Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Problemas na captação de água do Saerb estão próximo do fim, garante Prefeitura de Rio Branco

Publicado

em

Com a instalação 4 novas bombas e a chegada dos tubos de alta densidade, que servirão de dutos para captação do Rio Acre, pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), até a Estação de Tratamento de Água (Eta 2), a prefeitura estima que no máximo em 30 dias, os problemas ocorridos no mês passado, que deixou toda capital sem distribuição de água, seja finalmente solucionado.

Enoque: “Material vai diminuir as constantes manutenções” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Enoque Pereira, diretor-presidente da autarquia, garante que com as novas bombas e os dutos de alta densidade montados, além de facilitar na captação, vai diminuir as constantes manutenções do sistema e as Etas 1 e 2, vão operar com 100% de sua capacidade.

“Até concluir a obra, a gente está garantindo o abastecimento ainda na sua capacidade quase máxima. É uma garantia que não vai mais ter esse colapso, mas até lá, a gente vai estar ainda captando, tratando e distribuindo de uma forma tranquila. É um bloco que demora a curar. Então eu acredito que em 20 dias, a partir da semana que vem, a gente tenha já essa rede totalmente feita e sendo usada”.

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom visitou pessoalmente o local nesta sexta-feira (28), para verificar a chegada dos tubos de alta densidade, que são fundamentais para a melhoria do sistema de abastecimento de água na capital acreana. Ele recebeu explicações dos técnicos sobre a montagem de captação e refletiu sobre o estado em que recebeu o sistema de água de Rio Branco quando assumiu a prefeitura.

Bocalom: “Nós temos uma equipe competente” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Pensa numa dor de cabeça. Vocês estão acompanhando desde 2022, quando a gente pegou o sistema, não tinha uma bomba de reserva. Há 23 anos não se comprava uma bomba. Os tubos estouravam como aconteceu em 23. Enfim, e agora aconteceu de virar as duas balsas e cair as duas estações de captação. Então, realmente, a coisa estava crítica, mas muito crítica, mas Deus é bom. Nós temos uma equipe competente e fomos para cima, não deixamos faltar dinheiro e graças a Deus a gente está agora reformulando tudo. Esse que está chegando agora, que são seis carretas de tubos, cinco ou seis carretas de tubos que estão chegando, é exatamente para a gente resolver o problema de vez”.

Resolvido o problema de captação, das Etas 1 e 2, o prefeito pontuou, que ainda é preciso substituir a maioria das redes de distribuição por serem antigas, muitas com mais de 40 anos de uso, o que impacta no vazamento e desperdício, impedindo que a água tratada, chegue até as casas das pessoas.

“A gente conseguiu aprovar, através da Defesa Civil Nacional, um projeto de quase 17 milhões. A gente está refazendo aqui toda a Eta 2. A gente sabe que são tubulações velhas que precisam ser alteradas, trocadas. Agora isso é caríssimo! A gente vai resolver o problema da captação, o problema do tratamento, aí a gente entra na distribuição que exatamente substituir uma quantidade enorme de canos velhos que tem pela cidade, mas devagar a gente vai vencendo. Tenho fé em Deus e com a ajuda do nosso povo, com o entendimento do nosso povo, a gente vai chegar lá”, finalizou o Prefeito.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas