ACRE
Na fronteira com o Acre, Governo boliviano afrouxa restrições, abre comércio e amplia horário de circulação
Da Redação do Acre News/ Foto: Perla del Acre
O Governo e o Comitê Operacional de Emergência Departamental (COED) que cuida da situação da Pandemia do novo Coronavírus em Pando, da Bolívia com o Acre, resolveram afrouxar as medidas restritivas impostas para diminuir os casos de Covid-19. Com isso, foi ampliado entre 12 a 31 de maio o horário de circulação de pessoas, a partir das 5h até 00h, de segunda a domingo, com a reabertura de todas as atividades econômicas e até a possibilidade da retomada das aulas em escolas públicas.
A reunião do Comitê com o Governo que decidiu pela flexibilização ocorreu na noite de ontem (11) e contou com a participação do novo governador, Régis Richter. De acordo com dados do COED, Pando diminuiu os casos de Covid-19 e por isso vai diminuir as restrições. O departamento vinha sofrendo da terceira onda da pandemia. Foram registrados, na última semana, cerca de 130 exames positivos e o número de mortos também despencou.
Além do comércio, foi permitida a reabertura de centros de diversão, eventos públicos, atividades esportivas, políticas e outros de recreação, desde que se respeitem as medidas de biossegurança e limite máximo de 30% do público nos espaços. O distanciamento físico, o uso de máscaras e álcool em gel, além da lavagem de mão vão continuar como exigência no dia-a-dia dos bolivianos. A polícia vai ser responsável pelas fiscalizações.
A reunião do COED também deixou aberta a possibilidade de os centros educativos passarem aulas de forma semipresencial, cumprindo os protocolos de biossegurança, após análise da situação epidemiológica de cada município e sob a coordenação e acompanhamento das instituições de saúde.
You must be logged in to post a comment Login