POLÍCIA
Policia Civil prende nove pessoas envolvidas em roubo de gado e fraude

Ascom/Policia Civil
Na manhã desta terça-feira, 06, a Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Geral no município de Feijó em parceria com o Instituto de Defesa Animal e Florestal (IDAF) , deflagrou a primeira fase da “Operação Falsa Guia” e prendeu nove pessoas envolvidas em roubo de gado com uso de Guia de Transporte de Animais (GTA).
Durante a ação policial foi dado cumprimento a 9 ordens judiciais sendo 6 mandados de prisão e 3 de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Feijó, foi possível prender S. A. A. L.; F. B. L. da S.; P. M. da S.; W. da S. O.; S. S. D.; A. A. G.; A. F. F.; E. M. N.; G. M. F; e apreender vasto material documental que comprovaram a efetividade dos investigados nos crimes de roubo de gado, uso de documento falso, falsificação de documento publico, declaração de dados falsos, e fraude contra administração pública.
A investigação policial teve inicio em janeiro de 2021, com mais de 90 dias de trabalho dos investigadores e colaboração do Instituto de Defesa Animal e Florestal (IDAF) em detectar irregularidades em Guias de Transporte de Animais (GTA).
O crime se consolidava quando o gado era roubado e transportado para fazendas previamente agendadas para receber as cabeças de gado que haviam sido furtadas pelos criminosos que “esquentavam” o rebanho com a falsificação das GTA’S.
Das nove pessoas presas, duas delas agiam como “laranja” no esquema de roubo de gado, dando cobertura e fazendo declarações de aquisição de rebanho falsas; o que possibilitava a retirada de GTA’S o que por sua vez era usada no transporte dos animais.
De acordo com o Delegado Railson Ferreira que preside o inquérito policial, a ação criminosa gerou prejuízos à arrecadação de impostos e possibilitou o transporte de animais sem o devido controle sanitário e possível transporte de carga viva de origem duvidosa.
Ainda de acordo com o delegado, as investigações devem continuar no sentido de identificar mais pessoas envolvidas em crimes dessa natureza e responsabiliza-los judicialmente pelos crimes.
Durante a ação policial foi possível recuperar 12 cabeças de gado que foram identificadas pelo real proprietário através de marca a fogo. Todos os presos foram conduzidos à Delegacia Geral do município para prestarem depoimentos e em seguidas colocados à disposição da justiça
POLÍCIA
Mulher tem prisão decretada por homofobia e injúria racial contra o delegado de Feijó

Ao final da tarde da última quarta-feira, 29, a Polícia Civil em Feijó prendeu em flagrante M.A.S.C, de 22 anos de idade, pelo crime de homofobia, consubstanciado em injúria racial, praticado contra o delegado de Feijó, Railson Ferreira.
O crime ocorreu nas dependências da delegacia de polícia, logo depois que uma equipe da policial havia cumprido mandado de prisão contra o cunhado de M.A.S.C. pelo crime de tráfico de drogas.
De acordo com os autos do inquérito policial, durante o cumprimento do mandado de prisão do cunhado da flagranteada M.A.S.C, esta já praticou vários crimes contra os policiais civis, por meio de desacato, injúria e ameaça.
Em dado momento M.E.S.C, de 25 anos de idade, irmã da presa, passou a agredir fisicamente um agente de polícia civil, enquanto M.A.S.C. passou a ofender o delegado Railson, chamando-o de gay, entre outros adjetivos pejorativos, momento em que foi dado voz de prisão para M.A.S.C..
Nesta quinta-feira, 30, M.A.S.C. foi levada ao Poder Judiciário para audiência de custódia e sua prisão foi mantida pela Juíza de Direito da comarca de Feijó. A presa será encaminhada à penitenciária na data de amanhã.
“A Polícia Civil entende que os crimes de homofobia devem ser apurados e punidos com rigor”, pontuou Railson Ferreira.
[Ascom/PCAC]
POLÍCIA
Valdecir Nicácio é liberado em audiência de custódia após ser acusado de importunação sexual

O ex-ouvidor dos Direitos Humanos, Valdecir Nicácio de Lima, indiciado pelo crime de importunação sexual, foi liberado durante audiência de custódia na Vara de Plantão no Fórum Criminal, mas Nicácio, que foi Ouvidor-Geral da Secretária de Segurança Pública do Acre na gestão do PT, terá que manter afastamento da vítima e de seus familiares.
Valdecir Nicácio foi preso em flagrante na tarde de terça-feira, 28, dentro de uma operadora de telefonia da cidade. De acordo com testemunhas, ele, que esperava atendimento na empresa, teria tocando diversas vezes nas nádegas da vítima, que estava acompanhada da mãe. Ao ser questionado pela mulher, o advogado teria oferecido seu colo para a jovem sentar.
A Polícia Militar foi acionada e conduzido as partes à Delegacia de Flagrantes. Na Defla, Valdecir foi indiciado pelo crime de importunação sexual em flagrante, mas no dia seguinte foi liberado em audiência de custódia.
Esta não é a primeira vez que Nicácio se envolve em polemicas. Em 2018, quando foi candidato a Deputado Estadual, Nicácio teve áudios vazados em que falava de dinheiro, votos e ironizava que o número 12.171 não teria sido escolhido por acaso.
O artigo 171 do código penal brasileiro, disponibiliza sobre obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento, com pena de reclusão de um a cinco anos e multa.
POLÍCIA
Polícia Civil investiga envolvido na morte de Dorothy Stang por ameaçar colonos em Sena Madureira

O inquérito para investigar Amair Feijoli da Cunha (foto) foi instaurado por meio de portaria pela Polícia Civil de Sena Madureira. No início da semana a propriedade dele foi alvo de uma operação policial. O mandado de busca e apreensão foi cumprido por agentes da Delegacia de Sena Madureira e de Investigadores da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
Além de Amair, o filho dele, Patrick Coutinho, também era alvo da ação. Pai e filho não foram encontrados, mas os agentes apreenderam três armas de fogo, munições de uma escopeta calibre 12 de repetição e até um colete balístico.

Quatro funcionários da fazenda foram detidos e encaminhados à Delegacia da cidade. Um deles é natural do Pará e o outro do Maranhão. Os quatro trabalhadores prestaram depoimento e foram liberados.

Amair e o filho passaram a ser investigados por ameaçar moradores da região. De acordo com o delegado Marcus Frank, no local estaria ocorrendo conflitos agrários, ameaças de grileiros e até uma tentativa de homicídio é investigada.
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA3 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”