ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente da FAEAC pede ao IDAF que prorrogue data limite para semeadura da soja no Acre
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Veronez, enviou um ofício nesta terça-feira, 9, ao presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal, José Francisco Thum, pedindo adoção da portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que ampliou a data limite no calendário de semeadura de soja para a safra 2023/2024.
No ofício, o pecuarista afirmou que a portaria do MAPA tem como objetivo mitigar os prejuízos causados pelo atraso na semeadura e a escassez de chuvas no início da safra em diversos estados. Na região Norte, apenas o Acre foi beneficiado com essa portaria. Além disso, outros seis estados foram incluidos Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Tocantins.
“As condições climáticas adservas, com atrasos das chuvas, alteraram o tempo de plantio da soja, com consequente prejuízo para os produtores. Os efeitos negativos dessa situação tem trazido preocupação aos produtores, arguindo que a época de semeadura não será suficiente para a realização do trabalho”, afirmou Veronez.
Já no Acre, o período de semeadura foi prorrogado em 20 dias, alcançando agora até o dia 18 de janeiro de 2024. Anteriormente, o cronograma ia de 21 de setembro a 29 de dezembro de 2023.