ECONOMIA
Produzida no Acre e em mais 15 estados, borracha natural tem aumenta na taxa de importação
O governo federal aprovou, em reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Camex, na terça-feira (15), o aumento da alíquota do imposto aplicada pelo Brasil à importação da borracha natural. O imposto do elastômero, subproduto da borracha, passará de 3,2% para 10,8%, por um período de 24 meses.
A heveicultura brasileira enfrenta dificuldades conjunturais por conta das quedas acentuadas no preço internacional do elastômero e da consequente perda de competitividade frente aos produtos importados de países do Sudeste Asiático.
“A indústria voltou a consumir mais produtos aqui no Brasil, mas deve comprar dos produtores brasileiros. Aprovamos hoje a taxação de 10,8% na importação de borracha natural. Isso vai fortalecer os produtores, a cadeia produtiva e a indústria também”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Ele explicou que no começo do ano o governo precisou retomar a taxação de pneus importados para o Brasil, sendo uma medida importante que fortalece toda a cadeia da borracha natural, desde o produtor até a indústria nacional. O governo anterior havia retirado a taxação.
Segundo Fávaro, foi tomada outra decisão importante junto com a diretoria da Conab, para lançar editais de apoio à comercialização da borracha. Para ele, as medidas vão fortalecer tanto a indústria como os produtores.
A heveicultura ou produção de seringueiras, árvore de onde é extraído o látex que se transforma em borracha natural na indústria, é considerada uma atividade 100% sustentável, visto que as florestas são plantadas.
Há cada safra, o Brasil produz cerca de 200 mil toneladas de borracha beneficiada. A seringueira é cultivada em todas as regiões do país: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Acre, Pará, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Maranhão, Piauí, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.
A borracha natural é uma commodity agrícola e partir dela se fabrica mais de 80 mil itens, como pneus, solas de sapato e materiais cirúrgicos. [Portal Agro2]