ACRE
Depois de colocar o Acre em quarentena, Ministra decreta “Emergência Fitossanitária”
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
O Acre segue em quarentena por conta do Moniliophthora roreri (Monilíase do Cacaueiro). Ontem (06) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) um decreto que assegura “Estado de Emergência Fitossanitária” no Acre, Rondônia e Amazonas. O documento foi assinado pela ministra, Tereza Cristina e vale por um ano.
Segundo o documento da Portaria N° 249/2021, “a declaração visa reforçar as medidas de prevenção e evitar a dispersão da praga para as áreas de cultivo de cacau e cupuaçu”.
O MAPA assegura que próximos dias será publicado um ato complementar com o detalhamento das medidas a serem adotadas por cada estado, conforme o nível de risco e particularidades de cada, podendo englobar ações específicas relacionadas à fiscalização do trânsito de plantas hospedeiras, ao manejo preventivo da praga em áreas produtivas, campanhas de educação fitossanitária, mapeamento e eliminação de plantas, entre outras.
A monilíase é uma doença devastadora que afeta, principalmente, plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga. Apesar do alarde, não há riscos de danos à saúde humana.
You must be logged in to post a comment Login