POLÍTICA
Gladson Cameli participa da criação da maior bancada no Congresso Nacional
Por Wanglézio Braga
O governador do Acre, Gladson Cameli, está em Brasília nesta terça-feira (19) participando da convenção nacional do Progressistas (PP), que marcou a criação da Federação União Progressistas (UPb), formada pelo PP e União Brasil. A nova federação nasce como uma das maiores forças políticas do país, reunindo 109 deputados federais e 15 senadores, além de milhares de prefeitos, vereadores e lideranças locais espalhadas por todo o Brasil.
Segundo os organizadores, a UPb também conta com seis governadores, incluindo o presidenciável Ronaldo Caiado, de Goiás, além de quatro vice-governadores e mais de 1.100 vice-prefeitos. Com essa representatividade, a expectativa é de maior peso político em negociações no Congresso e nas disputas nacionais.
A condução da Federação será compartilhada pelo senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, e por Antônio Rueda, presidente do União Brasil. Apesar de ter nascido com discurso crítico ao governo Lula, a federação não deve anunciar de imediato um afastamento do Planalto, optando por um caminho de diálogo e construção política.
Para Gladson Cameli, a instalação da UPb representa um momento importante. Segundo ele, o Acre se soma a esse novo movimento nacional, que busca fortalecer a democracia, ampliar espaços de debate e garantir maior representatividade para estados e municípios.