CULTURA
Mineiro escreve livro revelador sobre a morte de Edmundo Pinto, 30 anos depois de seu assassinato

“Quarto 704” é o livro de autoria do mineiro Bernardino Coelho sobre a morte do governador Edmundo Pinto de Almeida Neto, ocorrida há 30 anos. Segundo a sinopse da obra, Edmundo foi um jovem e dinâmico político, foi eleito governador do Estado do Acre em 1990, aos 37 anos de idade, depois de cumprir mandatos de vereador e de deputado estadual, em Rio Branco, sua cidade natal e capital acreana. Na madrugada do dia 17 de maio de 1992, ele foi assassinado, no quarto 704, do Della Volpe Garden Hotel, centro da capital paulista, durante um frustrado assalto praticado por três elementos liderados por um ex-garçon do hotel. Um tiro que transpassou seu pulmão e coração deu cabo à sua vida quase que instantaneamente.
Depois de 30 anos daquele fatídico acontecimento, finalmente a verdade real sobre este crime e os fatos que envolveram as investigações, que o sucederam, são revelados em todos os seus detalhes, contribuindo para pôr fim à discussão sobre se teria ou não sido um crime político, hipótese levantada por pessoas interessadas em que o crime fosse assim reconhecido. Motivos menores não faltaram para tanta discussão. Mas não há como moldar a verdade a bel prazer. Ela tarda, mas não falha!
QUEM É O AUTOR

Bernardino Coelho da Silva, 67 anos, natural de Tumiritinga (MG), formado em Direito, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Negócios pela FEAD/BH. Atua como escritor e pesquisador.
CULTURA
Frank Aguiar vem cantar no encerramento do Arraial do Sesc, que começa na próxima sexta-feira
Evento conta com barracas de comidas típicas, apresentações de quadrilhas e danças folclóricas, parque infantil, cantinho da cultura, bingos e brincadeiras tradicionais

Na 36ª edição, o arraial do Sesc no Acre comemora mais um ano de uma proposta que se tornou sinônimo de sucesso com a participação da família comerciária e comunidade. O arraial começa nesta sexta, 1º, às 18 horas, no Sesc Bosque, e tem o encerramento no dia 3 de julho, com show do Frank Aguiar.

Considerado o evento cultural de maior tradição junina do Estado, o Arraial do Sesc conta, anualmente, com beleza, charme e animação que reúne pessoas de todos os bairros de Rio Branco e outros municípios.
Atrações Musicais

O evento conta com barracas de comidas típicas, apresentações de quadrilhas e danças folclóricas, parque infantil, cantinho da cultura, bingos e brincadeiras tradicionais e muita música. Na sexta-feira, o show é do Forró Pegada Prime; no sábado, 2, Sandra Melo e Banda; e no domingo, show nacional, com Frank Aguiar.
Quadrilhas Juninas
O Arraial tem um trabalho que hoje alcança um público muito grande em três dias de festa. O ápice da festa em todos os anos são as apresentações das quadrilhas da terceira idade do Sesc e das quadrilhas da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre.
CULTURA
Coletivo acreano lança filme que conta seus 20 anos de história
A produção independente conta com depoimentos de significativas personalidades acreanas

O Centro de Antropologia do Teatro e Antropofagia do Cinema – Catac, em comemoração aos 20 anos de fundação, lança, em programação realizada na Filmoteca Acreana, que vai de 29 de junho a 1º de julho, o documentário “Daqui onde estou dá para ver o Brasil”.
O filme é uma produção independente lançado graças ao apoio de 102 apoiadores de 15 estados brasileiros por meio de financiamento coletivo em campanha de arrecadação realizado no Catarse e apresenta esses 20 anos de história por meio de imagens, documentos e depoimentos de significativas vozes acreanas e de outros estados do Brasil.

O documentário conta com a presença de historiadores, jornalistas e artistas brasileiros como Antônio Alves, Francisco Piãko, Kixirrá Jamamadi, Wanãn Jamamadi, Maurice Capovilla, João das Neves, Zuenir Ventura, Paulo José, Antunes Filho, Dona Ivone Lara, Monarco, Marília Pêra, Dona Lúcia Rocha, Bibi Ferreira, Amir Haddad, Zé Celso Martinez Correa e Nélson Pereira dos Santos entre muitos outros.
Fundado em 2002, o coletivo formou jovens e adultos, gratuitamente, por meio da criação de espetáculos, mostras, cineclubes itinerantes, publicações e oficinas permanentes que capacitaram aproximadamente 600 pessoas da rede estadual de ensino público na capital e em outros sete municípios acreanos.
A programação que acontece sempre a partir das 19 horas na Filmoteca Acreana está organizada da seguinte forma:
29 de junho
Nascimento do Catac
Debatedores: Antonio Alves e Jorge Henrique
Cataquista Mediador: Nony Maia
30 de junho
Temática Indígena
Debatedor: Franscisco Piãko
Cataquista Mediadora: Samirra Ganum
1º de julho
Teatro e Cinema no Acre
Debatedores: Silene Farias e Adalberto Queiroz
Cataquista Mediadora: Maria Rita
Ficha técnica
DIREÇÃO: Flávio Kactuz ROTEIRO: Isis Farias e Flávio Kactuz. MONTAGEM: Neurivan de Barros. DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Maria Rita, Nony Maia e Isis Farias ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Marcel Sanderson e Samirra Ganum APOIO À PRODUÇÃO: Jocilene Barroso e Kixirrá Jamamadi. ASSISTENTE DE MONTAGEM: Gabriel Martins MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO: Bauer e Leon Marin França.
PARTICIPAÇÕES E DEPOIMENTOS: Adalberto Queiroz, Antônio Alves, Antunes Filho, Bibi Ferreira, Binho Marques, Francisco Piãko, Francis Mary, Dona Ivone Lara, João das Neves, João Donato, Jorge Henrique Queiroz, Dona Lúcia Rocha, Marília Pêra, Maurice Capovilla, Monarco, Nelson Pereira dos Santos, Paulo José, Silene Farias e Wanãn Jamamadi, entre outros.
COLETIVO CATAC: Flávio Kactuz, Isis Farias, Jocilene Barroso, Kixirrá Jamamadi, Maria Rita, Neurivan de Barros, Nony Maia,e Samirra Ganum
CONTATOS PRODUÇÃO:
ACRE – Maria Rita (068) 9957- 9413 Nony Maia (068) 9951-4926 e Samirra Ganum (068) 8405-1223
SUDESTE: Isis Farias (019) 99606-7438
CULTURA
Conexão Multicultural Bolpebra acontece em Rio Branco, promovida pelo Governo do Acre

As cores, sons, saberes e sabores do Brasil, Peru e Bolívia estarão acessíveis à sociedade acreana durante uma inovadora ação do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), onde estarão inseridos os três países fronteiriços.

O Acre sediará a primeira edição da Conexão Multicultural Bolpebra, que visa promover a troca cultural entre os três países, nos dias 30 de junho e 1º de julho deste ano. O evento ocorrerá no Complexo Cine Teatro Recreio e será aberto ao público. A programação trará uma diversidade de apresentações e serviços culturais dos três países através de formas de expressão que envolvem a música, o teatro, as artes visuais, a dança, o cinema, a gastronomia e o artesanato.
As programações terão inícios às 17 horas, e seu encerramento está previsto para às 22 horas.
A coordenadora da Conexão Multicultural Bolpebra, Simone Pessoa, destaca a importância deste intercâmbio para o fortalecimento da cultura e a aproximação destes três países.

“Nosso maior objetivo é derrubar as barreiras do preconceito cultural e social que se tem entre parte da sociedade destes três países. Estamos tão ligados historicamente, socialmente ou economicamente, e não temos tido essa sensibilidade de unir nossas culturas e promover essa troca de saberes, conhecimentos e experiências. Nosso objetivo é cada vez mais entrelaçar as relações entre os países, fortalecendo assim essa conexão que só tem a somar para Brasil, Peru e Bolívia”, salienta Simone.
Na próxima semana será divulgada a programação oficial e completa do evento.
[Agência Ac]
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA2 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”