Connect with us

COLUNAS

Petecão junta os Rocha e Jorge Viana continua incentivando sua candidatura

Publicado

em

O senador Sérgio Petecão (PSD), candidato a governador declarado, já pode dizer por aí que terá o apoio dos Rocha, segundo fonte da coluna. O atual vice-governador, o Major (PSL), poderá disputar para federal nessa aliança, e sua irmã, Mara (PL), de vice.

Nova possibilidade
Essa aliança com os Rocha abre a seguinte possibilidade: Petecão governador, Mara vice, Jessica Sales (MDB) senadora, e o Major Rocha para federal.

Espera para o bote
O ex-senador Jorge Viana (PT), que também está conservando com Petecão, não declara se disputará o Senado ou o Governo. Assim, continua alimentado a possibilidade de uma aliança com o grupo de Petecão, incentivando sua candidatura. Lá na frente, com o grupo que ganhou em 2018 rachado, com duas candiaturas a governador (Gladson e Petecão), Viana anuncia sua candidatura ao Governo. Esperem para ver.

Exemplo do interior
Gosto sempre de citar um exemplo que vem de Assis Brasil, na eleição para prefeito, em 2020. O prefeito Zum Barbosa (PSDB) era favorito, mas seu vice, Zé do Posto (PSD), botou na cabeça que era hora de ser prefeito. Colocou sua candidatura na rua, rachando uma antiga aliança, e o resultado foi trágico. O candidato do PT, Jerry Correia, que sabia tanto da impossibilidade de ganhar ao ponto de oferecer apoio a Zum em troca de uma secretaria, acabou foi ganhando a eleição. Zum e Zé e um bocado de gente que dependia dos dois estão desempregados.

Sonho da esquerda
O sonho do PT, até horas atrás morto e enterrado, é que esse racha no grupo que ganhou as eleições em 2018 no Acre continue crescendo. Para o ex-senador Jorge Viana, se surgir outra candiatura, além da de Petecão, será ainda melhor.

Prensa dos apoiadores
O empresário Nelsinho Santiago continua levando prensa de dois ex-deputados estaduais que ajudaram a eleger a filha dele, a médica Michele Melo (PDT), vereadora de Rio Branco. É que eles ajudaram sob a promessa de que ela disputaria para federal e agora a parlamentar, que tem mostrado muito serviço na Câmara, estaria decidida a disputar para estadual.

CPI
Cubro a política no Acre há quase três décadas, como repórter, e ainda não vi uma CPI não terminar em pizza. Só serve para a oposição na casa fazer seu barulho e, sim, produzir algum desgaste para o governo da hora.

Foto da onça morta
Essa CPI da Educação, segundo bem disse o secretário de Articulação Política Moisés Diniz, perdeu o timing. Chegaram para bater a foto da onça já morta. O pessoal envolvido em rolo por lá já foi preso, indiciado e o escambau. Ou seja: a CPI é só para fazer barulho.

Perdas grandes
Primeiro secretário da mesa diretora da Assembléia Legislativa, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) lamentou a perda das deputadas Antônia Sales e Meire Serafim, ambas do MDB, da base de sustentação.

Compromisso do PSDB
Luiz Gonzaga e Cadmiel Bonfim, os dois deputados do PSDB, vão colar cada vez o partido junto ao governo, para a reeleição do governador Gladson, depois da saída dos Rocha.

Cor da chita
Se não tiver a ajuda das Câmara (Antônia Lúcia e Gabriela), o deputado estadual Wagner Felipe (PL) não verá a cor da chita. A menos que esteja trabalhando muito nos bastidores ao ponto de a gente não estar vendo.

Disputa dura
Pelos nomes cada dia colocados na fita para a disputa pelo Senado, em 2022, essa vai ser a eleição mais dura de todos os tempos. Lembrando que há apenas uma vaga. Alguns dos nomes: Alan Rick (DEM), Vanda Milani (SD), Jorge Viana (PT), Jessica Sales (MDB) e Mailza Gomes (Progressistas).

Assalto na chácara
Ex-deputado estadual, figura pacata, cujo único mal que faz é ao fole de sua sanfona, a qual larga por nada, o Zé Carlos passou horrores na noite de terça para quarta. Foi um assalto que durou seis horas e as coisas que levaram, como uma caminhonete, nada significam em relação ao trauma psicológico, segundo disse à coluna.

Falta coragem
Os empresários Adem Araújo e Marcelo Moura continuam flertando com a política, mas falta neles a coragem do Jarbas Soster, que disputou a eleição para prefeito em Rio Branco pelo Avante, em 2020.

Uma das poucas
Rosana Nascimento, presidente do Sinteac há dois mandatos, parece que vai ser uma das poucas a dirigir o maior sindicato do Acre e não conseguir se eleger a nada.

Desilusão na política
Ao não obter sucesso na disputa pela prefeitura de Tarauacá, mesmo tendo ficado com a fatia de 19,58% dos votos, o advogado criminalista Júnior Feitosa garante: está encerrada sua participação em disputa política. Vai cuidar de seu prestigiado escritório e da vida com Cristo. Quer seguir como pregador do evangelho com mais frequência.

Nome dos Moreira
Os Moreira de Brasiléia decidiram: vão investir na candidatura da cunhada deles, Leila Galvão (MDB), para deputado estadual, mesmo ela tendo perdido a eleição para prefeita ano passado. Eles admitem que a adversária, Fernanda Hassem (PT), era páreo duro, mas que para estadual há espaço para mais gente.

Telefonema do Gladson
Regis Richter, o Papito, eleito governador do Departamento de Pando, Bolivia, fronteira com o Brasil nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, deverá receber os cumprimentos do governador Gladson Cameli (Progressistas) nos próximos dias, em encontro pessoal. Pelo telefone Gladson já o parabenizou.

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | Direto de Brasília: PP deverá ser conduzido nas eleições pelo governador, que reassume dia 2

Publicado

em

A direção nacional do PP já entendeu lá atrás que o partido deverá ser conduzido durante as eleições pelo candidato a governador, onde tiver candidato a governador. A informação vem fresquinha de Brasília, por meio do ex-vereador Alysson Bestene, que está na capital federal juntamente com outro dirigente da sigla, o Lívio Veras, para resolver a situação do Acre. Portanto, segundo ele, no próximo dia de junho Gladson Cameli reassume a sigla e conduzirá o processo eleitoral. “O Gladson nunca foi de conflito, mas tem uma hora que é preciso assumir as rédeas, porque ele é a maior autoridade do partido no Acre”, justificou Alysson.

Eleição dia 2

A direção atual do PP, em cuja presidência está a senadora Mailza Gomes, é apenas provisória e dia 2 de junho tem eleição. Gladson Cameli deverá voltar ao comando, segundo os últimos entendimentos em Brasília, como manda o figurino.

‘Prato feito’

Não se discute o direito de a senadora Mailza Gomes disputar as eleições, mas o direito de o governador reassumir o partido, depois de ter sido ‘afrontado’ em 2020, quando, segundo o próprio, chegaram com ‘prato feito’ para ele apenas assinar embaixo. A partir de agora, garantem os assessores, as coisas vão acontecer a base de conversas, sem ninguém empurrar ninguém, nem nada, goela abaixo.

No final, juntos

A equipe do governador Gladson Cameli acredita que, a base do diálogo, até às convenções ele e Mailza Gomes estarão juntos para enfrentar a campanha, porque vai prevalecer o diálogo. “O governador é homem de diálogo, ela também. Então vai terminar tudo bem”, disse o Alysson.

Facilita tudo

Ao reassumir o PP, o governador Gladson Cameli facilitará as alianças, no entendimento de muita gente, inclusive de assessores de Márcio Bittar.

Continue lendo

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | Jenilson Leite acredita que Jorge Viana será seu Senador, apesar da indecisão

Publicado

em

O candidato a governador Jenilson Leite (PSB) não pisa em casca de banana. Nem mesmo quando perguntado se sua candidatura seguirá caso o PT decida pela candidatura de Jorge Viana, ele é afoito. Diz apenas que sua candidatura está sendo construída para não recuar. Ele acredita piamente que JV disputa o Senado e avisa que vai esperar pacientemente a decisão. Acha que juntos eles vão longe. “Estou andando e recebendo adesões. Eles também”, diz o deputado estadual que de agora em diante em sua carreira parece disposto a trilhar o caminho rumo ao Palácio Rio Branco. Tipo: se não for agora, poderá ser mais na frente.

Silêncio tucano           

Alberto Furtado, um dos fundadores do PSDB no Acre ligou para dizer que não é bem silêncio que fala sobre o comportamento dos tucanos do Acre em relação a desistência de João Dória da disputa pela presidência do Brasil. “A gente tem outras preferências”, disse o experiente articulador político. Não foi bem claro, mas deu a entender que o PSDB do Acre vai de Bolsonaro.

Defensor do Moro

No Acre tem um defensor ferrenho do ex-Juiz Moro, o aposentado Sálvio Montenegro. E ele reagiu ao processo que deputados petistas abriram contra ele. “Pelo que eu tenho tomado conhecimento pela mídia global marrom, o processo é de pouca sustentação jurídica. É mais uma espécie de cortina de fumaça para tentar encobrir o mau cheiro exalado pelo ‘luladrão'”, disse a coluna.

Federação salvadora

Está homologada desde ontem a primeira federação partidária no Brasil, depois que a nova regra excluiu as coligações. PT, PCdoB e PV são, digamos assim, um só, nas próximas eleições. Ou seja: salvou os três partidos no Acre, que corriam riscos de não eleger ninguém.

Silêncio

“Não quero falar”. Essa era a resposta do Senador Márcio Bittar na segunda-feira à tarde para a maioria dos telefonemas que recebeu. Só vai falar quando retornar, daqui duas semanas.

Mimo

Por toda a terça-feira o ex-deputado Ney Amorim decidiu passar o dia de mimos a esposa, Jack, pelo aniversário dela. Citou até versículos bíblicos para enaltecer a amada. “Quem encontra uma esposa ganha uma benção do Senhor”, copiou Provérbio 18:22.

Vez dos leais

Bem que o governador Gladson Cameli ainda tentou juntar todo mundo depois das eleições municipais. Agora Inês é morta. Vai dar preferência a quem foi leal a ele em 2020.

Nomes leves

Além da “Joyce dos Buracos”, cuja candidatura a deputada estadual ganhou destaque nesta terça-feira no noticiário, uma outra candidatura lançada mereceu apartes, a do empresário Rizomar Araújo, da Rizzo do Turismo. São nomes novos e que darão leveza ao processo.

Conciliador

Antes de saber que o deputado Luiz Gonzaga tinha ido a nacional garantir sua candidatura, o dirigente Alberto Furtado havia dito a coluna que iria dialogar sobre o imbróglio até chegarem a um acordo. “O Luiz é um ótimo quadro nosso”, me disse o Aberto ontem, numa fala em defesa da candidatura de Gonzaga.

Longa espera

“Se depender das pesquisas que estão saindo, uma atrás da outra, Jorge Viana vai esperar muito até se decidir, porque a maré não está pra peixe em relação ao PT”. Voz de dentro do Palácio Rio Branco.

Cadê os vereadores?

Tem uma pergunta curiosa circulando nos bastidores. Porque os vereadores do PDT não foram ao ato em que a sigla promoveu para declarar apoio a reeleição do governador Gladson Cameli? É uma inconveniente pergunta para fazer ao Luiz Tchê, presidente da agremiação.

Ficou bonito

Passei ontem pelo prédio do Quartel General da Polícia Militar, cuja reforma está em fase de conclusão. Vai ficar bonito e original. Tem sido uma marca do Governo Gladson recuperar os logradouros públicos. A rigor, às 16h desta quarta-feira, acontecerá em frente ao quartel a solenidade de aniversário de 106 anos da corporação, com Cameli passando a tropa em revista.

Chapa tucana

Não tem como apontar favoritos numa chapa de federal onde estão Normando Sales, Minoru Kinpara, Sergio Barros e Toinha Vieira, que é o caso do PSDB.

Continue lendo

ALEX CARVALHO

Pastor Alex, líder de casais da IBB, questiona, em artigo, “qual o valor da sua vida?”

Publicado

em

QUAL E O VALOR DA SUA VIDA?

Mateus 16:24-26

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

Pois que aproveita ao HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO, SE PERDER A SUA ALMA? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

A sua vida embora caído em pecado, o ser humano continua tendo valor inestimável diante do Todo Poderoso. Embora incapaz de salvar a si mesmo. O ser humano como criatura, representa como a mais sublime e melhor das criaturas de Deus, pois foi criado a sua imagem a intencionado para a sua glória

A vida é como andar de bicicleta. Para manter seu equilíbrio você deve continuar em movimento. Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas sim reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios e perdas. Com o silêncio, evitamos os problemas, mas com o diálogo adquirimos a coragem de enfrentá-los.

Não troca sua pela vida por troca de coisa que não tem valor. Para sua vida as suas emoções podem te deixa em dúvida sobre o valor da sua vida, mas você pode controla sua mente e dizer não para as coisas que te trans o mal.

Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, em fim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete. Duvide do controle que a miséria, ansiedade, egoísmo, intolerância e irritabilidade exercem sobre você. Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal.

A felicidade reside em quem sabe desfrutar de cada momento da vida.

Valorize seus desejos, cultive seus sonhos, busque seus objetivos.

Quando acreditamos que merecemos, tudo é possível!

Não valorize quem apenas diz que te ama, valorize quem te prova isso.

Você e a melhor obra que Deus fez e a sua família e conjunto da certeza que Deus te ama muito. Viva da melhor maneira do mundo.

Pr. Alex Carvalho

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas