Connect with us

POLÍCIA

GMF detecta irregularidades na unidade penitenciária do Bope

Publicado

em

Dando prosseguimento às inspeções presenciais realizadas pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi vistoriada nesta quarta e quinta-feira, dias 1 e 2 de dezembro, a Unidade Penitenciária 7 (UP7).

A UP7 é composta por três estruturas, sendo uma instalação no Batalhão de Operações Especiais (Bope), outra no Batalhão Ambiental e a última em Cruzeiro do Sul. Estes alojamentos são destinados à custódia de policiais que foram condenados por sentenças criminais.

A juíza-auxiliar da Presidência do TJAC, Andrea Brito, titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas e o juiz Robson Aleixo, da Vara de Delitos de Organizações Criminosas, que também atua como coordenador do GMF, conferiram as condições do cumprimento da pena e estabeleceram diálogo com os responsáveis. No Bope, verificou-se que a maioria dos cumpridores de pena era civis, ou seja, não preenchia a condição de ter pertencido às forças policiais, desta forma a apuração desses encaminhamentos será feita após a produção de relatório.

A comitiva do GMF constatou que as celas não ficam trancadas durante o dia e dos 15 reeducandos que estão lá, apenas um permanecia dentro de uma cela trancada. Isso porque havia celas que não tinham portas ou grades, ou seja, ficam abertas durante todo o dia, sendo o bloco trancado apenas no período noturno. Por isso, ao chegar ao bloco do alojamento foram encontrados apenados sentados na área externa, outros tomando café na cozinha, alguns ainda arrumando o quarto.

Assim, ao não ser identificado a totalidade das pessoas que estão ali reclusas, foi preciso que os policiais fossem chamar os que faltavam para que a inspeção fosse efetivada. Havia reeducandos que estavam circulando pela área do batalhão, livremente, sem acompanhamento policial específico. A conduta era empreendida sem qualquer preocupação quanto ao cometimento de irregularidade, pois todos possuem como justificativa sua Portaria de Trabalho para serviços gerais e marcenaria.

Quando os magistrados foram estabelecer contato com os apenados, um reeducando foi flagrado usando um “smart watch”, um relógio que possui várias funcionalidades tecnológicas, e, justamente enquanto conversava com os juízes, chegou uma notificação de mensagem do celular com o qual estava emparelhado. Deste modo, o acessório foi apreendido.

A insalubridade, o fluxo de visitas, alimentos, falta de segurança e outras supostas regalias também serão analisados. Já no Batalhão Ambiental a situação que chamou atenção refere-se à desassistência do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen) quanto ao fornecimento de água para o consumo dos apenados.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas