GERAL
Gladson abre reunião anual do GCF destacando protagonismo do Acre na nova economia florestal: “Pelas gerações futuras”
Fotos: Diego Gurgel/Secom
O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), vai dar as boas-vindas nesta terça-feira (20) aos participantes da 15ª Reunião Anual do GCF – Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas, durante a abertura oficial da Assembleia Geral do grupo, realizada em Rio Branco. Representantes de 43 estados e províncias de 11 países estão reunidos na capital acreana para discutir estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas, financiamento verde e bioeconomia.
Em seu discurso de abertura, Cameli pretende destacar o simbolismo de o Acre sediar o encontro. “O Acre pulsa no coração da Amazônia, abrigando um dos maiores ecossistemas do planeta, gerando vida e sustentabilidade ambiental e humana”, declara o governador, ressaltando que 85% da cobertura florestal do estado está preservada.
Com o tema “Nova economia florestal: conectando governos, povos e oportunidades”, o encontro visa fortalecer a cooperação entre os governos subnacionais, povos indígenas, comunidades tradicionais e parceiros internacionais. Cameli enfatizou o papel do Acre como um dos estados fundadores da Força-Tarefa e defendeu ações coordenadas para combater o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável. O Acre News teve acesso ao discurso que Cameli deve realizar no evento nas próximas horas.
“Somos 43 estados e províncias que cobrem mais de um terço das florestas tropicais do mundo. Estamos unidos por uma política de governança voltada à redução do desmatamento e à contenção dos impactos das mudanças climáticas. Queremos garantir a preservação da floresta por meio de projetos inovadores e financiamento de uma nova economia verde”, afirmou.
Durante a reunião, também serão votadas a efetivação da província de Orellana (Equador) e do departamento de Beni (Bolívia) como membros plenos do GCF, além da inclusão de sete novos estados como membros observadores.
Cameli, que preside a Assembleia do GCF em 2025, aproveitou a ocasião para projetar a participação do estado na COP 30, marcada para novembro deste ano em Belém (PA). Segundo ele, o Acre chega ao evento global como referência em políticas ambientais.
“Nossa expectativa é que a COP 30 possibilite ainda mais união e mobilização de autoridades para a geração de créditos de alta integridade, reafirmando o compromisso dos governos subnacionais com a responsabilidade socioambiental e superando as barreiras do financiamento climático”, pontuou.
A programação da reunião inclui visitas técnicas, reuniões com comitês de povos indígenas e comunidades locais, além de debates sobre restauração florestal, bioeconomia, governança e crédito de carbono.
Ao encerrar sua fala, o governador agradeceu a presença dos participantes e reforçou o compromisso do estado com a agenda ambiental. “Todos nós que aqui estamos precisamos reafirmar o compromisso de continuar atuando com coragem e persistência pela Amazônia, pelo Brasil e por um mundo melhor para as gerações atuais e futuras”, concluiu.