Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério Público atua em operação conjunta contra queimadas urbanas

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) e Centro de Apoio Operacional (Caop) de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo, participou neste fim de semana de operação conjunta com órgãos de proteção ao meio ambiente, policiamento ambiental e Corpo de Bombeiros contra as queimadas urbanas na capital.

Além de sensibilização dos moradores em relação aos prejuízos e riscos das queimadas, o objetivo da ação é identificar, controlar e combater esses crimes ambientais, responsabilizando inclusive seus autores cível, criminal e administrativamente.

A operação, que se estende pelos próximos dias, concentra-se nas áreas verdes, parques urbanos e áreas de proteção ambiental da cidade. Foram registradas ocorrências nos bairros Ouricuri, Distrito Industrial, Loteamento CenterVille e São Francisco.

Os incêndios, urbanos e rurais, associados ao clima seco da estiagem, com baixa umidade do ar, têm provocado problemas respiratórios na população. De acordo com o promotor de Justiça Carlos Pescador, o estado vive um momento difícil. Além da pandemia, há aumento de internações hospitalares em decorrência dessas condições.

“Podemos ter no mês de setembro, outubro, uma situação muito complicada na saúde pública do Acre, que vai afetar todos. É importante que a população tenha consciência e colabore com as autoridades”, alerta o promotor, que acompanhou a operação.

Em relação à qualidade do ar, Arthur Leite, da Coordenação Técnico-Científica do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), diz que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o limite, para o período de 24 horas, de 25 microgramas por metro cúbico de material particulado no ar. Na capital, o índice chegou a 35, no dia 17 de agosto.

“A situação piora com o grande número de queimadas. Em todos os anos a situação se repete [queimadas], porém este ano, devido à pandemia e ao aumento de quase 30% nos atendimentos da rede pública de saúde por problemas respiratórios, os órgãos de fiscalização resolveram realizar essa ação integrada de combate às queimadas”, disse.

Denúncias podem ser realizadas pelos telefones 190, 3228-5765 e 99227-1126.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas