POLÍTICA
Em 2023, Bittar foi o mais oposicionista nas pautas do Governo Lula e Petecão o mais governista
Por Wanglézio Braga
Márcio Bittar (UB) foi o senador mais oposicionista nas votações das pautas do governo Lula em 2023, entre os representantes do Acre. É o que diz um levantamento produzido pelo portal Congresso Em Foco, divulgado nesta semana. Por outro lado, o senador Sérgio Petecão (PSD) foi o mais governista.
Bittar ficou com taxa de 62% no total de votação junto às pautas do executivo petista. Em seguida, com 69%, aparece o senador Alan Rick (UB). Ambos os oposicionistas seguiram com taxa muito alta em relação a outros senadores da base. Por fim, Sérgio Petecão obteve taxa de 92% nas votações pró-governo.
Segundo o Congresso Em Foco “o índice de governismo é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta) diminui o índice de governismo”.
“O índice geral de governismo do Senado foi de 72%, apenas um ponto percentual abaixo do registrado pela Câmara dos Deputados. O PT foi a legenda mais governista, com 90%. O partido que mais votou contra o governo foi o Republicanos, com 46%, embora tenha o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, como um dos seus filiados”, informou o portal.