Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exército relembra a conquista de Monte Castelo, há 80 anos, na Segunda Guerra Mundial

Publicado

em

Vitória em território italiano marcou a história militar brasileira

Há 80 anos, no dia 21 de fevereiro de 1945, tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) alcançaram o topo de Monte Castelo, na Itália, após intensos combates contra o Exército alemão. A conquista representou um marco na participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e contribuiu para a retirada das tropas nazistas do território italiano.

O Exército Brasileiro lembrou da data e da conquista, que só foi obtida após várias tentativas anteriores de tomada, entre novembro e dezembro de 1944. A FEB teve baixas significativas até o avanço final, na operação Encore, uma ofensiva que durou cerca de 12 horas.

“A tomada de Monte Castelo traduz o esforço e o sacrifício dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial, consolidando o papel da FEB na libertação da Itália e na luta contra o nazifascismo”, diz texto publicado pelo Exército Brasileiro.

A força militar também lembra de combatentes que se destacaram, como o general Zenóbio da Costa, que comandou a Infantaria Divisionária da FEB; o sargento Max Wolf Filho, reconhecido por sua atuação no front; e o soldado Sérgio Pereira, por sua bravura ao resgatar, sob fogo inimigo, o capitão Bueno, ferido no campo de batalha.

“Aos que lutaram em Monte Castelo, verdadeiros heróis brasileiros, prestamos, orgulhosos, nosso preito de gratidão pelo sacrifício na defesa da Democracia e da Liberdade”, conclui o Exército.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas