POLÍCIA
MPAC se reúne com órgãos de fiscalização e autoescolas para debater segurança viária em Rio Branco
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, promoveu na manhã desta quarta-feira (15) uma reunião com os órgãos de trânsito e centros de formação de condutores para discutir medidas para coibir infrações e reduzir o número de vítimas no trânsito, em Rio Branco.
O encontro, que ocorre no Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, teve a participação de representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) e autoescolas da capital.
A reunião é parte de um procedimento instaurado pelo MPAC que visa apurar a efetividade das políticas de segurança viária no município de Rio Branco e oficiou os órgãos competentes para apresentarem dados sobre o total de acidentes, cronogramas de ações e campanhas educativas.
O promotor de Justiça Rodrigo Curti destacou que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos os atores envolvidos e que, apesar da divulgação recente de dados que indicam uma queda nos números de mortes no trânsito, acidentes com vítimas não fatais são corriqueiros e a sensação de insegurança persiste.
“Infrações como estacionar em vagas de deficientes e idosos, desrespeitar faixas de pedestres, invadir calçadas, ultrapassar sinais vermelhos e dirigir veículos sob a influência de álcool são frequentes. As consequências da imprudência no trânsito resultam muitas vezes em acidentes graves que consomem leitos de UTI e recursos financeiros preciosos da Saúde, impactando o atendimento a pacientes de outras comorbidades”, destacou.
Na ocasião, o promotor reforçou que o MPAC defende a implementação da fiscalização eletrônica em Rio Branco, como forma de coibir infrações e garantir maior segurança nas ruas. Ele também enfatizou o papel das autoescolas na formação de condutores mais responsáveis e conscientes das leis de trânsito.
A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, afirmou que a fiscalização é primordial para prevenir acidentes e que as instituições devem se unir para ressaltar a importância da atuação dos agentes de trânsito.
“É preciso que todos falem sobre a importância da fiscalização, para que isso não recaia somente sobre os órgãos de fiscalização, porque há uma parcela da sociedade que nos vê como entidades perseguidoras, e na realidade nosso objetivo é reduzir os acidentes de trânsito”, afirmou a presidente.
Ainda durante a reunião, foi apresentado pela Prefeitura de Rio Branco o programa “De olho no Trânsito”, uma ferramenta que utiliza câmeras de monitoramento para auxiliar na fiscalização do trânsito. O programa, que já está em funcionamento em 12 pontos da capital, deve contribuir para a identificação de infrações e já vem auxiliando na distribuição estratégica dos agentes de trânsito nas vias mais congestionadas.