Connect with us

POLÍTICA

‘Não tem chance de eu ser vice de ninguém, quero ser senadora’, diz Jéssica Sales

Publicado

em

Evandro Cordeiro, especial para o Acrenews

A deputada federal Jéssica Sales (MDB) é boa de papo. Talvez melhor que o pai, Vagner, e a mãe, Antônia, juntos. Com apenas 40 anos de idade e um mandato e meio na bagagem, a médica Jéssica Rojas Sales parece uma veterana da vida e da política em meio ao turbilhão que é a medicina e, principalmente, Brasília. Fala como se fosse uma velha águia. Decidida? Nem se fala. Sabe o que quer faz tempo. Na política, por exemplo, sua ambição é ser senadora. Claro que, inteligente, sabe que é preciso construir uma estrada para as coisas acontecerem, mas acredita em sua persistência. Insistimos, curiosos, para ver se ela não poderia mudar de ideia e disputar a reeleição ou mesmo se não aceitaria ser vice de algum candidato a governador. Ela rechaça, sem delongas. “Quero ser senadora”, bate o martelo. Então segue nossa conversa com ela, por telefone, direto de Brasília, por meio da qual arrancamos algumas outras curiosidades em relação a essa figura da política acreana:

AcreNews – Deputada, seu nome tem estado em evidência, sobretudo, pela sua preocupação em liberar emendas para municípios do Acre, mas isso não seria pouco para alguém que tem aspirações maiores?

Jéssica Sales – Somos 513 deputados federais ao todo. Assim como os colegas, também apresento projetos, muitos voltados para a realidade do nosso estado. Além disso, sou a deputada que mais conseguiu emendas parlamentares durante os seis anos e meio de mandato, somam-se mais de R$ 200 milhões, para todas as áreas. Outro fator que agrega e difere o nosso mandato é que faço questão de acompanhar cada convênio nos ministérios, destravando questões burocráticas, até chegar na sua liberação.

AcreNews – Como a senhora e seu grupo político entenderam que é hora de disputar um maior, no caso o Senado?

Jéssica Sales – A decisão não veio do grupo político, veio do chamamento da nossa população acreana. Faço um mandato perto da população e conhecendo a realidade de cada munícipe, além do mais sempre fui cobrada. ‘Deputada, você vai ser nossa senadora’. Eu comecei a escutar mais e mais, por todo lugar que visitava. Isso me despertou, e pensei: pra um cargo majoritário, preciso ter serviço prestado, isso tenho, preciso ter voltado um trabalho sem apego partidário, isso tenho, porque trabalho com todas as siglas partidárias. Não tenho frescura ou vaidade. Se precisar andar de barco, canoa de rabeta, por dentro dos ramais, dormir nas comunidades, faço tudo isso sem problemas. Não faço uma política do ódio, do rancor, e muito menos da vingança. Faço uma política de resultados, entregando obras e garantido com recursos, mais políticas públicas para todos os setores. Se como deputada garanti muitos recursos, imagina o que não faria com um mandato de senadora. Teria condições de fazer muito mais. Foi depois dessa avaliação que disse pra mim mesma: ‘estou preparada e me sinto completamente capaz’.

AcreNews – Filha de um casal muito ativo da política no Acre, o ex-prefeito Vagner Sales e a deputada Antônia, a senhora tem tido o incentivo deles para essa disputa majoritária?

Jéssica Sales – Com certeza. Meus pais são os meus conselheiros. Não são ditadores. Conversamos muito sobre política, o que vem dos meus pais é o incentivo e conselhos. Nunca imposição.

AcreNews – Como senadora, Jéssica Sales projeta o que para o Acre. Como os acreanos poderão contar contigo no Congresso Nacional?

Jéssica Sales – Como senadora continuarei a mesma pessoa, trabalhando, levando muitos recursos para o Estado e prefeituras. Continuarei fazendo uma política de perto da população, defendendo nosso Estado em votações que possam prejudicar. Continuarei com projetos de interesse do Acre, ajudarei o Governo eleito com emendas parlamentares e extra para que ele possa trabalhar ainda mais pela nossa população. E não usarei o mandato de senadora para ficar por aí conhecendo países. Será usado para conhecer ainda mais a realidade da nossa gente. E com este mandato de senadora buscar soluções e resultados com os problemas que virão.

AcreNews – Os Sales de Cruzeiro do Sul, seu clã, é tradicional no MDB. A senhora pretende disputar pelo partido, mesmo este já tendo um senador, Márcio Bittar, que estaria trabalhando a candidatura da professora Márcia Bittar?

Jéssica Sales – Estou apresentando meu nome como pré-candidata ao Senado pelo MDB, porque foi confirmado o apoio pela Executiva Regional Estadual, representada pelo presidente Flaviano Melo, além da Executiva Nacional, representada pelo presidente Baleia Rossi. A pré-candidatura da querida Márcia Bittar será pelo futuro partido que o presidente Bolsonaro se filiar. E o senador Márcio Bittar, a quem eu respeito e tenho uma grande admiração, não vejo problemas em apoiar a sua ex-mulher, é questão de escolhas. Um exemplo que o MDB está tranquilo em relação a isso. O prefeito Mazinho Serafim, foi eleito pelo MDB, porém nas eleições de 2018 apoiou o então candidato Ney Amorim, do PT. O MDB é o partido mais democrático que existe. A ditadura já passou.

AcreNews – Como o MDB vai equacionar isso?

Jéssica Sales – Eu que represento a pré-candidatura ao Senado pelo MDB, já estou procurando todos os partidos. Uma candidatura majoritária é composta por vários flancos. Não sou pré-candidata de mim mesma. Todos são importantes.

AcreNews – Em relação ao Governo, sua candidatura estará em qual palanque em 2022: Gladson ou Petecão?

Jéssica Sales – Poderá estar até no palanque do ex-senador Jorge Viana, do PT, se ele for candidato. Sou uma pessoa que graças a Deus me dou bem com todos eles, respeito todos e da mesma forma que estou sendo analisada por eles, eu também estou analisando. Aquele que ir de encontro com o que penso, que é trabalhar de verdade pela população, melhorando de fato todas as áreas de saúde, educação, segurança, esporte, agricultura, cultura, turismo, infraestrutura, me terá no palanque. Não quero só projeto e promessas não, quero um governo comprometido com o povo, porque dá pra fazer, sim, a transformação que há anos o nosso povo espera.

AcreNews – Tem chance de a senhora ser vice na chapa de algum candidato a governador?

Jéssica Sales – Não. Não tem chances em nenhuma chapa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ELEIÇÕES

“O momento é de celebrar a união de forças”, diz Márcia Bittar em nota pública após a escolha de seu nome para vice de Gladson

Publicado

em

Por

Escolhida por um grupo de partidos e pelo governador Gladson Cameli (PP) para compor como vice na chapa da reeleição, Márcia Bittar, publicou nota de agradecimento. Em sua carta ela fala sobre lealdade ao projeto e sobre união de forças.

Veja a nota

Agradeço a Deus o êxito de nossa caminhada e dos maravilhosos momentos que tivemos juntos aos acreanos dos nossos 22 municípios. Sem Ele nada podemos. Somos gratos a parceria das Igrejas na defesa intransigente dos princípios cristãos.

O momento é de celebrar a união de forças políticas em prol do nosso governador Gladson Cameli, um líder que realmente se preocupa com as pessoas sofridas do nosso Estado, que enfrentou com coragem a pandemia e está pavimentando um futuro de paz, crescimento econômico e bem-estar. Agradeço e celebramos a união das forças e partidos que nos apoia e o fim das contendas selando a parceria que visa o bem do Acre.

A caridade é o dom do governador e da nossa primeira dama, Ana Paula Cameli. Seu trabalho junto aos mais vulneráveis é digno de louvor. Temos um carinho fraternal pelo casal semeado por anos. A minha nova missão é contribuir para o trabalho árduo do nosso governador em promover o desenvolvimento do Acre. Seremos soldados.

O governador Gladson terá sempre a nossa fidelidade e nossa força. O momento é de trabalhar intensamente para pavimentar caminhos. Seguimos em frente e sempre ouvindo as demandas do povo e pedindo a benção do nosso Deus. 

Marcia Bittar

Continue lendo

POLÍTICA

Gladson anuncia recuperação de batalhões no interior durante reinauguração do Comando-Geral da PM

Publicado

em

Por

O governo do Estado entregou uma obra emblemática nesta quarta-feira, 29. Pela primeira vez, em 92 anos de existência, o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Acre (PMAC) foi completamente revitalizado. Com recursos próprios, um dos mais imponentes e simbólicos prédios de Rio Branco recebeu investimentos na ordem de R$ 4,2 milhões.

Ogoverno do Estado entregou a revitalização do Quartel do Comando-Geral da PM. Esta é a primeira vez, em 92 anos, que o prédio histórico passa por uma intervenção dessa magnitude. Foto: Pedro Devani/Secom

O minucioso desafio de reformar a edificação histórica durou pouco mais de um ano. Além de preservar o projeto arquitetônico original, o Estado teve o cuidado de oferecer acessibilidade aos visitantes e o conforto necessário para que os militares desempenhem suas atividades com dignidade e excelência.

Construído no fim da década de 1920 para sediar a então Guarda Territorial do Acre, o complexo formado por três prédios independentes, que totaliza 2,1 mil metros quadrados, ganhou nova cobertura, pintura com ênfase no resgate das cores do passado, substituição das redes elétrica e hidrossanitária, recuperação asfáltica dos acessos interno e externo, e ampliação do quantitativo de vagas de estacionamento para veículos. A partir de agora, todos os ambientes do comando-geral são climatizados.

Localizado no centro de Rio Branco, o prédio histórico começou a ser construído no final da década de 1920, quando o Acre ainda era um território federal. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e contou com a parceria do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre). Já os projetos de arquitetura e engenharia ficaram sob a responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur). Por estar em processo de tombamento no Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Acre, a revitalização contou com o acompanhamento de técnicos da Fundação Elias Mansour (FEM) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na cerimônia de entrega, o governador Gladson Cameli abriu o discurso destacando sua gratidão aos policiais militares acreanos que, diuturnamente, nos 22 municípios, deixam suas famílias para cumprir a nobre missão de salvaguardar e proteger vidas. O chefe de Estado também aproveitou para elencar os avanços alcançados nos últimos anos no enfrentamento incessante contra a criminalidade.

Governador Gladson Cameli destacou em seu discurso o empenho e dedicação dos policiais militares em prol da segurança dos acreanos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Gratidão a cada um de vocês pelo excelente trabalho que realizam todos os dias no policiamento ostensivo. Graças ao empenho de vocês e os investimentos que realizamos, o Acre deixou de ser o estado mais violento do país. Isso é a prova concreta do nosso esforço em atender o anseio da sociedade, que era melhorar os índices da segurança pública”, pontuou.

Sobre a grande intervenção realizada na sede da instituição militar, Cameli demonstrou-se honrado por sua gestão ter viabilizado este importante feito. “Como não me orgulhar de poder realizar uma obra desta no meu governo? Estamos entregando um comando-geral completamente revitalizado, com as devidas adequações técnicas, mas sem deixar de lado a história e o legado do espaço”, afirmou.

Nos últimos três anos e meio, governo do Acre tem feito grandes investimentos na Polícia Militar. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Nos últimos três anos e meio, o governo tem priorizado a PM. Seja na contratação de novos policiais, que ocorreu por meio da convocação de todos os aprovados do cadastro de reserva, na aquisição de mais de 300 viaturas, reformas de batalhões e valorização profissional. Todo este empenho é reconhecido pelo coronel Paulo César Gomes, atual comandante-geral da corporação.

“Em mais de 20 anos como oficial da Polícia Militar, não lembro de tantas intervenções e melhorias, não só em equipamentos, mas em nossos quartéis e convocação de mais policiais. Só temos a agradecer o governo do Estado por todos estes investimentos, que têm colaborado muito com o fortalecimento da nossa instituição”, ressaltou.

Solenidade contou com a participação de várias autoridades. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A solenidade contou com a presença do subcomandante-geral da PM, coronel Luciano Dias; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos; do secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni; do secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos; do delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel; do presidente do Deracre, Petrônio Antunes; do procurador-geral do Estado, Marcos Motta; do procurador do Ministério Público do Acre, Celso Jerônimo; do deputado federal Alan Rick; e dos deputados estaduais Cadmiel Bomfim e Pedro Longo; entre outras autoridades.

Ordens de serviço para reforma de batalhões autorizadas

Durante o evento, o governador Gladson Cameli assinou ordens de serviço para a reforma de oito unidades da Polícia Militar na capital e no interior do Acre. O Estado investirá R$ 8,1 milhões nestas benfeitorias. Os recursos são provenientes de fonte própria.

Durante a cerimônia, o governador Gladson Cameli assinou ordens de serviço para a reforma de batalhões na capital e no interior. Investimentos somam mais de R$ 8 milhões. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Serão contemplados os batalhões de Cruzeiro do Sul, Capixaba, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Rodrigues Alves e Sena Madureira. A carceragem do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em Rio Branco, também receberá melhorias. As obras terão início nos próximos dias.

“Nosso governo tem atuado na mudança, reforma, melhoria e reestruturação dos quartéis da Polícia Militar em todo o estado”, observou o governador Gladson Cameli.

O que eles disserem

“A construção dessa corporação, por si só, representa a história do nosso estado. Os investimentos realizados pelo governo do Estado na PM ficarão marcados para sempre. Em nome da família Polícia Militar, agradecemos pelo esforço e dedicação feitos em prol desta instituição nos últimos anos”, Paulo Cezar Rocha dos Santos, secretário de Justiça e Segurança Pública

“A Polícia Militar do Acre é a mais honesta do Brasil e possui um dos melhores resultados no enfrentamento à violência do país. Nossos policiais arriscam suas vidas todos os dias para que outras possam ser salvas. Como parlamentar, fico muito orgulhoso em poder ajudar essa corporação”, Alan Rick, deputado federal

“Estamos celebrando um momento de resgate da nossa história e que merecia esses reparos. Temos muito respeito pela Polícia Militar, por conta dos seus excelentes serviços prestados à sociedade acreana”, Pedro Longo, deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa

“Esse prédio estava bastante deteriorado e colocando nossos policiais em risco. O governo do Estado está de parabéns por entregar essa obra histórica, que foi executada com muita qualidade”, Cadmiel Bomfim, deputado estadual.

Continue lendo

ELEIÇÕES

Governador Gladson Cameli assina nota junto com partidos de sua aliança confirmando Márcia Bittar sua vice

Publicado

em

Por

O governador Gladson Cameli (PP) assina nota na manhã desta quinta-feira, 30, juntamente com dirigentes de mais nove partidos, chancelando o nome da Márcia Bittar como sua vice para as eleições desse ano. O nome escolhido põe fim às especulações que duram meses. Além do mais encerra um período de arranhões entre ele e o Senador Márcio Bittar.

Veja a nota

Movidos pelo sentimento de unidade, consciência social e bem comum, as siglas partidárias Partido Liberal, União Brasil, Republicanos, Patriotas, Solidariedade, PSDB, Brasil 35 e Democracia Cristã, reuniram-se na noite desta quarta-feira (29), e após aceitação e aprovação do governador Gladson Cameli, selaram o nome de Marcia Bittar como pré-candidata a vice-governadora na chapa majoritária à reeleição de Gladson Cameli ao Governo do Estado.

Por reconhecer o incansável trabalho e compromisso do Governo Gladson Cameli com a sociedade acreana, os partidos acima citados, representados por seus respectivos presidentes, mais um membro de cada sigla, e do senador da República, Marcio Bittar, compreenderam a necessidade de fortalecimento da gestão estadual, garantindo assim a continuidade de um governo democrático e compromissado com a dignidade e o progresso do Acre.

Mais uma vez, Gladson Cameli reafirmou sua disposição em dialogar com todas as siglas partidárias e aqueles que pretendem lhe ajudar a continuar servindo ao povo acreano com dedicação, honra e justiça, buscando, sobretudo, desenvolvimento e justiça social para as famílias acreanas.

Gladson de Lima Cameli

Governador do Estado do Acre

Marcio Bittar

Presidente do União Brasil

Moisés Diniz

Presidente do Solidariedade

Manoel Pedro Gomes

Presidente do PSDB

Edson Siqueira

Presidente do Partido Liberal

Sandro Pereira

Presidente do Brasil 35

Assis Oliveira

Presidente do Democracia Cristã

Josemir Anute

Presidente do Patriotas

João Paulo Bittar

Presidente do Republicanos

Carlos Leandro

Presidente do Cidadania

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas