KATIANNY ARAÚJO
Na coluna de hoje Katianny Araújo escreve sobre mudanças de hábito e transformação de vida
O primeiro passo para a transformação de hábitos é querer mudar, mas sabemos que sair da zona de conforto requer, esforço, reconhecimento desta mudança, adotar uma disciplina leve, agradável e que seja praticado seu estilo de vida.
Tudo isso exige esforço e não é por acaso que o número de pessoas com doenças crônicas tem aumentado nos últimos anos – e os hábitos inadequados estão entre as principais causas desse quadro mundial.
Radicalizar mudanças, é um exemplo, que não deve ser seguido, pois, pode desanimar rapidamente e levar ao abandono das metas. Nada de querer correr uma maratona já no primeiro mês ou emagrecer muitos quilos em pouco tempo, pense “menor” e seja modesto nos primeiros objetivos.
Além de ficar mais fácil de visualizar os resultados e se aproximar das metas, você corre menos riscos de achar que não vai conseguir e deixar tudo para lá.
Lembre-se: você só precisa enxergar o próximo passo e não a estrada toda, ou seja, as pequenas ações, quando analisamos o todo, já são melhorias na rotina.
É através do conhecimento e colocarmos em prática, que nós podemos nos reeducar, e aprender a utilizarmos ao nosso favor os principais focos, metas e objetivos a serem alcançados, de forma que, não será necessário prejudicar nossa saúde, devido a mudanças radicais ou bruscas. Para isso, é necessário procurarmos um especialista em suas respectivas áreas de atuação, referente à nossa profissão.
O corpo agradece quando nos movimentamos. A atividade física regular diminui os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e transtornos emocionais. Portanto, faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos, pelo menos três vezes na semana. As opções são muitas, você precisa encontrar aquele que mais combina com você – seja pela afinidade ou pela facilidade em realizar. Pode ser uma caminhada pelo bairro, dançar ouvindo suas músicas preferidas.
Cerca de 60 a 70% do nosso corpo é formado por água. Dentre outras funções, ela ajuda na eliminação de substâncias indesejáveis ao nosso organismo, portanto, beba bastante água para se manter hidratado! A quantidade recomendada varia de acordo com fatores como idade, sexo e alimentação, mas é necessário que a gente beba, em média, de 2,2 a 3 litros de água por dia.