Connect with us

COLUNAS

Petecão junta os Rocha e Jorge Viana continua incentivando sua candidatura

Publicado

em

O senador Sérgio Petecão (PSD), candidato a governador declarado, já pode dizer por aí que terá o apoio dos Rocha, segundo fonte da coluna. O atual vice-governador, o Major (PSL), poderá disputar para federal nessa aliança, e sua irmã, Mara (PL), de vice.

Nova possibilidade
Essa aliança com os Rocha abre a seguinte possibilidade: Petecão governador, Mara vice, Jessica Sales (MDB) senadora, e o Major Rocha para federal.

Espera para o bote
O ex-senador Jorge Viana (PT), que também está conservando com Petecão, não declara se disputará o Senado ou o Governo. Assim, continua alimentado a possibilidade de uma aliança com o grupo de Petecão, incentivando sua candidatura. Lá na frente, com o grupo que ganhou em 2018 rachado, com duas candiaturas a governador (Gladson e Petecão), Viana anuncia sua candidatura ao Governo. Esperem para ver.

Exemplo do interior
Gosto sempre de citar um exemplo que vem de Assis Brasil, na eleição para prefeito, em 2020. O prefeito Zum Barbosa (PSDB) era favorito, mas seu vice, Zé do Posto (PSD), botou na cabeça que era hora de ser prefeito. Colocou sua candidatura na rua, rachando uma antiga aliança, e o resultado foi trágico. O candidato do PT, Jerry Correia, que sabia tanto da impossibilidade de ganhar ao ponto de oferecer apoio a Zum em troca de uma secretaria, acabou foi ganhando a eleição. Zum e Zé e um bocado de gente que dependia dos dois estão desempregados.

Sonho da esquerda
O sonho do PT, até horas atrás morto e enterrado, é que esse racha no grupo que ganhou as eleições em 2018 no Acre continue crescendo. Para o ex-senador Jorge Viana, se surgir outra candiatura, além da de Petecão, será ainda melhor.

Prensa dos apoiadores
O empresário Nelsinho Santiago continua levando prensa de dois ex-deputados estaduais que ajudaram a eleger a filha dele, a médica Michele Melo (PDT), vereadora de Rio Branco. É que eles ajudaram sob a promessa de que ela disputaria para federal e agora a parlamentar, que tem mostrado muito serviço na Câmara, estaria decidida a disputar para estadual.

CPI
Cubro a política no Acre há quase três décadas, como repórter, e ainda não vi uma CPI não terminar em pizza. Só serve para a oposição na casa fazer seu barulho e, sim, produzir algum desgaste para o governo da hora.

Foto da onça morta
Essa CPI da Educação, segundo bem disse o secretário de Articulação Política Moisés Diniz, perdeu o timing. Chegaram para bater a foto da onça já morta. O pessoal envolvido em rolo por lá já foi preso, indiciado e o escambau. Ou seja: a CPI é só para fazer barulho.

Perdas grandes
Primeiro secretário da mesa diretora da Assembléia Legislativa, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) lamentou a perda das deputadas Antônia Sales e Meire Serafim, ambas do MDB, da base de sustentação.

Compromisso do PSDB
Luiz Gonzaga e Cadmiel Bonfim, os dois deputados do PSDB, vão colar cada vez o partido junto ao governo, para a reeleição do governador Gladson, depois da saída dos Rocha.

Cor da chita
Se não tiver a ajuda das Câmara (Antônia Lúcia e Gabriela), o deputado estadual Wagner Felipe (PL) não verá a cor da chita. A menos que esteja trabalhando muito nos bastidores ao ponto de a gente não estar vendo.

Disputa dura
Pelos nomes cada dia colocados na fita para a disputa pelo Senado, em 2022, essa vai ser a eleição mais dura de todos os tempos. Lembrando que há apenas uma vaga. Alguns dos nomes: Alan Rick (DEM), Vanda Milani (SD), Jorge Viana (PT), Jessica Sales (MDB) e Mailza Gomes (Progressistas).

Assalto na chácara
Ex-deputado estadual, figura pacata, cujo único mal que faz é ao fole de sua sanfona, a qual larga por nada, o Zé Carlos passou horrores na noite de terça para quarta. Foi um assalto que durou seis horas e as coisas que levaram, como uma caminhonete, nada significam em relação ao trauma psicológico, segundo disse à coluna.

Falta coragem
Os empresários Adem Araújo e Marcelo Moura continuam flertando com a política, mas falta neles a coragem do Jarbas Soster, que disputou a eleição para prefeito em Rio Branco pelo Avante, em 2020.

Uma das poucas
Rosana Nascimento, presidente do Sinteac há dois mandatos, parece que vai ser uma das poucas a dirigir o maior sindicato do Acre e não conseguir se eleger a nada.

Desilusão na política
Ao não obter sucesso na disputa pela prefeitura de Tarauacá, mesmo tendo ficado com a fatia de 19,58% dos votos, o advogado criminalista Júnior Feitosa garante: está encerrada sua participação em disputa política. Vai cuidar de seu prestigiado escritório e da vida com Cristo. Quer seguir como pregador do evangelho com mais frequência.

Nome dos Moreira
Os Moreira de Brasiléia decidiram: vão investir na candidatura da cunhada deles, Leila Galvão (MDB), para deputado estadual, mesmo ela tendo perdido a eleição para prefeita ano passado. Eles admitem que a adversária, Fernanda Hassem (PT), era páreo duro, mas que para estadual há espaço para mais gente.

Telefonema do Gladson
Regis Richter, o Papito, eleito governador do Departamento de Pando, Bolivia, fronteira com o Brasil nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, deverá receber os cumprimentos do governador Gladson Cameli (Progressistas) nos próximos dias, em encontro pessoal. Pelo telefone Gladson já o parabenizou.

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | Vai ser difícil pra oposição bater o governador Gladson nas eleições, prevê o líder Pedro Longo

Publicado

em

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro Longo (PV), bateu um papo relâmpago com a coluna para prognosticar sobre o futuro do governador Gladson Cameli. A seguir:

Coluna – O senhor acha que vai ser difícil para oposição bater no governador Gladson Cameli nas eleições desse ano ou tem ameaça?

Pedro Longo – Certamente a oposição buscará apontar falhas, mas qualquer análise imparcial mostrará que o Governador Gladson se saiu muito bem no enfrentamento do maior desafio de seu governo que foi a pandemia da Covid. Também manteve as contas ajustadas, pagando sempre em dia os servidores e até concedendo abonos como para Educação.

Agora se inicia uma nova etapa com o lançamento de obras estruturantes em todo o Estado.

Coluna – Que obras são exatamente?

Pedro Longo – Essa nova etapa vai diferenciar o governo como uma gestão empreendedora, que busca liberar as forças produtivas, seja no agronegócio com o crescimento da produção de grãos e industrialização da cadeia (granjas, abatedouros etc.) o anel rodoviário de Brasiléia a duplicação do acesso ao aeroporto de Cruzeiro do Sul, as pontes de Xapuri (Sibéria), 2o. distrito de Sena Madureira e agora com os estudos para o início também da ponte de Rodrigues Alves em parceria com o Governo Federal.

O amor está no ar

Esses dias o secretário de Meio Ambiente do Governo, Isarel Milani, propôs, em sua página no Facebook, um desafio para casais o qual consiste em postar foto com a amada, cada qual com a camisa de seu clube. No caso dele, ele com a blusa do Fluminense e a namorada, Fernanda Hassem, prefeita de Brasileia, com a do Palmeiras. Ontem foi a vez do prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, posar com sua amada, Daiany Gonçalves, dando destaque a poética frase “meu amor”.

Então viva o amor.

Premonição

“O governador Gladson Cameli vai ser inocentado oficialmente, porque extraoficial todos sabem que ele é inocente, vai ter uma comoção e ele ganha a eleição no primeiro turno”. A previsão é do líder jovem Thiago Elías, ligado ao deputado federal Alan Rick (DEM).

Decepção pra oposição

Em levantamento feito pelo Tribunal de Contas não foi encontrado nenhum contrato no Governo Gladson Cameli com as empresas da família. As construtoras Rio Negro, Amazônidas, ETAM e Marmud Cameli atuam em outros estados, entre estes Rondônia, Roraima, Amazonas e Mato Grosso.

Recuo

Certamente pressentindo ter dado com os burros n’água, os opositores do governador começam a recuar. Para não dar muito na vista, o recuo é discreto. As publicações deles, que ganhavam oito curtidas, começaram a baixar para três ou quatro, em suas postagens nas redes sociais.

Haja gente apaixonada

Nesse butim de políticos apaixonados surge informações de bastidores segundo as quais o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, não teria pintado o cabelo atoa. Viúvo, estaria animado com um pessoal aí.

Majoritário

“Vou estar numa disputa majoritária esse ano”. Frase do deputado estadual Jenilson Leite (PSB), por enquanto candidato a governador das esquerdas.

Defensores do socialismo

Os regimes de esquerda faliram ao redor do mundo, sobretudo pelo fracasso econômico que são, além da violência com que tratam os adversários, mas ainda tem muitos defensores no Acre, inclusive advogados e professores universitários, a elite intelectual, digamos assim. Mas há que se respeitar esses posicionamentos, senão não estaríamos na democracia.

Pesquisa real

As pesquisas dos institutos ligados as empresas que deram sustentação a roubalheira da época petista dão vitória esmagadora de Lula. Nas redes sociais, Lula já aparece em terceiro. Bolsonaro vence disparado.

25% de teto

Os governos do PT no Acre ainda têm muitos viúvos, além do pessoal ideológico, mas a tendência é um candidato do PT chegar no máximo a 25% até às eleições. Análise de gente ligada a própria esquerda. As últimas pesquisas mostram Jorge Viana sempre na casa dos 20% e essa seria a tendência.

Eterna arenga

O deputado estadual Nenê Almeida (SD) vai terminar o mandato e não se entende com o Governo. Foram várias tentativas sempre frustrantes. Esquisito, né?

Reclamação

Tubarões velhos do MDB reclamam do governador Gladson Cameli por não dar oportunidade a quem, devido a experiência, poderia ter ajudado a evitar muitos problemas pelos quais ele passou.

Destaque

Brilhante o mandato do vereador Arnaldo Barros (Podemos) em Rio Branco. Ele aproveitou a melhoria financeira que o cargo lhe deu para potencializar seu trabalho social com presidiários e faccionados. Por enquanto é o destaque da casa.

De volta

Esses dias fiquei quase fora de combate em função da gripe, mas estamos de volta para publicar todo dia, se Deus quiser.

Continue lendo

ALEX CARVALHO

Pastor Alex Carvalho escreve sobre “o amor pelo chamado de Deus” na sua vida

Publicado

em

AMOR PELO CHAMADO DE DEUS

1-Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.”

Gênesis 12:1

O que é uma missão transcultural?

Missionário Transcultural. Obreiro cristão de tempo integral enviado por sua igreja para trabalhar entre povos de outras culturas, quer dentro de sua própria nação quer no exterior.

Precisamos nos focar e não nos DESVIAR do propósito de Deus para nós. Ele que irá nos fortalecer e nos direcionar, porque temos um chamado. Vidas preciosas estão morrendo e vivemos por ALGO MAIOR, por isso, precisamos continuar a navegar, a caminhar, a perseverar até o fim, pois temos uma carreira pra completar.

Mais do que nunca, nós, como novas criaturas, precisamos aguçar a nossa sensibilidade de espírito, não só para discernirmos o tempo novo que estamos vivendo, mas também precisamos ter discernimento para remir o tempo, como o apóstolo Paulo nos adverte, porque os dias são pra lá de maus.

Mesmo diante das lutas e pressões pelas quais passamos, Deus nos capacita a prosseguirmos firmes e de pé. Para isso, precisamos estar alertas, conscientes e preparados para o que está por vir, e há somente duas maneiras de vivermos: a maneira do mundo ou a maneira de Deus.

A REALIDADE DE MUITOS NO MUNDO

O mundo está mudando para pior, está embalado num papel chamado confusão e caminha para a destruição. Vivemos num mundo mutável e de assustadoras aberrações. O mundo entrou numa pandemia, num confinamento que a maioria de nós nunca sonhou presenciar. O ano mal começou, os meses estão correndo e, quando nos dermos conta, terminará. O que virá pela frente?

As pessoas estão mais desanimadas, desesperadas, desequilibradas, desmotivadas, dilaceradas, desestimuladas, deterioradas, depravadas, depressivas, corrompidas, malvadas, desistindo da vida, dando fim à sua vida, porque não encontram motivação, nem propósito para viver. Elas pensam: viver por quê, viver para quê e viver para quem?

O mundo não sabe mais sonhar, não sabe se doar e nem dar; só quer ganhar e retirar. As pessoas nada têm por que nada dão. Elas não têm mais a capacidade de fazer uma escolha sábia e saudável, pois estão perdendo a cada dia, o conceito real de família, de respeito e de integridade.

SÓ O AMOR DE DEUS TE SUSTENTA NO SEU CHAMADO

ASSIM foi na minha vida o meu chamado e sustentado pelo grande amor que eu tenho por DEUS, fico muito feliz de participa de um Reino que e de DEUS.

Pr Aymar junto com sua família Pra Marcia e seus filhos Beatriz e Rafael meu amigo. Eles estão 4 anos no País da África DEUS chamou para essa grande missão, de esta Pastoreando na Cidade de Beira no Bairro ESTURRO, NA AVINIDA ARMANDO TIVANE 1502, CIDADE DE BEIRRA IGREJA BATISTA DO BOSQUE.

Na realidade do País da África DEUS tem algo poderoso nessa família de africano e Acreano assim e a família do Pastor AYMAR, somente o amor pelo o chamado sustenta o coração dos missionários que está na obra de Deus fora do seu pais seja um apoiado dessa lida obra de Deus.

PR. ALEX CARVALHO

Continue lendo

ANTÔNIO FURTADO

Artigo do professor Furtado: o mundo moderno está cheio de faculdades

Publicado

em

Por

PÓS-Verdade

O mundo, dito moderno, está cheio de facilidades. Atalhos para que nós, os humanos, possamos viver melhor. O homo sapiens( ele mesmo assim se nominou: “ homem sabido”) sempre fomos pretensiosos.
Ninguém há de “se queixar” das vantagens que as múltiplas tecnologias ( em especial a Transmissão de Dados) nos trouxeram, facilitando a vida.
Porém , havemos de convir, adveio junto com este “combo” de facilidades o desvirtuamento do processo evolutivo, ardis, arapucas, armadilhas travestidos de vantagens/melhorias. A rapidez e, o quase, anonimato são dois destes elementos muito ativos nestes caminhos das “facilidades perigosas”.
Os menos ambientados com tais Tecnologias/APPs, são na maioria pessoas que já viveram muito. E que nas suas épocas mais produtivas – “fazia-se diferente” – são estas as que sentem mais profundamente estas mudanças.
No descaminho de uso regular da Transmissão de Dados veio uma “ erva daninha” com potencial de arrasar quaisquer “pastagens” – as malsinadas “FAKES NEWS”. Uma grande tragédia!…
Mortal por conta da possibilidade de – divulgação rápida e devastadora – apelidada de “viralização”. Que, de fato, age como VÍRUS. Uma verdadeira “PANDIFAMAÇÃO”!…
Houve um desgraçado nazista, na Segunda Guerra Mundial, que teria dito: “ uma mentira repetida mil vezes, passa a ser verdade. Até o mentiroso acreditará nela.”
Uma filosofia torpe, maldita e canalha com poder destrutivo dos moldes da infeliz doutrinação, como tudo, de origem nazista. Sementes do mal.
Por outro lado, o filósofo francês Charles Boudelaire – ensina: “(…) caluniai, caluniai que alguma coisa ficará “.
A “Pós-Verdade” está fundada em preceitos assim – se apresentando com o viés da, hoje, chamada “Fakes News”.
O fenômeno é neologismo dialético que descreve os fatos na conveniência de dominar a opinião pública, influenciando os apelos e as crenças pessoais. Onde os fatos reais tem menos valor que as narrativas, emoções e convicções individuais. Verdade fabricada. Onde os fatos ficam sem valor, num segundo plano. Tudo visando uma opinião pública manipulável.
Sendo esta a gênese das “Falsas Notícias” , divulgadas como “Fakes News”. Ideia que, aliada à rapidez da Internet e anonimato do autor, causa estrago monumental à informação séria. Assim, qualquer mal-intencionado pode difamar, caluniar ou injuriar alguém de mérito e sumir. Prática da essência da torpeza e vilania da tristemente famosa “Fakes” – “dançam e rolam” na maledicência e impunidade. Fabricam notícias, publicam e desaparecem!
Aí, o estrago está feito. Quase impossível de ser reparado, totalmente. Na política, então, é uma tragédia!… destruindo reputações e confundido as mentes.
Alguém disse, algures: “ Nunca se justifique. Os amigos não precisam, os inimigos não acreditarão “.
Vamos torcer para que a verdade ( verdadeira) não tenha como sucessora – a “Pós-Verdade” – com lume tão infame quanto se tem apresentado nestes dias atuais de controversas ideologias de dominação de massa.
Que DEUS nos proteja de mais esta mazela!

Autor: Antônio Furtado
Matemático, Advogado
Professor Universitário
Engenheiro do DNIT

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia