Connect with us

POLÍTICA

Com gestoras à frente da Secretaria de Saúde, governo do Acre aposta em excelência na administração pública

Publicado

em

Agência AC | Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Na última semana, o governador Gladson Cameli oficializou a maior e mais importante mudança na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ao nomear Paula Augusta Mariano como a nova secretária da pasta, além de oficializar Muana Araújo como secretária adjunta executiva e Adriana Lobão como secretária adjunta de Assistência à Saúde.

A nomeação se deu duas semanas depois da saída de Alysson Bestene, que assumiu a recém-criada Secretaria Extraordinária de Assuntos Governamentais (Segov). 

Para o governador Gladson Cameli, este é um novo momento dentro do governo. Com mudanças estratégicas como essas, ele acredita que a máquina administrativa toma uma forma mais eficiente, com maior dinamismo e sensibilidade com a gestão pública. 

“São três gestoras à frente da Saúde, três mulheres com currículos excelentes, que possuem grande experiência na administração pública do Acre e com minha total confiança para a realização de um bom trabalho. A Saúde é o setor que mais foi desafiado em nossa gestão, principalmente com o surgimento da pandemia de Covid-19, mas é uma batalha que estamos vencendo, porque mostramos trabalho e eficiência”, afirma o governador. 

Conquistas e desafios

A secretária Paula Mariano possui graduação em Medicina pela Universidade Iguaçu (Nova Iguaçu-RJ), residência-médica pela Fundação São Lucas (Aracaju-SE) e residência-médica pela Fundação Hospital Estadual do Acre. Médica do quadro do Estado do Acre, ela também tem ampla experiência com gestão pública, tendo sido secretária adjunta durante a gestão de Alysson Bestene. 

Saúde do Acre celebra conquistas em meio a uma pandemia e contempla horizonte de desafios a serem superados. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

“Já é uma área com muitos desafios e ainda tivemos de enfrentar essa pandemia, em que obtivemos êxito na assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19, e a redução de danos no processo de adoecimento da população. Seguimos nesse combate e em projetos importantes para o futuro, como o retorno do mutirão de cirurgias eletivas, a permanência dos leitos de UTI que eram Covid para geral, a reabertura do Hospital do Idoso, e a ampliação e fortalecimento das regionais de saúde do Alto Acre e do Juruá, entre tantos outros”, relata a nova secretária. 

Muana Araújo possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre e é especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (São Paulo-SP). Coordenou a Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul por seis anos e na gestão estadual esteve à frente da Coordenação Regional de Saúde Juruá, Tarauacá-Envira e foi diretora de Administração, Recursos Humanos, Orçamento e Finanças da Sesacre de 2020 até os assumir  o posto de secretária adjunta executiva.

Já a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Adriana Lobão, possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Acre e especialização em Educação Profissional na Área de Saúde. Possui uma ampla atuação na área de gestão pública de saúde desde 1999.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Acompanhado do prefeito Mazinho, Petecão é homenageado pela CBF e ganha camisa do Tite

Publicado

em

Por

Acompanhado do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (ainda MDB), o senador Sérgio Petecão recebeu da direção da CBF, a Confederação Brasileira de Futebol, uma camisa da Seleção Brasileira com seu nome e o número 2 e aproveitou para posar ao lado do técnico Tite.

Pré-candidato a governdor, Petecão participa na capital fluminense de um encontro nacional do seu partido, o PSD.

“Tive a grata surpresa de ser homenageado pela Confederação Brasileira de Futebol. A maior entidade do futebol brasileiro reconheceu o nosso trabalho de apoio e incentivo ao esporte no Senado. Recebi uma camisa oficial da nossa seleção personalizada com o meu nome. Diz aí se o Petecão não bate um bolão?”, disse Petecão em suas redes sociais.

Com informações Notícias da Hora.

Continue lendo

POLÍTICA

Carreata marca chegada de nova frota de veículos para segurança pública do Acre

Publicado

em

Por

Agência AC | Foto: Diego Gurgel/Secom

Em forma de carreata, passando por todas as regionais de Rio Branco e ao som de sirenes ligadas, o governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou nesta sexta-feira, 22, a chegada de uma nova frota de veículos adquiridos para a segurança pública. No geral, foram 9,7 milhões investidos na compra de 31 caminhonetes e 14 quadriciclos, além de materiais, equipamentos e insumos para reforço das ações policiais em todo o estado e combate à criminalidade.

“Está é a segunda carreata que fazemos em três anos de gestão comemorando a chegada de veículos para as forças de segurança. Na primeira foram 127 novos veículos. É uma forma de prestarmos conta com a população do nosso compromisso. Nunca é demais investir em segurança. Só quem se beneficia é o povo e é para eles que trabalhamos”, disse o governador.

O governador esteve a frente da carreata conduzindo um dos novos quadriciclos Foto: Diego Gurgel/Secom

A caravana passou pelas principais ruas da cidade, desde a região central à parte alta, Isaura parente, BR-364, da Ufac à UniNorte, também pela Avenida Ceará e Via Chico Mendes, região do segundo distrito da capital acreana. O som provocado pelas dezenas de sirenes despertou a curiosidade das pessoas. Seja no trânsito ou em frente aos comércios, casas e prédios, o público saiu para prestigiar a passagem dos veículos.

Os veículos percorreram todas as regionais da capital em carreata. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos, as caminhonetes irão ser divididas entras as forças de segurança na capital e no interior e os quadriciclos seguirão para o reforço do policiamento em áreas de zona rural e de fronteira. “Nosso objetivo é manter nossas polícias equiparadas para o combate eficiente à criminalidade, devolução da paz e proteção da sociedade”, destacou Paulo Cézar.

Ainda segundo o gestor, no geral foram adquiridos 99 veículos, sendo eles, 10 bases móveis, 30 motocicletas e 27 quadriciclos. Esse restante deverá ser entregue até o final deste ano.

Continue lendo

POLÍTICA

Defesa do vereador Raimundo Neném diz que a investigação contra ele é sem justa causa

Publicado

em

Por

A defesa do vereador rio-branquense Raimundo Neném (PSB) impetrou nesta quinta-feira (21), na Justiça Eleitoral, um habeas corpus contra a investigação da Polícia Federal em um suposto caso de compra de votos. Os advogados do parlamentar questionam o fato de a PF ter feito uma ‘entrevista’ por telefone com Maria Aparecida dos Santos Ferreira, que no inquérito policial aparece como recebedora de R$ 50 para votar em Raimundo Neném nas eleições de 2020.

Segundo o advogado Valdir Perazzo, a investigação da PF “parte de um elemento de convicção que não tem amparo na lei”.

“Ninguém pode se incriminar sem direito ao silêncio ou na presença de um advogado”, disse ele sobre a entrevista que a PF fez com Maria Aparecida por telefone.         

O advogado se referiu ao fato como ‘interrogatório anômalo’, ‘inovador’. Ele afirmou nunca ter visto isso em sua longeva carreira na advocacia.

Ainda de acordo com Valdir Perazzo, o habeas corpus é um instrumento jurídico que tem a utilidade de trancar uma investigação em que não há justa causa.

Relembre o caso

Reeleito em 2020 com 2.555 votos, Raimundo Neném foi alvo da operação ‘Sine Vox’, deflagrada pela Polícia Federal em maio deste ano. Além dele, três eleitores que supostamente teriam vendido seus votos foram alvos da operação.

Na ocasião, celulares e documentos foram apreendidos nas residências dos investigados. A PF procura indícios que comprovem a acusação de corrupção eleitoral.

Sem previsão na lei

No HC apresentado à Justiça Eleitoral, a defesa do vereador diz que o inquérito contra ele foi construído tendo por base a ligação telefônica, “que além de não prevista em lei não foi reduzida a termo ou qualquer outro procedimento minimamente formal”. E que “após formalmente instaurado o inquérito, Maria Aparecida teria sido novamente ouvida, agora em ato devidamente documentado e ciente da sua condução de investigada, ocasião em que desmentiu o teor da entrevista”.

Ainda de acordo com a defesa de Raimundo Neném, a PF instaurou o inquérito “apesar de [Maria Aparecida] referir que havia trabalhado para o vereador, razão pela qual merecia o dinheiro”.

Nada a declarar

Contatada pela reportagem do oacreagora.com, a assessoria de imprensa da Polícia Federal respondeu que “Não há o que declarar” sobre a iniciativa dos advogados do parlamentar.   

Com informações O Acre Agora.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia