Connect with us

KATIANNY ARAÚJO

Dra Katianny explica em sua coluna desta semana que a Toxina Botulínica não é apenas para estética:

Publicado

em

Enxaqueca, distonias, sialorreia e espasticidade; dores crônicas e agudas podem ser tratadas com toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox ®

Além do seu uso em procedimentos estéticos, a Toxina Botulínica também é bastante usada em pacientes com doenças neurológicas.

A Toxina Botulínica, muito conhecida como Botox ®, é uma proteína desenvolvida a partir da bactéria Clostridium botulinum, popularmente usada no rejuvenescimento facial. No entanto, o seu uso não se restringe a procedimentos estéticos.
Existem muitas doenças neurológicas tratadas com essa substância e, em alguns casos, ela é considerada o padrão-ouro de tratamento, ou seja, o melhor tratamento disponível até o momento.
Ficou curioso(a) para saber quais são essas doenças neurológicas que podem ser tratadas com a toxina botulínica? Continue a leitura!
Toxina botulínica em doenças neurológicas:
Enxaqueca
A enxaqueca é uma das doenças neurológicas mais comuns, e seus sintomas podem ser tratados com toxina botulínica.
Muitas pessoas acreditam que a enxaqueca é sinônimo de dor de cabeça forte, mas não é bem assim. A doença é caracterizada por um tipo particular de dor de cabeça que tem seus mecanismos e tratamentos bem específicos, sendo necessário, assim, um diagnóstico preciso.
Essa dor de cabeça da enxaqueca é uma dor geralmente forte que pode acontecer só de um lado da cabeça ou dos dois lados, como em alguns pacientes. É uma dor que pulsa e lateja, podendo vir com outros sintomas, como:
Incômodo em relação à luz;
Incômodo em relação ao barulho; ou enjoo.
O tempo que uma crise de enxaqueca pode durar varia de quatro a 72 horas. No entanto, quando a pessoa tem muitas crises durante a semana ou o mês, passamos a chamar essa enxaqueca de crônica.
Nesses casos crônicos, geralmente o paciente precisa do tratamento preventivo, para diminuir o número de dias que ele tem dor ou diminuir a intensidade dessa dor. Nesse tratamento, o efeito acontece após cerca de 15 dias (podendo variar de paciente para paciente) e funciona muito bem para evitar o abuso de analgésicos. É aqui que a toxina botulínica entra como um excelente tratamento preventivo para esses casos.
Vale destacar que o protocolo de aplicação da toxina botulínica para enxaqueca é padronizado. Isso significa que deve ser feito em alguns pontos específicos na cabeça do paciente. Esse protocolo de administração chama-se PREEMPT, tendo sido validado em estudos científicos sérios. Por isso, não existe tratamento de toxina com outro protocolo além deste, que deve, de preferência, ser aplicado por um especialista na área.
Outras considerações sobre a Toxina Botulínica
Importante frisar que a toxina botulínica, exatamente por ser uma toxina, é gradualmente eliminada pelo corpo. Portanto, seus efeitos (sejam benéficos ou colaterais) duram um determinado tempo, que pode ser de 3 a 6 meses. Não há maneiras validadas para antecipar ou prolongar essa duração.
Além disso, a maioria das toxinas botulínicas não pode ser aplicada com um intervalo menor do que 3 meses da última aplicação, pelo risco de o corpo criar anticorpos contra ela e acabar inviabilizando esse tratamento.
E aí você sabia que dores crônicas e agudas poderiam ser tratadas com a toxina botulínica?
Vale relembrar que a marca que as pessoas mais conhecem é o Botox ®, mas existem muitas outras no mercado que são ótimas e podem ser usadas.
Se conhece alguém que sofre com dores, já compartilha este conteúdo com ela!

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas