ACRE
Na Amazônia, Acre registrou o terceiro menor número de mortes de indígenas na pandemia
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) divulgou, no seu perfil em Rede Social, nesta semana, dados importantes sobre a pandemia da Covid-19 nas aldeias indígenas dos estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso).
Segundo apurado pela COIAB a partir de dados das organizações da Rede COIAB, dos boletins e notas da SESAI, cerca de 1.020 índios morreram por complicações da doença até 25 de outubro deste ano. Até esta data, 660 haviam casos suspeitos e 41.504 casos confirmados, atingindo 152 povos indígenas espalhados pelos nove estados.
Em último lugar no número de mortos aparece o Tocantins, com 21 registros. O Amapá vem em seguida com 23 mortes. O Acre ficou em terceiro lugar com 33 registros. Rondônia ocupa a 4ª colocação com 61 mortes. Maranhão registrou 75 mortes, ocupando a quinta colocação.
O quadro segue ainda com o Pará (119 mortes), Roraima (176) e Mato Grosso (182). O Amazonas ficou na primeira colocação no ranking dos estados que mais registraram mortes de indígenas por causa da Covid-19, sendo notificados 330 óbitos.
Sobre casos confirmados de Covid-19 em população indígena, o Acre registrou 2.597. O número de casos suspeitos é zero. Ainda sobre confirmados, o nosso estado ficou na frente do Tocantins (1.276), Amapá (1.902) e Maranhão (2.151).
You must be logged in to post a comment Login