POLÍTICA
Estado vira notícia nacional ao figurar em primeiro lugar na diminuição de assassinatos e governador Gladson divide a honraria: “É o esforço de toda a equipe”

O governador Gladson Cameli (PP) não estava cabendo em si na noite desta quarta-feira, 18, em função da repercussão nacional sobre o Acre figurar como primeiro lugar no Brasil na diminuição de assassinatos. “Primeiro é Deus, segundo a ajuda financeira do presidente Bolsonaro, e depois o esforço de nossa equipe sob meu comando”, afirmou sob forte entusiasmo ao AcreNews.
Gladson admite que o título é empolgante, mas não será subterfúgio para baixar a guarda na luta contra a violência. “Vamos continuar com o mesmo esforço para que mais notícia boa saia no Brasil todo a nosso respeito, mesmo diante da torcida contra de nossos adversários, que ficam é triste com uma notícia dessa”, alfinetou Cameli.
Segundo o G1, o número de assassinatos no país continua em queda em 2022, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes:
Homicídios dolosos (incluindo os feminicídios)
Latrocínios (roubos seguidos de morte)
Lesões corporais seguidas de morte

Em 2021, o Brasil teve uma queda de 7% no número de assassinatos, como apontou um levantamento exclusivo do Monitor da Violência. Foram 41,1 mil mortes violentas intencionais no país no ano passado, o menor número de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.
Segundo especialistas do FBSP e do NEV-USP, o menor número de mortes é motivado por um conjunto de fatores, incluindo: mudanças na dinâmica do mercado de drogas brasileiro; maior controle e influência dos governos sobre os criminosos; apaziguamento de conflitos entre facções; políticas públicas de segurança e sociais; e redução do número de jovens na população.
POLÍTICA
“É a realização de um sonho”, diz convocado sobre a ampliação de vagas do concurso do bombeiros

Geozadaque de Oliveira, de 26 anos, é um dos convocados para compor a corporação do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre. O sonho foi realizado graças à retirada da cláusula de barreira, que permitiu o aumento de 153 para 240 o número de novos profissionais que estarão a serviço dos acreanos. O anúncio foi feito pelo governador Gladson Cameli, no dia 25 de junho.
Na solenidade que anunciou quase R$ 20 milhões de investimentos em Cruzeiro do Sul, o jovem deu um abraço caloroso no governador Gladson Cameli e, emocionado, proferiu: “Só tenho palavras de agradecimento. É um sonho de todos se estabilizar e ter uma profissão. Hoje, graças ao concurso, que há dez anos não era realizado, estou aprovado. Obrigado pela oportunidade, que vai dignificar a vida de muitos jovens”, destacou.
Ao todo, foram chamados 87 novos aprovados. Brendo Wendel da Cruz está entre os beneficiados. O novo militar também compareceu ao evento para externar sinceros agradecimentos ao governo pela grande oportunidade.
“Uma benção. Estou aqui para reconhecer o excelente trabalho da administração estadual, que vem devolvendo esperança para todos os acreanos”, declarou o convocado.
[Agência Ac]
ELEIÇÕES
Bebe Bolsonaro pede exoneração para ficar livre e disputar eleições

Uma das figuras mais assediadas nas eleições 2018 por ter tido a ideia de pintar camisetas do então candidato a presidente Jair Bolsonaro, o serigrafista Vilandro de Castro Soares acabou virando o “Bebe Bolsonaro”. Pela militância em favor do presidente, foi convidado a disputar a eleição para deputado estadual. Pois hoje ele pediu exoneração no governo para assumir o desafio.
“Bebe Bolsonaro” é filiado ao PP e garante que já tem muitos seguidores que o apoiarão, mas melhor ainda, segundo ele, é a admiração de figuras nacionais como o “Véi da Havan” e o dono da rede Gazin, Mario Gazin. Amazonense radicado no Acre desde 1986, ele garante algo diferente em relação a essas figuras que surgem na política: “Eu sei o que quero da vida e do projeto político”, fecha o pano.
ELEIÇÕES
Alysson Bestene pede exoneração e coloca seu nome à disposição do PP para disputar eleição

O ex-secretário de Saúde, Alysson Bestene Lins, que estava nomeado chefe de departamento, pediu exoneração, publicada na edição desta segunda-feira, 27, do Diário Oficial. Alysson pode ser pré-candidato à Câmara Federal nas Eleições de 2022 ou ocupar a vaga de vice na chapa majoritária – questão que, de acordo com ele, ainda não foi definida.
O progressista não precisava se afastar antes do cargo, como outros secretários fizeram, porque não ordenava despesas – o que é uma exigência da legislação eleitoral.
“Posso concorrer uma vaga na Câmara e, desde já, me coloco à disposição do Governador para a vaga de vice. Não está definido e a decisão final vem dele, como sempre. Estou disponível para trabalhar pelo povo com Gladson, seja na Câmara ou como vice”, disse.
[Com informações da ContilNet]
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA2 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”