POLÍCIA
Operação Fake Bois: Justiça aceita denúncia contra sete envolvidos
O juiz da 3ª Vara Criminal, Raimundo Nonato Maia, recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Acre contra sete envolvidos na Operação Fake Bois. “Tendo em vista a presença de fortes indícios sobre a ocorrência de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e até participação em organização criminosa, o feito de prosseguir”, escreveu o magistrado em dos trechos.
Com a decisão, Alberto Sebastião Dantas, fiscal da Secretaria de Fazenda, Frank Vilela Barros, Arnaldo de Oliveira Barros Júnior, Mirielle da Silva Maia Vilela, Manoel Lucas de Oliveira, Domingos Menez de Lima e José Adson Costa dos Santos passaram a ser réus no processo. A partir de agora terá início a ação penal, que é produção de provas no âmbito da Justiça.
A operação batizada de “Fake Bois” foi deflagrada no passado pelo GECOT da Polícia Civil para desarticular um grupo que realiza o transporte de gado para outros Estados sem o recolhimento dos impostos. Na época, os acusados chegam a ser presos, entre eles, um fiscal da Secretaria de Fazenda do Estado do Acre.
De acordo com a investigação, o chefe do esquema criminoso fazia o trânsito de bovinos entre os Estados do Acre, Amazonas e Rondônia burlando as leis sanitárias e tributárias e, ainda, havendo fortes indícios de pagamento de propinas a servidores responsáveis pela fiscalização tributária.
O gado apreendido durante a operação foi levado a leilão judicial, posto que foi autorizada a alienação antecipada, porém não foi arrematado. Assim, o magistrado também determinou que os proprietários se tornassem depositários fiéis dos semoventes.
You must be logged in to post a comment Login