ECONOMIA
Pesquisa de Natal: Consumidores acreanos preferem comprar roupas, brinquedos e calçados
Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), realizada no último dia 10 de dezembro junto a 201 pessoas economicamente ativas e mais 103 empresários rio-branquenses, busca avaliar as expectativas de consumo e vendas domésticas para o período natalino de 2022.
Quanto aos consumidores, a influência natalina estimula aproximadamente 60,2% para gastos com presentes. Dos produtos mais desejados, as roupas têm a preferência de 71,6% dos entrevistados, seguidos de 11,9%, que demonstram inclinação para brinquedos, e 6,5%, para calçados.
Em relação a forma de pagamento, 74,4% dos consumidores propensos a compras natalinas devem se utilizar da modalidade à vista, enquanto 25,6% devem optar por parcelas. No que diz respeito às perspectivas de gastos, 48,8% da população estima valores de R$ 50 a R$ 200; 19,9%, de R$ 200 a R$ 300. A parcela posterior deve realizar gastos acima de R$ 300.
Ainda quanto aos gastos, é observado que 33,2% das pessoas economicamente ativas devem desembolsar mais que no ano passado. Outra parcela, de 21,8%, demonstra disposição para gastos equivalentes aos do ano passado; mas para 39,6%, esses gastos devem ser bem menores do que os realizados para o natal passado. Além disso, ainda quanto aos valores, 44,8% da população de Rio Branco espera alcançar mais descontos sobre o valor dos itens a comprar. Da mesma forma, 44,3% desejam preços mais baixos e, a 11%, interessam os pagamentos em parcelas sem incidência de juros (8,5%) e prazos mais longos (2,5%).
Quanto à localização dos estabelecimentos para compras, 71,1% dos consumidores devem buscar lojas físicas e, 10,9%, a internet. Outros 8,5% ainda não sabem onde comprar, e apenas 9,5% mostram preferência ao comércio dos shoppings, mesmo este comércio se apresentando como de preferência para pesquisas de compras para 55,3% da população de Rio Branco. Outros 20,6% realizam suas pesquisas online e 24,1% não mostram preocupação com esse aspecto.
A pesquisa destaca que a situação atual de mercado leva a população a cuidados com possíveis impedimentos de realização do desejo de compras para o Natal, a exemplo de 33,8%, para quem os preços se mostram elevados, ou para 21,9%, que não contam com o dinheiro suficiente; além dos desempregados (13,4%) e endividados (7,0%). Apenas para 12,9% não existe problema quanto a essa questão.
Entrevistados
Da amostra dos empresários entrevistados em Rio Branco/AC, a maioria (34,3% e 14,7%) são, respectivamente, empreendedores dos comércios dos segmentos de vestuário e variedades. Por outro lado, das pessoas economicamente ativas, 53,2% são do gênero feminino e 46,8%, do masculino, com 63,7% da faixa etária de 16 a 44 anos e 36,3%, acima de 45 anos. [Ascom Fecomércio-AC]