GERAL
Hoje é o Dia Mundial do Cuscuz: Um dos ingredientes da Baixaria, prato mais famoso do Acre
Por Wanglézio Braga
O mundo comemora hoje (19) o “Dia do Cuscuz”, ingrediente a base de milho reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O alimento é originário da África, mais no Brasil é símbolo da região Nordeste. Muito mais do que um simples ingrediente de lá, por aqui, no Acre, compõe a “Baixaria” um dos pratos mais famosos do estado.
Do Nordeste, passando pelo Sudeste e chegando até o Norte, o Cuscuz pode ser consumido a qualquer hora: no café da manhã, no almoço ou no jantar. Quem sabe até nos lanches. Os acompanhamentos deste ingrediente é o que difere em cada região.
De modo geral, o modo de preparo é comum em todos: os flocos são hidratados e descansam por alguns minutos. Em seguida, a massa vai para o banho-maria, onde é cozida no vapor. Na linha de utensílios, existe a cuscuzeira que é apropriada para o preparo. Mas, antes colocava-se o milho hidratado amarrando num pano e aí virava-se ao contrário em cima de uma panela com água fervendo e lá ele ficava cozinhando.
O cuscuz tradicional nordestino é feito com flocão de milho hidratado com água e sal. Depois de cozido, dá para comer com manteiga, queijo ou acompanhamentos. Já o cuscuz paulista tem sardinha, pimentão, cebola e ovos misturados com a massa.
No Acre, o ingrediente acompanha carne moída, ovos fritos, tomate e cheiro-verde, formando a típica Baixaria. Para acompanhar o prato, outra peculiaridade: uma caneca grande de café com leite.
A seguir a receita completa da Baixaria Acreana:
Ingredientes
Para o cuscuz
250 g farinha ou flocos de milho
180 ml água, leite de vaca, leite de coco ou leite de castanha
a gosto sal
Carne moída
300 g carne moída
2 pimentas-de-cheiro picadas
1 dente alho ralado
1/2 cebola picada
2 folhas chicória picadas
a gosto sal e pimenta
Instruções de Cozinha
1
Coloque a farinha ou flocos de milho em um recipiente e acrescente a água ou leite de sua preferência para hidratar, misture e reserve por alguns minutos até a mistura ter absorvido bem o líquido.
2
Em seguida acrescente o sal, misture novamente e leve para uma cuscuzeira já preparada com água no fundo para o cozimento.
3
Pulo do gato: unte a cuscuzeira com bastante manteiga, isso vai reduzir o ressecamento das bordas do pão de milho e deixá-lo mais saboroso ainda. Após 15 minutos de cozimento seu pão de milho estará pronto.
4
Prepare a carne moída com um fio de azeite e refogue a cebola e as pimentas-de-cheiro, em seguida acrescente o alho, a chicória e a carne. Mexa bem, até a carne ficar completamente soltinha. Corrija o sabor com sal e pimenta do reino. Acrescente mais uma xícara de água e cozinhe até secar.
5
Acompanhamentos: Cheiro verde picado;
Tomate picado;
Ovos fritos. Sirva todos os preparos no mesmo prato e bom apetite.