Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde entrega 75 mil kits para exame preventivo de atenção básica à saúde da mulher

Publicado

em

Na continuidade dos investimentos destinados à saúde, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesascre) e da Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Daps), realizou na manhã desta quinta-feira, 22, a entrega de 75 mil kits para a realização do exame preventivo do câncer de colo de útero (PCCU), destinados às unidades básicas de saúde dos 22 municípios.

Além dos 75 mil kits para papanicolau, Saúde também entregou aos municípios 8.600 fixadores celulares em spray e 70 mil espéculos vaginais descartáveis. Foto: Júnior Aguiar/Secom

A solenidade de entrega aos municípios, realizada no hall de entrada da Secretaria de Estado de Saúde, contou com a presença do secretário de Saúde Alysson Bestene, da secretária adjunta de Assistência à Saúde, Paula Mariano, e de secretários de saúde de seis cidades: Acrelândia, Assis Brasil, Rio Branco, Tarauacá, Manoel Urbano e Xapuri.

Solenidade contou com a presença de secretários estaduais e municipais de Saúde. Foto Júnior Aguiar/Secom.

“Ações como essa fortalecem e ampliam a oferta de cuidados, pois a prevenção do câncer do colo de útero, quarta causa de morte em mulheres no Brasil, só acontece de duas maneiras: por meio da vacina contra o HPV, recomendada pelo Ministério da Saúde, e pela forma tradicional, que consiste na detecção precoce. Por isso, a importância do exame preventivo ser feito regularmente”, destaca Paula Mariano.

A ação é coordenada pelo Núcleo de Crônicas e Eixo-Câncer da Sesacre, e a aquisição dos kits é feita a partir de uma parceria com o Banco Mundial (Proser). Foram entregues 75 mil kits para papanicolau, básicos e descartáveis, 8.600 fixadores celulares em spray e 70 mil espéculos vaginais descartáveis.

O objetivo do investimento, conforme explica Alysson Bestene, é estruturar as unidades de saúde e, assim, melhorar a cobertura do exame preventivo de câncer do colo de útero em mulheres a partir de 25 anos.

“Agradecemos ao governador Gladson Cameli por esse olhar atencioso com a saúde das mulheres acreanas. Esses kits de PCCU, que a partir de hoje estarão disponíveis nas unidades de Saúde, são fundamentais para o rastreamento do câncer de colo do útero, um dos exames mais importantes para a saúde feminina”, observa Bestene.

Presente à solenidade de entrega, o secretário de Saúde de Acrelândia, Vitor Martinelli, que também atua como vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), abordou a importância dos insumos e agradeceu os investimentos.

“Enfrentamos momentos difíceis na Saúde por conta da pandemia da Covid-19. Mas é preciso reconhecer esforços e investimentos que não foram esquecidos em outras linhas de cuidados, como a de hoje, com a entrega desses importantes materiais para detecção precoce e posterior tratamento, nos casos de câncer de colo de útero. Portanto, agradeço ao governo do Estado e à Secretaria de Saúde por essa atenção aos municípios”, ressalta Martinelli.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina e a quarta causa de morte de mulheres com câncer no Brasil.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Prefeito de Assis Brasil anuncia Copa Indígena e Copa Rural de futebol de campo

Publicado

em

Por

O prefeito Jerry Correia anunciou a realização de duas grandes competições esportivas. A primeira já teve início e é a I Copa Indígena de Futebol de Campo, competição que teve a realização de sua primeira fase na Terra Indígena Mamoadate, Rio Iaco. A próxima fase acontecerá no mês de outubro na Terra Indígena Cabeceiras do Rio Acre, na Aldeia Três Cachoeiras. A final da Copa Indígena de Futebol será realizada na cidade, entre o campeão do Rio Iaco e o campeão do Rio Acre.

Já a Copa Rural de Futebol de Campo será realizada durante todo o mês de outubro. As inscrições das equipes estarão abertas entre os dias 20 e 24 de setembro. A final da competição também será realizada no estádio municipal José Dantas.

“É hora de resgatar nosso potencial esportivo. Estamos realizando o Campeonato Municipal de Futsal, abrimos uma escolinha de futebol que já atende mais de 90 crianças e agora vamos realizar uma copa de futebol rural e indígena. O povo de Assis Brasil ama o esporte e essa gestão vai fazer acontecer”, disse o prefeito.

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Poste de iluminação cai e atinge brasileiros em moto na cidade de Cobija

Publicado

em

Por

O Alto Acre

Um vídeo postado na página do jornalista boliviano Kiki Navala, mostra dois homens feridos e caídos rua 9 de Fevereiro, nas proximidades da parte comercial do centro da cidade de Cobija, sangrando e sendo ajudados por terceiros.

As informações ainda estão sendo levantadas, mas, que as vítimas seriam brasileiros que estavam em uma moto quando o poste de iluminação pública caiu e os atingiu. Ambos mostram ferimentos na cabeça e sangravam muito.

O incidente teria acontecendo no momento em que ventava muito no local. Os dois foram socorridos e levados para o hospital universitário Roberto Galindo Terán, onde foram atendidos e estão em observação.

Nenhum nome havia sido divulgado até o momento.

Matéria ainda em levantamento.

IMAGENS ABAIXO SÃO FORTES – EXIGE CAUTELA

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegam mais de mil doses de vacina anti-Covid nesta quarta-feira, 15, no Acre

Publicado

em

Por

Agência AC | Foto: Junior Aguiar/Sesacre

O governo do Acre recebeu na tarde desta quarta-feira, 15, mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São 1.170 doses da fabricante Pfizer para o processo de imunização dos acreanos. Esta é a 49ª pauta de distribuição enviada pelo Ministério da Saúde (MS).

Esta é a 49ª pauta de distribuição enviada pelo Ministério da Saúde (MS). Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Após a chegada dos imunizantes, o governo do Estado se torna responsável pela distribuição imediata aos municípios que estão recebendo lotes da Pfizer e que são responsáveis pelo cronograma de vacinação. A logística de entrega desenvolve-se com o auxílio das demais instituições, como a Segurança Pública, para que os imunizantes cheguem de forma célere e segura às localidades mais isoladas.

O governo do Acre, por meio das equipes de imunização do Estado, está desenvolvendo nos municípios a ação intitulada Caravana da Vacinação, que tem como objetivo auxiliar as secretarias municipais de Saúde a atingir maior número de cidadãos. Além disso, a vacina contra a Covid-19 também é aplicada em ações do Programa Saúde Itinerante, para que o quanto antes seja alcançada a imunidade de rebanho.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia