Connect with us

POLÍCIA

PF realiza nesta quinta fase dois da Operação Assepsia, que investiga fraude em compras de EPIs pela prefeitura da capital

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (15), em Rio Branco (AC), a Operação Assepsia II. O trabalho é realizado em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo é apurar fraudes na aquisição de máscaras e álcool em gel pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), para enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Investigações

A investigação é um aprofundamento da Operação Assepsia, deflagrada em 10 de junho de 2020 para apurar indícios de montagem processual, simulação de pesquisas de preços, falsidade de assinaturas e sobrepreço na contratação. O cumprimento dos mandados judiciais revelou provas contundentes que podem confirmar os indícios investigados, principalmente o direcionamento da contratação e o prejuízo causado ao erário.

A análise das evidências apreendidas expôs a atuação de um grupo empresarial oculto que teria obtido os lucros com a venda dos insumos para a Administração Pública, além de planilhas e documentos que mostram a divisão e o pagamento dos valores. Há também indícios de que 10% do valor total do contrato foi destinado ao pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

Com o aprofundamento das análises iniciadas na primeira fase, a CGU atualizou o cálculo do prejuízo causado à Administração, usando como base o preço de custo dos insumos adquiridos pela empresa. Considerando uma margem de lucro não exorbitante, o prejuízo efetivo com a dispensa de licitação seria de R$ 1.239.140,56, o que corresponde a 44,95% do total de R$ 2.756.885,00 destinados pela SEMSA à empresa.

Diligências

A Operação Assepsia II cumpre sete mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Rondônia e São Paulo. Seis pessoas foram intimadas para prestarem esclarecimentos. Os trabalhos contam com a participação de 46 policiais federais e 03 auditores da CGU.

Crimes investigados

Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de peculato (art. 312), associação criminosa (art. 288), corrupção passiva (art. 317), corrupção ativa (art. 333) e falsidade ideológica (art. 299, todos do Código Penal, além de dispensa indevida de licitação (art. 89 da Lei 8.666/93) e lavagem de dinheiro (art. 1° Lei n. 9.613/98)

O nome da operação está relacionado à estimativa de consumo do órgão para consumo de 70.000 litros de álcool gel em apenas quatro meses. Com isso, precisariam ser consumidos mais de 580 litros do produto por dia, quantidade suficiente para desinfectar uma grande quantidade de pessoas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍCIA

Homem é preso em Brasileia após cometer vários roubos em sequência

Publicado

em

Por

Ascom/PMAC

Guarnições do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM) prenderam na noite deste sábado, 15, um homem, após cometimento de vários roubos em Brasiléia. A prisão ocorreu na Avenida Manoel Marinho Monte.

As equipes foram informadas via COPOM das características de um cidadão, que havia cometido vários roubos durante o dia na cidade. Diante das informações, os militares conseguiram visualizar o homem e proceder a abordagem, sendo encontrado ainda com ele um simulacro – arma de brinquedo.

O condutor estava conduzindo uma motocicleta de marca Kingo, que ele havia roubado no período da tarde, juntamente com aparelhos celulares e 200 reais, de uma farmácia. Ele estaria, naquele momento, indo vender o veículo no bairro Samaúma. O cidadão informou, ainda, que havia cometido outro roubo pela manhã, de uma bicicleta e outro aparelho celular, que ele já havia vendido em Cobija, na Bolívia.

O homem ainda relatou, que havia tentado furtar uma motocicleta pelo período da tarde, mas o proprietário visualizou e lhe deu umas “capacetadas”, impedindo o cometimento do delito. O cidadão recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia, para serem tomadas as medidas cabíveis ao caso.

Continue lendo

POLÍCIA

Tragédia no Juruá: jovem morre após acidente de carro na Rodovia AC-407

Publicado

em

Por

A jovem Nicoly Santos Ferreira, de 20 anos, morreu após o carro em que ela estava capotar. O acidente aconteceu na madrugada deste domingo, 16, na Rodovia AC-407.

De acordo com informações, seis jovens retornavam de carro para o município de Rodrigues Alves após participar de uma festa, mas antes de chegar ao destino o condutor do veículo perdeu o controle da direção e capotou várias vezes.

Nicoly teve ferimentos graves e chegou a ser socorrida, mas não resistiu. As outras vítimas tiveram ferimentos leves e graves. Uma câmera de monitoramento de uma fazenda registrou o exato momento em que o carro capotou. O condutor, que ingeriu bebida alcoólica, foi preso em flagrante.

Continue lendo

POLÍCIA

Iapen divulga nota para esclarecer óbito de detento

Publicado

em

Por

Nota pública

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que:

  1. Foi registrado na tarde deste sábado, 15, o óbito de Geison Antônio Freitas da Silva, 33 anos, na Ala de Saúde Mental do Complexo Penitenciário de Rio Branco.
  2. Geison era inimputável e cumpria medida de segurança em uma cela com outro inimputável, que afirmou ter acordado e encontrado Geison pendurado em uma corda artesanal produzida com lençol.
  3. O companheiro de cela de Geison também afirmou que cortou a corda e tentou reanimá-lo, enquanto chamava os policiais penais da Ala;
  4. Ao verificar a situação, os policiais de serviço na Ala acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ao chegar ao local foi possível apenas atestar o óbito. Diante do ocorrido, o Instituto Médico Legal, também foi acionado para a realização da perícia técnica e procedimentos de costume.
  5. Quanto à causa da morte, o Iapen aguarda a divulgação do laudo da perícia técnica que informará as reais circunstâncias da ocorrência do óbito.

Rio Branco – Acre, 15 de janeiro de 2022.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia