Connect with us

POLÍTICA

Marina aprova plano assinado por Gladson e mais sete governadores sobre recuperação da Amazônia

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Os governadores do consórcio Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) lançaram na última sexta-feira (16) um plano para recuperação da Amazônia. A meta é angariar recursos para a preservação da região e conter o desmatamento, que tem batido recordes.

O plano quer ver o freio ao desmatamento ilegal, aposta na produção sustentável, inovação e capacitação e infraestrutura verde. O investimento inicial vai ser de R$ 1 bilhão e 500 milhões com recursos públicos, privados e de bancos de fomento e fundos, como o Fundo Constitucional do Norte. A ex-ministra Marina Silva (Rede) elogiou a iniciativa e avaliou como importante o plano que foi assinado por Gladson Cameli (PP) e outros sete governadores.

Uma das principais apostas dos governadores da região é o desbloqueio do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, o banco de fomento do governo federal. Os recursos estão parados desde 2019 em uma conta bancária.

“Muito importante a iniciativa dos governadores da Amazônia que propõe uma recuperação da região com base em eixos como o fomento a uma economia baseada nas aptidões do bioma; tecnologias verdes; infraestrutura verde e combate ao desmatamento ilegal”, escreveu Silva em sua rede social acrescentando: “Infelizmente, os governos subnacionais precisam fazer uma articulação dessa magnitude sem o devido suporte do governo federal, em função da falta de compromisso e de uma visão estratégica e atualizada deste, para resolver também os entraves diplomáticos no acesso a financiamento para as atividades propostas no Plano de Recuperação Verde (PRV)”.

Segundo Marina, “há recursos, inteligência, conhecimentos e saberes modernos e ancestrais, e já foi feito até um plano de desenvolvimento sustentável para a região, produzidos para fazer da Amazônia uma generosa solução para o Brasil e para o Planeta”. 

“Faltam a vontade política e a competência de um governo federal que consiga retirar tudo isso da condição de possibilidade para colocar na prática, tornando realidade. Ainda bem que os governadores estão conseguindo se articular para iniciar algo. Que dê frutos”, concluiu.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas