ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Criador volta ao Acre e aposta em carneiro rústico para movimentar mercado da carne ovina
Por Wanglézio Braga, do Acremais
A paixão pelo Acre e a crença no potencial da pecuária local trouxeram Luiz Henrique Montano de volta ao estado depois de 17 anos. Natural do Mato Grosso do Sul, ele administra agora a Fazenda Arizona Rush, no km 100 da BR-364, em Sena Madureira, onde aposta na criação de carneiros da raça Santa Inês como alternativa rentável e viável ao tradicional gado bovino. Segundo ele, onde se coloca um boi, é possível criar até 12 ovelhas, o que torna o negócio mais produtivo e escalável.
Montano explica que a raça Santa Inês, rústica e de dupla aptidão (carne e leite), vem se destacando como uma boa opção para quem deseja iniciar na ovinocultura. “Eu trouxe uma base genética boa e alguns reprodutores para vender. Agora, com a vitrine da Expoacre, é hora de mostrar esse material de qualidade para o mercado”, contou. O pecuarista acredita que há grande demanda reprimida no Acre, especialmente por conta da influência cultural nordestina, que valoriza carneiros e cabras.
Apesar do otimismo, Luiz reconhece os desafios enfrentados pelos criadores locais. A falta de mão de obra especializada e o acesso precário à propriedade durante o inverno dificultam o desenvolvimento pleno da atividade. “Eu tive que trocar minha caminhonete nova por um carro mais resistente ao batidão da estrada”, exemplificou. Ainda assim, acredita que o investimento em genética é o caminho certo para garantir qualidade e retorno, por isso defende tal setor e disponibiliza o telefone (67) 996484472 para esclarecimentos adicionais.
Nesta edição da Expoacre, Luiz participa com seis animais e está confiante de que voltará com a carga vazia. “A feira começou ontem, mas já sinto que a procura vai crescer até o fim de semana. O mercado está pronto para receber qualidade. E é isso que eu estou trazendo”, afirmou, otimista com o novo ciclo na terra que considera seu segundo lar.