CULTURA & ENTRETENIMENTO
Estreia de documentário sobre poeta surdo amplia os sentidos da poesia no Acre
A poesia ganhou novas dimensões na noite da última sexta-feira, 12 de abril, com a estreia do documentário Traduzindo os Sentidos: um Poeta Surdo e as Multivozes da Poesia, exibido no Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco. A produção mergulha na interseção entre literatura, acessibilidade e expressão sensorial, e propõe uma reflexão sobre como a poesia pode ser sentida, vista e interpretada além das palavras e dos sons.
Financiado pela Lei Paulo Gustavo por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, com apoio dos governos estadual e federal, o documentário retrata a trajetória do poeta Alessandro Borges, que transforma sua vivência com a surdez em arte, gestos, emoções e imagens. Sua poesia ultrapassa o papel e o som da voz, encontrando novas formas de existência por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), performances visuais e colaborações com artistas ouvintes e surdos.
A obra traz ainda depoimentos de escritores, educadores, cineastas, agentes públicos, amigos, familiares, poetas e pesquisadores, que ajudam a compor um retrato sensível e multifacetado de sua relação com a arte poética.