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POLÍTICA

Insatisfeito por não aparecer na pesquisa Data Control, Jenilson Leite fala em ser candidato ao governo e até senado

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Foto: Reprodução

A pesquisa realizada pelo Instituto Delta Control, encomendada pela Fieac, e publicada nos principais jornais do estado continua repercutindo e desta vez traz à tona a queixa do deputado estadual Jenilson Leite (PSB).

Com uma publicação “paga” para impulsionamento nas redes sociais, a página do parlamentar da Aleac manifesta insatisfação quanto à ausência do seu nome na pesquisa. Antes, porém, Leite afirma que o dispositivo dará para o eleitor mais opções e expressará a verdadeira vontade popular.

“Lamento que a pesquisa do Instituto Data Control divulgada no último sábado 03 de julho de 2021, encomendada pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac), tenha deixado de apresentar para população na fase estimulada como opção, o nome que o PSB apresentou para um projeto majoritário no ano de 2022, quer seja para governo ou senado”, diz a publicação.

Ainda no texto, o deputado manifesta que “Tenho andado nos 22 municípios do Acre, ouvindo as pessoas, temos acompanhado as redes sociais, e vejo que se mais opções tivessem sido apresentadas, tanto o resultado para governo ou para o senado teria sido bem diferente, nem Gladson ganharia no primeiro turno, nem o cenário para o senado seria o revelado pela pesquisa”.

Por fim, Jenilson Leite assegura que vai seguir trabalhando e reafirmar que é pré-candidato ao governo e ao senado em 2022.

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POLÍTICA

Vereador Arnaldo Barros cobra presença de intérpretes em órgãos públicos

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Nesta quinta-feira, 05, durante a sessão da Câmara de Vereadores em Rio Branco o vereador Arnaldo Barros (Podemos) cobrou que a secretaria de Saúde insira intérpretes de Libras para auxiliar os surdos-mudos que buscam atendimento nas unidades de Saúde, ele também pediu para que fosse cobrado a mesma eficácia na iniciativa privada.

Já existe uma lei de 2004 e não vem sendo cumprida a presença de um interprete nas unidades de saúde pública e privada para ajudar os surdos-mudos. Quando eles precisam buscar o sistema de Saúde, precisam pagar um intérprete para que sejam entendidos. Faço essa denúncia e cobro da prefeitura um posicionamento”, enfatizou Arnaldo Barros.

O vereador aproveitou e destacou que até na própria Câmara de Vereadores precisa-se melhorar o destaque da intérprete, pois, a mesma encontra-se em um local com pouca iluminação, dificultando assim a visibilidade de quem necessita acompanhar os serviços da Casa.

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INTERIOR

Anel Viário de Brasileia e Epitaciolândia: pilares da ponte ficam prontos até o final do ano

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Agência AC

Maior obra da gestão do governador Gladson Cameli, a construção do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia é uma realidade. O futuro contorno da rodovia BR-317, que impactará positivamente cerca de 50 mil habitantes das duas maiores cidade do Alto Acre, segue dentro do cronograma estabelecido e promete movimentar a economia da região, com a geração de emprego e renda.

Construção do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia já é realidade. Orçada em R$ 57,5 milhões, obra é a maior em execução na gestão de Gladson Cameli. Foto: Diego Gurgel/Secom

A obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio do consórcio formado pelas construtoras Cidade, CZS e Meta. O investimento total é de R$ 60,4 milhões, com previsão de entrega até o fim de 2022.

O anel viário terá extensão de 10,3 quilômetros, contemplando ainda uma nova ponte sobre o Rio Acre. Com 251,5 metros de cumprimento, os trabalhos para a construção da estrutura estão em andamento. Nesta etapa, além do rebaixamento do terreno e das escavações necessárias para a construção das fundações e pilares, o canteiro de obras está em fase final de implantação.

Local onde está sendo construída a ponte. Nesta etapa, trabalhos se concentram no rebaixamento do terreno e escavações para construção das fundações e pilares da estrutura. Foto: Cedida

Orçada em R$ 18,6 milhões, a ponte deverá consumir cerca de 550 toneladas de aço e 5,5 mil metros cúbicos de concreto. Segundo Eduardo Brito, gerente de contratos da Construtora Cidade, empresa responsável pela estrutura, a meta é concluir o levantamento das fundações e pilares até o próximo mês de dezembro.

“O nosso principal desafio nesta obra é com o curto período sem chuvas na região. Até o fim deste ano, queremos acelerar o máximo possível na parte de fundações e pilares, para que possamos cumprir o cronograma e entregar a ponte concluída em dezembro de 2022”, argumentou.

A técnica empregada na construção da ponte será a de balanço sucessivo. Nesse sistema, a estrutura não precisa de escoramentos, sendo possível avançar a obra a partir dos dois pilares principais erguidos em cada margem do rio. O método é considerado bastante seguro e é muito utilizado na engenharia.

Perspectiva da futura ponte sobre o Rio Acre, que integrará o contorno rodoviário da BR-317. Foto: Reprodução

Nos próximos dias, duas frentes de serviço estarão iniciando as obras do novo traçado da BR-317. Em Epitaciolândia, o anel viário terá 6,12 quilômetros e em Brasileia serão 4,18 quilômetros. A estrada contará com duas pistas de rolamento e acostamento.

Atualmente, 25 operários trabalham na construção ponte. A partir de setembro, o número deve aumentar. Quando estiver em seu auge, previsto para o segundo semestre de 2022, todo o complexo rodoviário empregará cerca de 200 pessoas. A mão de obra local terá prioridade na contratação.

No auge da obra do anel viário, previsto para o segundo semestre de 2022, empreendimento deverá contar com a força de trabalho de 200 operários. Foto: Diego Gurgel/Secom

Desenvolver o Acre é um dos pilares da administração do governador Gladson Cameli. Segundo o chefe de Estado, o anel viário terá relevante contribuição no progresso da região do Alto Acre e resolve uma demanda histórica dos moradores de Brasileia e Epitaciolândia.

“Esse contorno rodoviário é o último gargalo a ser superado naquilo que chamo de ‘segundo Canal do Panamá’, que é a união do Atlântico com o Pacífico. Todo o fluxo pesado de caminhões e carretas não passará mais pela zona urbana, melhorando a segurança e fluidez do trânsito nas duas cidades. Estamos preparando o Acre do futuro, com mais oportunidade para todos. Essa é uma obra histórica e, se Deus quiser, vamos transformar esse sonho em realidade para a população”, declarou.

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ACRE

Cidades com mais de 250 mil habitantes, Estados e DF têm até amanhã, 6, para enviar respostas à Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana

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Marcelo Gomes para o AcreNews

Termina amanhã, 6 de agosto, o prazo para resposta à Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana, a Pemob. Devem preencher o formulário as cidades com mais de 250 mil habitantes, os 26 Estados e o Distrito Federal. O estudo está sendo coordenado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR.

Fernanda Barbosa, assessora técnica do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos do MDR, explica a importância das informações para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes para o setor.

“Essas informações são muito importantes para o MDR porque auxiliarão na construção do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade e farão parte também do diagnóstico do setor no País. Por isso fiquem atentos, porque o prazo se encerra na próxima sexta-feira, 6 de agosto.”

A Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana busca aperfeiçoar as políticas públicas de mobilidade urbana desenvolvidas pelo Governo Federal. O estudo identifica, entre outras informações, a qualidade dos serviços de transporte público coletivo, as fontes de receita, inovações tecnológicas e o uso de fontes de energia menos poluentes.

Para saber mais sobre ações de mobilidade urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

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