Connect with us

INTERIOR

Zequinha Lima altera data das eleições para subprefeitos em Cruzeiro do Sul: Só em setembro

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Fotos: Ismael Medeiros e Arquivo Pessoal

Cruzeiro do Sul é uma das poucas cidades, se não a única, do Acre que realiza eleição para subprefeitos. Nesta semana, o prefeito da cidade, Zequinha Lima (PP) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) uma alteração importante no processo da eleição deste ano. Em caráter excepcional, a eleição deste ano será no segundo domingo do mês de setembro.

“O processo eleitoral deverá seguir rigorosamente as medidas sanitárias impostas ao enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (COVID-19). Em caso de agravamento da pandemia por COVID-19, a comissão especial eleitoral deverá comunicar a Chefia de Gabinete do Prefeito Municipal, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, e de forma fundamentada, a necessidade de novo adiamento do pleito”, diz trechos da Lei N°880/2021.

O sistema de subprefeitos em Cruzeiro do Sul foi implantado por via decreto em 13 de dezembro de 2016. De acordo em Lei, o mandato de subprefeito terá validade ao término do mandato do Prefeito. No total, são sete comunidades que possuem representatividade do executivo municipal (Lagoinha, Santa Luzia, Assis Brasil, Pentecostes, São Pedro, Santa Rosa e Liberdade).

Ao subprefeito compete: “Representar politicamente a Prefeitura na região, propor à Administração Municipal prioridades orçamentárias relativas aos serviços, obras e atividades a serem realizadas no território da Subprefeitura, fiscalizar o cumprimento das leis, portarias e regulamentos, fornecer subsídios para a elaboração das políticas municipais e para a definição de normas e padrões de atendimento das diversas atividades de responsabilidade do Município, convocar audiências e reuniões para tratar de assuntos de interesse da comunidade e promover ações visando ao bem-estar da população local”.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Em Cruzeiro do Sul, Gladson assina ordem de serviço para reforma e ampliação do Centro Integrado de Meio Ambiente

Publicado

em

Por

Agência AC

Em mais uma ação alusiva ao Mês do Meio Ambiente, o governador Gladson Cameli autorizou a reforma e ampliação do Centro Integrado de Meio Ambiente (Cima) de Cruzeiro do Sul. A solenidade de assinatura da ordem de serviço ocorreu nesta sexta-feira, 18. O modelo de gestão implantado é inédito no Acre e fortalece ainda mais as políticas públicas na área do desenvolvimento sustentável.

Com investimento proveniente da fase II do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a atual sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), localizada na região central da cidade, será completamente modernizada para receber a nova estrutura. O valor da obra é de R$ 992,1 mil.

Com o Cima, a maioria dos serviços realizados somente em Rio Branco serão descentralizados e oferecidos em Cruzeiro do Sul, beneficiando todos os municípios do Vale do Juruá. Desta forma, o governo facilita a vida da população e contribui com o progresso econômico da segunda região mais habitada do estado.

“O que mais eu peço para a minha equipe é que não atrapalhe a vida das pessoas. O lema do nosso governo é desburocratizar e esse Centro Integrado é mais uma prova disso. Além, vamos ganhar agilidade e trazer economia para aqueles que procuram os serviços do Estado. Muito em breve, estaremos inaugurando essa obra”, afirmou o governador Gladson Cameli durante o evento.

Expectativa é que o Centro Integrado esteja em funcionamento a partir de outubro Foto: Diego Gurgel/Secom

A partir de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Instituto de Terras do Acre (Iteracre) estarão reunidos no mesmo espaço do Centro Integrado. De acordo com Israel Milani, este era um anseio antigo da população e que será realidade na gestão de Gladson Cameli.

“O governador nos deu a missão de destravar as políticas ambientais do nosso estado e é isso que estamos fazendo dentro da legalidade. Com esse Centro Integrado, o morador da zona rural terá acesso a emissão de licenciamentos ambientais, regularização fundiária, autorga de água, Cadastro Ambiental Rural e Programa de Regularização Ambiental, entre outros serviços que ele não conseguia fazer aqui no Juruá”, explicou o titular da pasta do Meio Ambiente.

Secretário Israel Milani afirmou que a instalação do Centro Integrado é um anseio antigo da população do Juruá Foto: Diego Gurgel/Secom

O lançamento da obra contou com a presença do presidente do Imac, André Hassem; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista; do subcomandante da Polícia Militar, coronel Luciano Dias; e do primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Gonzaga.

Continuar lendo

INTERIOR

Incentivo na agricultura: Assis Brasil reabre a feira do produtor

Publicado

em

Por

Ignorados pela gestão passada, os produtores rurais em Assis Brasil, ganharam um grande incentivo na última sexta-feira. A prefeitura de Assis de Brasil reabriu a Feira do Produtor, espaço exclusivo para o comércio da produção local. Com apoio da Secretaria de Produção do Estado sob a coordenação da secretaria municipal de Agricultura, a gestão do prefeito Jerry Correia ofertou a oportunidade aos agricultores que não tinham mais um local adequado para vender os produtos.

“ Estamos reabrindo esse espaço graças ao esforço e o trabalho do prefeito Jerry que colocou essa meta como prioridade logo no início da gestão”, disse o secretário de agricultura Waldemar Lopes.

A prefeitura viabilizou o transporte para o escoamento da produção até a cidade e revitalizou o espaço que recebeu dezenas de clientes a procura dos produtos locais.

“Estamos inaugurando hoje esse espaço para fortalecer nossa agricultura e incentivar nossos produtores que estavam esquecidos na zona rural. Todas as sextas feiras teremos aqui produtos a baixo custo, sem atravessadores, direto para mesa da população”, observou o prefeito.

Continuar lendo

ACRE

Associação que apoia autistas faz caminhada marcante nas ruas de Senador Guiomard

Publicado

em

Por

Nesta sexta feira, 18, a Associação Família Azul, de Senador Guiomard, juntamente com as famílias de crianças autistas, fez uma caminhada até a prefeitura do município em busca de apoio para a terapia de seus filhos. Coordenada pela professora Adriana Rogéria, presidente da Associação, o evento foi um sucesso.

Hoje, são mais de 90 crianças diagnosticadas que foram localizadas pela Associação e que se encontram sem nenhum tratamento ou acompanhamento. Por meio dessa caminhada, as famílias tentam sensibilizar o poder público para que seja fornecida a terapia, algo que já está assegurado por lei desde 2012.

Esteve presente na caminhada as vereadoras Williane Jardim e Alessandra Mesquita. Associação agradeceu o apoio de todos os presentes e lamenta a ausência dos demais vereadores, bem como a indisponibilidade da prefeita de receber as famílias que estiveram na frente da prefeitura em busca de uma resposta.

As famílias continuam sua luta, de forma pacífica e buscando do poder público um olhar com mais empatia pela causa.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas