Connect with us

POLÍTICA

Com gestoras à frente da Secretaria de Saúde, governo do Acre aposta em excelência na administração pública

Publicado

em

Agência AC | Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Na última semana, o governador Gladson Cameli oficializou a maior e mais importante mudança na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ao nomear Paula Augusta Mariano como a nova secretária da pasta, além de oficializar Muana Araújo como secretária adjunta executiva e Adriana Lobão como secretária adjunta de Assistência à Saúde.

A nomeação se deu duas semanas depois da saída de Alysson Bestene, que assumiu a recém-criada Secretaria Extraordinária de Assuntos Governamentais (Segov). 

Para o governador Gladson Cameli, este é um novo momento dentro do governo. Com mudanças estratégicas como essas, ele acredita que a máquina administrativa toma uma forma mais eficiente, com maior dinamismo e sensibilidade com a gestão pública. 

“São três gestoras à frente da Saúde, três mulheres com currículos excelentes, que possuem grande experiência na administração pública do Acre e com minha total confiança para a realização de um bom trabalho. A Saúde é o setor que mais foi desafiado em nossa gestão, principalmente com o surgimento da pandemia de Covid-19, mas é uma batalha que estamos vencendo, porque mostramos trabalho e eficiência”, afirma o governador. 

Conquistas e desafios

A secretária Paula Mariano possui graduação em Medicina pela Universidade Iguaçu (Nova Iguaçu-RJ), residência-médica pela Fundação São Lucas (Aracaju-SE) e residência-médica pela Fundação Hospital Estadual do Acre. Médica do quadro do Estado do Acre, ela também tem ampla experiência com gestão pública, tendo sido secretária adjunta durante a gestão de Alysson Bestene. 

Saúde do Acre celebra conquistas em meio a uma pandemia e contempla horizonte de desafios a serem superados. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

“Já é uma área com muitos desafios e ainda tivemos de enfrentar essa pandemia, em que obtivemos êxito na assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19, e a redução de danos no processo de adoecimento da população. Seguimos nesse combate e em projetos importantes para o futuro, como o retorno do mutirão de cirurgias eletivas, a permanência dos leitos de UTI que eram Covid para geral, a reabertura do Hospital do Idoso, e a ampliação e fortalecimento das regionais de saúde do Alto Acre e do Juruá, entre tantos outros”, relata a nova secretária. 

Muana Araújo possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre e é especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (São Paulo-SP). Coordenou a Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul por seis anos e na gestão estadual esteve à frente da Coordenação Regional de Saúde Juruá, Tarauacá-Envira e foi diretora de Administração, Recursos Humanos, Orçamento e Finanças da Sesacre de 2020 até os assumir  o posto de secretária adjunta executiva.

Já a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Adriana Lobão, possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Acre e especialização em Educação Profissional na Área de Saúde. Possui uma ampla atuação na área de gestão pública de saúde desde 1999.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas