Connect with us

PRINCIPAL

João Paulo, o comandante da Fundação Hospitalar faz um balanço de 2023 e revela projeto audacioso para impactar em 2024

Publicado

em

Evandro Cordeiro

Os avanços da Fundação Hospitalar para, entre outras, diminuir as filas de cirurgias e humanizar ainda mais o atendimento são feitos capitaneados pelo governador Gladson Cameli (PP). Nos últimos anos diminuíram abruptamente as reclamações ante ao forte avanço em todos os campos. Para alcançar esse momento bom, Cameli precisou escalar um técnico e levou sorte ao achar o psicólogo João Paulo Silva e Silva, especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense.
João iniciou sua história profissional na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em 2012 até 2014 como técnico no programa Saúde Itinerante.
Entre 2015 a 2018 foi reconhecido pelo seu empenho e qualidade de trabalho atuando como assessor técnico da Secretaria Adjunta de Atenção à Saúde, foi nomeado gerente do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (DAPE) em seguida atuou como Diretor de Atenção à Saúde.

João Paulo com o governador Gladson Cameli: a Fundação Hospitalar vive noutro patamar


Durante todos esses anos de serviço teve a oportunidade de conhecer de perto a realidade da saúde de todos os municípios do Acre e estabelecer uma ampla rede de contatos entre diversos profissionais da área.
No final do ano de 2018 a 2019 esteve à frente da unidade do Hospital de Amor em Rio Branco, serviço que ajudou a implantar e que durante sua gestão teve uma atuação muito intensa e se tornou referência na realização dos exames de mamografia e preventivo de câncer do colo do útero (PCCU).
Assumiu a direção da Policlínica do Tucumã, no final de 2019, onde permaneceu até abril de 2021 quando foi convidado pelo governador Gladson Cameli para assumir a presidência da Fundação Hospital Estadual do Acre com a missão de ampliar a oferta de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos a partir de uma gestão pautada na oferta de serviços de qualidade e humanizados.
Na ENTREVISTA DE DOMINGO, João Paulo conta aos leitores do Acrenews as estratégias para 2024 que vão impactar a área de saúde.


Veja nossa conversa:

Acrenews – Presidente João Paulo, no apagar das luzes de 2023, qual a maior realização o senhor citaria em relação aos avanços da Fundação Hospitalar esse ano?

João Paulo – Como uma das maiores ações, podemos citar a realização do mutirão de cirurgias eletivas. Uma ação de Governo que atendeu pacientes de todo o Estado.
O mutirão de cirurgia deixa uma marca positiva em nossa sociedade, na vida daqueles que precisavam passar por uma intervenção cirúrgica. Foram mais de nove mil consultas, resultando em mais de quatro mil pessoas contempladas durante o processo que se estendeu por mais de um ano.
Outra ação de relevância foram os mutirões de exames para o apoio ao diagnóstico em que a população do estado foi contemplada com exames de espirometria, eletroencefalograma, colonoscopia e doppler arterial e venoso , todos em fila de espera a mais de 2 anos. Ao todo foram mais de 29 mil exames realizados pelo SADT em 2023.
Também tivemos o recorde de transplantes de fígado no estado, com a realização de 18 procedimentos, contabilizando 80 desde o início do programa, em 2014.

Acrenews – Apesar de 2023 sua gestão ter começado do zero, em decorrência de ser um ‘novo’ Governo, deu pra seguir o cronograma que vinha sendo executado em relação aos multirões?

João Paulo – Sim. Todo o nosso cronograma de planejamento e execução das atividades assistenciais, tanto nos mutirões de exames quanto de cirurgias, nos conseguimos alcançar a meta estabelecida para o ano.

Acrenews – Além dos investimentos em multirões cujo objetivo é diminuir cada vez mais a fila de cirurgias, do ponto de vista estrutural, físico, houve investimento esse ano?

João Paulo – Tivemos grandes investimentos no complexo hospitalar, principalmente com uso de recursos do tesouro estadual (próprios). Nós ultrapassamos os R$ 4 milhões de investimentos.
Como exemplo posso destacar obra de adequação e reforma do prédio de Nefrologia que já segue em reta final para entregarmos o novo prédio que atenderá os nossos pacientes que realizam hemodiálise, reforma e adequação da Coordenacao de Transplantes (fígado, rim e córnea), dentre outras obras de menor porte.

Acrenews – Sua gestão estendeu a Fundação Hospitalar para além dos muros. Até onde vocês foram?

João Paulo – Sim. Com o Programa Fundhacre na Comunidade levamos serviços em saúde pública para além dos muros do complexo hospitalar.
Falar desse serviço muito me alegra, pois conta com o apoio de toda uma equipe aguerrida que se coloca a disposição para ajudar a população levando atendimentos a quem mais precisa e tem dificuldade de locomoção.
As edições já ocorreram em Plácido de Castro, Porto Acre, Bujari, Xapuri, Senador Guiomard e Rio Branco. A ação itinerante Fundhacre na Comunidade começou a ser desenvolvida em dezembro de 2021 em Vila Campinas, no município de Plácido de Castro, com atendimentos de pediatria. Ao todo contabilizamos mais de 9 mil atendimentos em saúde.

Acrenews – O governador Gladson Cameli tem falado bem da Fundhacre na sua ausência. Entre vocês ele cobra mais avanços?

João Paulo – Nosso governador Gladson Cameli sempre trabalha pensando nas melhorias da nossa população em todas as áreas.
Na Fundhacre não é diferente, nossa atuação ocorre mediante seu comando, que é voltado para ações de melhorias que promovam ainda mais assistência e humanização no serviço assistencial e atendimento a nossa população.

Acrenews – Sua fama de bom gestor não tem atraído partidos políticos com convites sedutores para uma eventual entrada sua nas disputas eleitorais?

João Paulo – Sim. Recebo vários convites de partidos.
Em relação a entrada na disputa eleitoral irei me pronunciar no memento certo. No momento sigo focado nas questões que visam melhorar dia a dia a assistência à população do estado através da Fundhacre.
Vale dizer que são projetos distintos e que a questão política não se sobressai ao projeto de melhorar a vida, através da saúde, daqueles que mais precisam.

Acrenews – Voltando pra gestão, o que esperar da fundação Hospitalar para 2024?

João Paulo – O grande inovador para o próximo ano será uma ação estratégica que nós já estamos trabalhando para execução de órteses e próteses em todo o Estado, por meio do serviço realizado na Oficina Ortopédica, além da retomada dos mutirões de cirurgias e o retorno do transplante renal que é um pedido do nosso governador Gladson Cameli e dos usuários.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas