ACRE
Livre de Aftosa sem vacinação, Acre não deve comercializar e aplicar vacinas no rebanho
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Com o título de Livre de Aftosa sem vacinação, o Acre não foi incluído no calendário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a vacinação do rebanho. A medida serve apenas para 19 unidades da federação.
De acordo com o calendário, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021 terá início na próxima segunda-feira (1). Nesta etapa, deverão ser vacinados cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade.
Segundo o Ministério, além do Acre ficam de fora os estados do Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Santa Catarina (SC) e parte do Amazonas e do Mato Grosso são reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação, sendo proibida a aplicação e comercialização da vacina nessas regiões.
O AM e O MT participam apenas os municípios que ainda não têm reconhecimento de áreas livres de febre aftosa sem vacinação.
Conforme o Plano Estratégico do Pnefa 2017-2026, o Brasil segue executando as ações para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação.
Vale lembrar que a doença afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos e traz prejuízos e restrições na comercialização de produtos pecuários. A febre aftosa exige esforços constantes dos produtores rurais e das autoridades sanitárias para evitar a sua reintrodução no país.
You must be logged in to post a comment Login