Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde entrega 75 mil kits para exame preventivo de atenção básica à saúde da mulher

Publicado

em

Na continuidade dos investimentos destinados à saúde, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesascre) e da Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Daps), realizou na manhã desta quinta-feira, 22, a entrega de 75 mil kits para a realização do exame preventivo do câncer de colo de útero (PCCU), destinados às unidades básicas de saúde dos 22 municípios.

Além dos 75 mil kits para papanicolau, Saúde também entregou aos municípios 8.600 fixadores celulares em spray e 70 mil espéculos vaginais descartáveis. Foto: Júnior Aguiar/Secom

A solenidade de entrega aos municípios, realizada no hall de entrada da Secretaria de Estado de Saúde, contou com a presença do secretário de Saúde Alysson Bestene, da secretária adjunta de Assistência à Saúde, Paula Mariano, e de secretários de saúde de seis cidades: Acrelândia, Assis Brasil, Rio Branco, Tarauacá, Manoel Urbano e Xapuri.

Solenidade contou com a presença de secretários estaduais e municipais de Saúde. Foto Júnior Aguiar/Secom.

“Ações como essa fortalecem e ampliam a oferta de cuidados, pois a prevenção do câncer do colo de útero, quarta causa de morte em mulheres no Brasil, só acontece de duas maneiras: por meio da vacina contra o HPV, recomendada pelo Ministério da Saúde, e pela forma tradicional, que consiste na detecção precoce. Por isso, a importância do exame preventivo ser feito regularmente”, destaca Paula Mariano.

A ação é coordenada pelo Núcleo de Crônicas e Eixo-Câncer da Sesacre, e a aquisição dos kits é feita a partir de uma parceria com o Banco Mundial (Proser). Foram entregues 75 mil kits para papanicolau, básicos e descartáveis, 8.600 fixadores celulares em spray e 70 mil espéculos vaginais descartáveis.

O objetivo do investimento, conforme explica Alysson Bestene, é estruturar as unidades de saúde e, assim, melhorar a cobertura do exame preventivo de câncer do colo de útero em mulheres a partir de 25 anos.

“Agradecemos ao governador Gladson Cameli por esse olhar atencioso com a saúde das mulheres acreanas. Esses kits de PCCU, que a partir de hoje estarão disponíveis nas unidades de Saúde, são fundamentais para o rastreamento do câncer de colo do útero, um dos exames mais importantes para a saúde feminina”, observa Bestene.

Presente à solenidade de entrega, o secretário de Saúde de Acrelândia, Vitor Martinelli, que também atua como vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), abordou a importância dos insumos e agradeceu os investimentos.

“Enfrentamos momentos difíceis na Saúde por conta da pandemia da Covid-19. Mas é preciso reconhecer esforços e investimentos que não foram esquecidos em outras linhas de cuidados, como a de hoje, com a entrega desses importantes materiais para detecção precoce e posterior tratamento, nos casos de câncer de colo de útero. Portanto, agradeço ao governo do Estado e à Secretaria de Saúde por essa atenção aos municípios”, ressalta Martinelli.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina e a quarta causa de morte de mulheres com câncer no Brasil.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas