Há 80 anos, no dia 21 de fevereiro de 1945, tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) alcançaram o topo de Monte Castelo, na Itália, após intensos combates contra o Exército alemão. A conquista representou um marco na participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e contribuiu para a retirada das tropas nazistas do território italiano.
O Exército Brasileiro lembrou da data e da conquista, que só foi obtida após várias tentativas anteriores de tomada, entre novembro e dezembro de 1944. A FEB teve baixas significativas até o avanço final, na operação Encore, uma ofensiva que durou cerca de 12 horas.
A força militar também lembra de combatentes que se destacaram, como o general Zenóbio da Costa, que comandou a Infantaria Divisionária da FEB; o sargento Max Wolf Filho, reconhecido por sua atuação no front; e o soldado Sérgio Pereira, por sua bravura ao resgatar, sob fogo inimigo, o capitão Bueno, ferido no campo de batalha.
“Aos que lutaram em Monte Castelo, verdadeiros heróis brasileiros, prestamos, orgulhosos, nosso preito de gratidão pelo sacrifício na defesa da Democracia e da Liberdade”, conclui o Exército.