ESPORTE
Ismael – De lateral apoiador na base a atacante goleador nos profissionais

Na Marca da Cal / Texto e Foto: Francisco Dandão
As primeiras peladas do garoto Ismael Campelo Lima, nascido em Rio Branco, no dia 31 de março de 1992, aconteceram num campinho que ficava nos fundos da casa de um tio seu, na cidade de Plácido de Castro, onde até hoje ele e a família residem. Depois disso, vieram as convocações para os Jogos Escolares. Em seguida, naturalmente, surgiram os times pra valer.
Quem o descobriu para o futebol foi o professor Lima, um dos entusiastas do esporte na cidade às margens do igarapé Rapirrã, na fronteira com a Bolívia. Era 2009 e Ismael estava com 17 anos. De cara, lhe foi dada a camisa de número 2, correspondente à posição de lateral-direito. Mas ele logo demonstrou muito mais vocação para ir à frente do que para defender.

E assim, não demorou muito para ele começar a ser escalado como atacante, ainda na base, onde permaneceu por duas temporadas (2009 e 2010). Quando chegou o ano de 2011, Ismael foi chamado para o time principal do Plácido de Castro. Quem viu naquele jovem atleta as condições necessárias para fazer parte do elenco profissional foi o técnico Neneca.
“A concorrência era pesada. Os dois atacantes titulares eram o Zico e o Nílton Goiano. Dois cracaços que me ensinaram muito. Mas eu encarei o desafio. Já na estreia, contra o Independência, nós ganhamos de goleada e eu consegui fazer uma assistência para o Nilton. Confesso que foi emocionante. Só não chorei mesmo porque não pisquei naquele momento”, contou Ismael.
Outras camisas, gols inesquecíveis e melhores parceiros

Nesses 11 anos de muita bola rolando pelos campos do interior da região Norte do Brasil, além do Plácido de Castro, para onde ele sempre está de volta, Ismael vestiu outras quatro camisas: Amax e Galvez (nas campanhas de acesso desses dois clubes à primeira divisão do futebol acreano), Atlético-AC (2017, 2019 e 2020) e Guaporé-RO (2019 e 2021).

Com tantas camisas diferentes, foram muitas as vezes em que ele balançou as redes adversárias. Ele não sabe quantos gols já fez, mas tem um que ele não esquece. Foi em 2018, pelo Plácido, contra o Vasco, depois de uma tabela com o atacante Marcelo Brás. “Bati de chapa, na saída do goleiro. Dediquei esse gol a um amigo, o Sebão, que havia falecido”, disse o craque.

“O outro gol que também permanece vivo na minha memória foi o primeiro que eu fiz como jogador profissional, em 2012, contra o Alto Acre. O primeiro gol é inesquecível. Fica gravado para sempre. Esses dois gols, mais a emoção da minha estreia como atleta da elite do Acre, eu considero como as maiores alegrias da minha carreira até aqui”, afirmou Ismael.

Ismael não hesitou em eleger os seus dois maiores parceiros em campo. “Eu sempre me entendi à perfeição com o Renan e o Uillian. Era muito entrosamento. Esses dois caras sempre sabiam onde eu estaria no momento seguinte e mandavam a bola exatamente nos meus pés”, explicou. E quanto ao marcador mais chato, esse título ficou para o seu irmão Joel.
Nomes em destaque e projetos para o futuro

Para Ismael, três nomes se destacam no Acre nos quesitos arbitragem, direção e comando técnico. Como melhor árbitro ele escolheu Antônio Marivaldo (“correto e justo nas suas decisões”). Já na condição de melhor dirigente e técnico, o craque citou, respectivamente, Rafaela Escalante (“honrava seus compromissos”) e Júnior Mesquita (“muito motivador”).

Quanto a uma seleção de jogadores que atuaram/atuam no futebol acreano, Ismael escalou o seguinte time: Robson; Tite, Pé de Ferro, João Marcos e Zagalo; Joel, Ângelo Guaqui, Uillian e Júnior Pessoa; Renan Plácido e Ismael. Um time onde ainda caberiam, como suplentes, os craques Zico, Gato, Careca, Rafael Barros, Máximo, Leandro Jucá e Beto Granada.

Aos 30 anos, Ismael ainda não sabe quando vai pendurar as chuteiras, mas já faz planos para o futuro. “Penso em jogar mais uns três ou quatro anos. Estou muito bem fisicamente e creio que dê para jogar até mais tempo do que isso. Mas depois que eu parar, quero continuar dentro do futebol. Minha ideia é fazer um curso para treinador de goleiros”, disse o atacante.
Para concluir, Ismael fez uma análise sobre o futebol acreano. Segundo ele, “antigamente se jogava com mais alegria e a disputa era mais equilibrada. Já hoje, depois de duas rodadas os favoritos já ficam definidos. Mas isso pode mudar para ser alcançado um patamar melhor, bastando os gestores conseguirem dar aos jogadores melhores condições de trabalho.”

ESPORTE
Humaitá vence e Galvez e São Francisco ficam no empate

Na Marca da Cal / Texto e Fotos: Manoel Façanha
Dois jogos fecharam na tarde desta quarta-feira (18), no estádio Florestão, a primeira rodada do Campeonato Acreano de Futebol Sub-20.
No primeiro jogo, válido pelo grupo A, o Humaitá conquistou vitória apertada diante do Vasco da Gama por 1 a 0, gol assinalado ainda no primeiro tempo de partida, através de Werlyson.
No jogo de fundo, esse válido pelo grupo B, o Imperador Galvez chegou a abrir o placar na primeira metade do primeiro tempo, mas sofreu o empate do time católico antes do intervalo. O gol do Imperador saiu de uma jogada do atacante Jordão. O atleta entrou pela esquerda e chutou cruzado para o desvio do zagueiro Roberto contra a sua própria rede. O São Chico não se deu por vencido e conseguiu o empate antes do intervalo de partida, após o meia Coreano finalizar jogada na grande área e a bola ficar no braço do zagueiro Dudu. O árbitro Alberto Júnior aplicou a regra e marcou a penalidade. O próprio Coreano cobrou o tiro livre e deixou tudo igual no placar.




Próximos jogos
21/05/2022
Local: Florestão
07h30 – Andirá x Rio Branco
09h30 – Náuas x Plácido de Castro
Local: Marreirão
15h00 – Sena Madureira x São Francisco
ESPORTE
Paulista apita Rio Branco x Amazonas
Rio Branco e Amazonas se enfrentam no estádio Florestão

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha
O departamento de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (17) o trio de arbitragem para o confronto do próximo sábado (21), às 16h, no estádio Florestão, entre Rio Branco e Amazonas, pela sexta rodada do grupo 1 da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
Os dois times entram em campo brigando pela liderança da chave e o árbitro principal será o paulista Fabiano Monteiro dos Santos. Antonio Neilson e Iago Bruno Carvalho, ambos da Federação de Futebol do Acre (FFAC), serão os assistentes. O quarto árbitro será Fábio Santos de Santana.
O Rio Branco chega para partida ocupando a vice-liderança da chave, com dez pontos ganhos, mesma pontuação do Porto Velho-RO, mas o time do técnico Bruno Monteiro leva vantagem no critério de saldo de gols. Neste sábado, em casa, uma vitória estrelada com diferença acima de um gol contra o líder Amazonas empurra a equipe acreana para a ponta da tabela.
Trem-AP x Humaitá
O mineiro Michael Patrick será o árbitro da partida da próxima segunda-feira (23), no estádio Zerão, entre Trem-AP e Humaitá. Salmon Lopes e Luan Patrique serão os assistentes.
ESPORTE
Etapa do Circuito Sesc de Corridas em Rio Branco tem sucesso de público

Neste domingo (15), o Serviço Social do Comercio – Sesc no Acre, recebeu o Circuito Sesc de Corridas, que movimentou as ruas da capital com cerca de 350 participantes entre atletas amadores, profissionais e grupo da Terceira Idade.
A largada aconteceu no Sesc Bosque às 6h30 da manhã com atletas amadores, profissionais e grupo da Terceira Idade. Os percursos de 3km, 5 km e 10 km de corrida renderam aos participantes medalhas e para os 1°, 2° e 3° lugares troféus de cada categoria.
O Coordenador de Esporte e Lazer do Sesc Alessandro Pereira, falou sobre os benefícios para a comunidade. “O Circuito Sesc de Corridas é uma importante ação para a comunidade de enfretamento à situação que vivemos no país de sedentarismo e inatividade física. O que queremos é despertar nas pessoas a importância da prática de atividade física e de um estilo de vida saudável, do gosto pelo esporte”, ressaltou.
Na categoria comerciário masculino o Atleta Marcelo Maia destacou a importância da corrida. “Para mim essa está sendo uma experiência extraordinária. Eu sou profissional de Tecnologia da Informação e a minha rotina diária é longa, trabalho durante todo o dia e ainda preciso treinar ao lado da minha esposa. Competir foi muito gratificante”, afirmou.
Thaís Roma, Diretora de Programas Sociais no Acre que participou da coordenação da corrida, destacou que os trabalhos do Sesc para o desenvolvimento do esporte são realizados para promover mais qualidade de vida para os trabalhadores do sistema comércio e o desenvolvimento da cultura esportiva na população, por meio da prática de atividades físicas.
“Temos um papel fundamental na vida de todos, e em um evento esportivo como esse, marcado pela alegria, descontração, promovendo uma saúde de qualidade através da prática esportiva, reafirma o nosso compromisso. Idealizamos um evento para as famílias, crianças, jovens e adultos, pois a saúde é um dos programas base do Sesc”, afirmou a diretora.
-
POLÍCIA9 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL4 semanas atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 semanas atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 semanas atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA1 mês atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA1 semana atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”