje, ela atua como coordenadora de uma oficina, transmitindo com excelência tudo o que aprendeu para suas colegas. Maria passou dois anos internada no sistema, mas agora utiliza suas habilidades para ensinar e capacitar outras internas, incentivando-as a trilhar um caminho de sucesso.
Outro caso notável é o de Bruno, que descobriu sua paixão pelo saxofone enquanto estava no sistema socioeducativo. Suas habilidades musicais vão além da execução do instrumento, pois ele também se dedica a ensinar seus antigos amigos que ainda estão no sistema. Bruno se tornou um exemplo de resiliência e esperança para aqueles que buscam uma nova direção em suas vidas.
Fernando, mais um ex-interno, conseguiu sair do sistema e conquistou uma vaga como servidor do Estado do Acre por meio de um concurso público do sistema socioeducativo. Ele fez uma promessa para sua mãe enquanto estava recluso: nunca mais voltaria para o sistema, mas sim lhe traria orgulho. Com dedicação e estudo incansável, Fernando se preparou e obteve êxito ao se tornar um agente socioeducativo, com a posse marcada para o dia 29 de maio.
O diretor presente, Mario Cesar Souza de Freitas , ressalta que a educação é um verdadeiro agente transformador e reconhece que ainda há muito a ser feito. Ele espera que a iniciativa privada ofereça oportunidades para os jovens que deixam o sistema, possibilitando que eles se reintegrem à sociedade de forma positiva. No sistema socioeducativo, existem diversas oficinas que proporcionam aos internos a oportunidade de saírem de lá de cabeça erguida.
São implementados vários projetos no sistema, com o objetivo de colocar em prática uma abordagem voltada para a responsabilidade e a conscientização dos internos. Afinal, é quando eles saem do sistema com responsabilidade que compreendem que o crime não compensa.
Vale ressaltar que os nomes utilizados neste artigo são fictícios, mas as histórias e os esforços para transformar vidas são reais. O sistema socioeducativo mostra que, por meio da educação e do apoio adequado, é possível promover mudanças significativas na vida daqueles que passaram por momentos difíceis, oferecendo-lhes oportunidades para um futuro melhor.