Connect with us

SAÚDE

Com mais de 80 crianças diagnosticadas com autismo, município do Quinari poderá ter Associação por inciativa de professora

Publicado

em

Evandro Cordeiro

A professora Adriana Rogéria, ex-secretária de Educação da prefeitura do Quinari, município 20km distante de Rio Branco, é a principal entusiasta da futura criação de uma Associação, cujo objetivo é abraçar crianças e adultos portadores de autismo e seus familiares. Falta pouco para as coisas andarem, pelo que ela informou ao Acrenews. Professora de carreira, casada e mãe de um filho, ela tem mais que razões para capitanear a ideia.

Primeiro, o significativo número de pessoas diagnosticadas com autismo naquele município, 80, segundo o último levantamento; segundo, a convivência com o filho dentro de casa com grau leve de autismo, uma condição que costuma ser identificada na infância, com os sinais iniciais aparecendo já nos primeiros meses de vida. O autismo pode afetar a comunicação, a capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Num papo bem rápido com o site, a professora fala da iniciativa e do dilema de ter que encarar de frente esse transtorno de desenvolvimento que sempre existiu, mas só agora é conhecido por todos em função da possibilidade de diagnósticos mais rápidos e precisos.

Veja nossa conversa:

Acrenews – Como surgiu a ideia de criar uma Associação aí em Senador Guiomard para cuidar de autistas e de suas famílias, professora?

Professora Adriana – Surgiu após o diagnóstico do meu filho e de perceber que existiam muitas outras crianças enfrentando as mesmas dificuldades, porém as famílias se encontravam desamparadas, sem informações e apoio da gestão pública. Através da Associação tentamos levar informações e apoio às famílias que possuem crianças diagnosticadas com TEA e as que ainda estão em investigação. Ao mesmo tempo, lutamos para que seus direitos sejam garantidos.

Acrenews – Qual a importância de criar essa Associação?

Professora Adriana – Pela Associação, através de parceria com as famílias, conseguiremos providenciar as documentações e registros necessários para ser oficialmente registrada. Hoje lutamos por um espaço para funcionamento, pois ela funciona na minha residência.

Acrenews – É verdade que no Quinari existem hoje 80 diagnósticos de autismo?

Professora Adriana – Com um censo realizado pela Associação, no início do ano, localizamos 80 crianças, mas sabemos que o número é bem maior e solicitamos ajuda da gestão pública para localizar essas demais famílias. Diariamente novas famílias vêm nos procurar em busca de auxílio. Este número tem crescido, novos diagnósticos têm sido alcançados e novas famílias acolhidas.

Acrenews – Professora, 80 pessoas com autismo no Quinari não é muito para uma cidade tão pequena?

Professora Adriana – Sim. Chega a ser assustador, mas é a realidade. Nos preocupamos, pois, muitas famílias ainda desconhecem sobre o autismo, dificultando assim a busca por um diagnóstico.

Acrenews – Qual a principal necessidade de primeira hora para essa Associação entrar em pleno funcionamento?

Professora Adriana – A princípio um espaço para atender essas famílias, pois, a parti daí, poderíamos buscar parcerias para atendimento terapêutico no próprio município, uma vez que a falta de terapias tem causado danos permanentes à vida dessas crianças, podendo até mesmo serem irreversíveis.

Acrenews – A senhora ainda não conseguiu levar essa causa até a primeira-dama do Acre, a Ana Paula Cameli? Ela parece sensível a essas causas.

Professora Adriana – Ainda não, mas pretendo sim chegar até ela. Temos as melhores informações sobre a primeira-dama, principalmente em relação a essas causas.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas