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POLÍTICA

“É preciso considerar a pandemia”, diz Socorro Neri sobre qualquer avaliação feita ao Governo Gladson

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Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

Saindo em defesa do Governador Gladson Cameli (PP), a Secretária de Educação, Cultura e Esportes do Acre, Socorro Neri (PSB) justificou que qualquer avaliação da gestão do Governo Cameli deve “preferencialmente” levar em consideração o cenário atual que vivemos por causa da pandemia do novo coronavírus para não correr o risco de agir com desonestidade.

A defesa aconteceu durante discurso proferido em Xapuri, terreno do PT que venceu as eleições em 2018 na cidade, e em resposta aos últimos ataques proferidos por ex-aliados e setores da imprensa.

“É muito bom para quem tá fora do governo, quem não tem a responsabilidade de encaminhar soluções para os problemas do estado, para quem tá no ar-condicionado, quem tá nas pescarias, fazer críticas da Gestão Gladson Cameli! É preciso para quem faz essas avaliações, sempre, levar em consideração o momento atípico que estamos vivenciando com a Pandemia (…) Quem não leva isso em consideração fará uma avaliação desonesta”, defendeu.

As palavras da ex-prefeita foram aprovadas pela maioria dos presentes que prestigiaram a cerimônia que objetivou anunciar a reforma de oito escolas na cidade.

“Não é possível imaginar que o governo Gladson Cameli pudesse durante esse período da pandemia, nesse momento dramático que estamos vendo, e que agora estamos podendo ver uma luz no horizonte a partir do empenho dele, não é possível imaginar e cobrar, fazer as mesmas cobranças esperando do governo que pudesse atuar de outra maneira sem poder levar em consideração a pandemia”, ressaltou.

Na mesma sequência e linha de raciocínio, Socorro Neri frisou ainda que não se pode fazer comparações entre a gestão de Gladson com qualquer outro Governo que comandou o Acre. Por fim, ela afirmou que estará ao lado do chefe do executivo até o último minuto.

“Não dá para comparar, fazer comparações da gestão Gladson Cameli com qualquer outro governado do passado, principalmente quando olhamos para os anos de 2020 e 2021, quando as condições eram diferentes, os momentos eram outros (…) e as condições atuais são um retrato de quem lutou, precisou colocar a defesa da vida em primeiro lugar, no primeiro plano. Eu me sinto honrada, sou agradecida e estarei ao seu lado [Governador] até o último minuto”, finalizou.

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POLÍTICA

Vereador Arnaldo Barros cobra presença de intérpretes em órgãos públicos

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Nesta quinta-feira, 05, durante a sessão da Câmara de Vereadores em Rio Branco o vereador Arnaldo Barros (Podemos) cobrou que a secretaria de Saúde insira intérpretes de Libras para auxiliar os surdos-mudos que buscam atendimento nas unidades de Saúde, ele também pediu para que fosse cobrado a mesma eficácia na iniciativa privada.

Já existe uma lei de 2004 e não vem sendo cumprida a presença de um interprete nas unidades de saúde pública e privada para ajudar os surdos-mudos. Quando eles precisam buscar o sistema de Saúde, precisam pagar um intérprete para que sejam entendidos. Faço essa denúncia e cobro da prefeitura um posicionamento”, enfatizou Arnaldo Barros.

O vereador aproveitou e destacou que até na própria Câmara de Vereadores precisa-se melhorar o destaque da intérprete, pois, a mesma encontra-se em um local com pouca iluminação, dificultando assim a visibilidade de quem necessita acompanhar os serviços da Casa.

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INTERIOR

Anel Viário de Brasileia e Epitaciolândia: pilares da ponte ficam prontos até o final do ano

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Agência AC

Maior obra da gestão do governador Gladson Cameli, a construção do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia é uma realidade. O futuro contorno da rodovia BR-317, que impactará positivamente cerca de 50 mil habitantes das duas maiores cidade do Alto Acre, segue dentro do cronograma estabelecido e promete movimentar a economia da região, com a geração de emprego e renda.

Construção do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia já é realidade. Orçada em R$ 57,5 milhões, obra é a maior em execução na gestão de Gladson Cameli. Foto: Diego Gurgel/Secom

A obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio do consórcio formado pelas construtoras Cidade, CZS e Meta. O investimento total é de R$ 60,4 milhões, com previsão de entrega até o fim de 2022.

O anel viário terá extensão de 10,3 quilômetros, contemplando ainda uma nova ponte sobre o Rio Acre. Com 251,5 metros de cumprimento, os trabalhos para a construção da estrutura estão em andamento. Nesta etapa, além do rebaixamento do terreno e das escavações necessárias para a construção das fundações e pilares, o canteiro de obras está em fase final de implantação.

Local onde está sendo construída a ponte. Nesta etapa, trabalhos se concentram no rebaixamento do terreno e escavações para construção das fundações e pilares da estrutura. Foto: Cedida

Orçada em R$ 18,6 milhões, a ponte deverá consumir cerca de 550 toneladas de aço e 5,5 mil metros cúbicos de concreto. Segundo Eduardo Brito, gerente de contratos da Construtora Cidade, empresa responsável pela estrutura, a meta é concluir o levantamento das fundações e pilares até o próximo mês de dezembro.

“O nosso principal desafio nesta obra é com o curto período sem chuvas na região. Até o fim deste ano, queremos acelerar o máximo possível na parte de fundações e pilares, para que possamos cumprir o cronograma e entregar a ponte concluída em dezembro de 2022”, argumentou.

A técnica empregada na construção da ponte será a de balanço sucessivo. Nesse sistema, a estrutura não precisa de escoramentos, sendo possível avançar a obra a partir dos dois pilares principais erguidos em cada margem do rio. O método é considerado bastante seguro e é muito utilizado na engenharia.

Perspectiva da futura ponte sobre o Rio Acre, que integrará o contorno rodoviário da BR-317. Foto: Reprodução

Nos próximos dias, duas frentes de serviço estarão iniciando as obras do novo traçado da BR-317. Em Epitaciolândia, o anel viário terá 6,12 quilômetros e em Brasileia serão 4,18 quilômetros. A estrada contará com duas pistas de rolamento e acostamento.

Atualmente, 25 operários trabalham na construção ponte. A partir de setembro, o número deve aumentar. Quando estiver em seu auge, previsto para o segundo semestre de 2022, todo o complexo rodoviário empregará cerca de 200 pessoas. A mão de obra local terá prioridade na contratação.

No auge da obra do anel viário, previsto para o segundo semestre de 2022, empreendimento deverá contar com a força de trabalho de 200 operários. Foto: Diego Gurgel/Secom

Desenvolver o Acre é um dos pilares da administração do governador Gladson Cameli. Segundo o chefe de Estado, o anel viário terá relevante contribuição no progresso da região do Alto Acre e resolve uma demanda histórica dos moradores de Brasileia e Epitaciolândia.

“Esse contorno rodoviário é o último gargalo a ser superado naquilo que chamo de ‘segundo Canal do Panamá’, que é a união do Atlântico com o Pacífico. Todo o fluxo pesado de caminhões e carretas não passará mais pela zona urbana, melhorando a segurança e fluidez do trânsito nas duas cidades. Estamos preparando o Acre do futuro, com mais oportunidade para todos. Essa é uma obra histórica e, se Deus quiser, vamos transformar esse sonho em realidade para a população”, declarou.

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ACRE

Cidades com mais de 250 mil habitantes, Estados e DF têm até amanhã, 6, para enviar respostas à Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana

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Marcelo Gomes para o AcreNews

Termina amanhã, 6 de agosto, o prazo para resposta à Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana, a Pemob. Devem preencher o formulário as cidades com mais de 250 mil habitantes, os 26 Estados e o Distrito Federal. O estudo está sendo coordenado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.

Fernanda Barbosa, assessora técnica do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do MDR, explica a importância das informações para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes para o setor.

“Essas informações são muito importantes para o MDR porque auxiliarão na construção do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade e farão parte também do diagnóstico do setor no País. Por isso fiquem atentos, porque o prazo se encerra na próxima sexta-feira, 6 de agosto.”

A Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana busca aperfeiçoar as políticas públicas de mobilidade urbana desenvolvidas pelo Governo Federal. O estudo identifica, entre outras informações, a qualidade dos serviços de transporte público coletivo, as fontes de receita, inovações tecnológicas e o uso de fontes de energia menos poluentes.

Para saber mais sobre ações de mobilidade urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

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