Connect with us

SAÚDE

Servidor recém-aposentado da antiga Eletroacre está entre as seis vítimas de Covid desta segunda

Publicado

em

José Simplício, que se aposentou ano passado, perdeu a luta pra Covid nesta segunda

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 173 casos de infecção por coronavírus nesta segunda-feira, 3, sendo 84 casos confirmados por exames RT-PCR e 89 por testes rápidos. O número de infectados saltou de  78.152 para 78.325 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 206.733 notificações de contaminação pela doença, sendo que 127.987 casos foram descartados e 421 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 71.929 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 199 pessoas seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Mais 6 notificações de óbito foram registradas nesta segunda-feira, 3 de maio, sendo 3 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.552 em todo o estado.

Óbitos do sexo masculino:

Morador de Rio Branco, R. A. N., de 65 anos, deu entrada no dia 17 de abril, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), e faleceu no dia 2 de maio.

J. P. N., de 72 anos. Morador de Feijó, deu entrada no dia 28 de abril, no Hospital Geral de Feijó, vindo a falecer no dia 2 de maio.

Morador de Sena Madureira, J. R. S. A., de 56 anos, deu entrada no dia 19 de abril, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu nesta segunda-feira, dia 3 de maio.

Óbitos do sexo feminino:

Moradora de Tarauacá, M. G. A. O., de 65 anos, deu entrada no dia 1º de maio, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, vindo a óbito no dia seguinte, 2.

M. P. S. A. A., de 66 anos. Moradora de Rio Branco, deu entrada no dia 21 de abril, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu no dia 2 de maio.

Moradora de Rio Branco, M. M. S., de 49 anos, deu entrada no dia 21 de abril, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu nesta segunda-feira, dia 3 de maio.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Nota técnica autoriza antecipação da 2ª dose da Pfizer para 21 dias

Publicado

em

Por

Agência AC

Com a iminência da variante Delta, que está se tornando predominante no mundo, o Ministério da Saúde autorizou os estados a aplicarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19, produzida pela farmacêutica Pfizer, 21 dias após a primeira dose.

De acordo com a nota técnica produzida pela equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, fica definido que, a partir da pauta nº 31, está permitido aos municípios, se houver estoque disponível, a antecipatagção da segunda dose para as pessoas que tenham interesse e que tenham sido vacinadas nos meses de referência maio e junho de 2021.

Ainda de acordo com a nota técnica, “a recomendação é restrita à vacina do laboratório Pfizer, pelo Estado ter recebido um estoque superior ao esperado, sendo possível atender a essa demanda. A expectativa é de antecipação da vacinação de 12.000 pessoas, em média,  em todo o estado”.

Confira a nota técnica da íntegra:

NOTA TÉCNICA – 008.2021

Continuar lendo

SAÚDE

Acre registra uma morte e 6 novos casos de coronavírus neste domingo, 1

Publicado

em

Por

Agência AC

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 6 casos de infecção por coronavírus neste domingo, 1° de agosto, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, fazendo com que o número de infectados salte para 87.141 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 238.968 notificações de contaminação pela doença, sendo que 151.815 casos foram descartados e 6 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 83.218 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 29 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Uma notificação de óbito foi registrada neste domingo, 1° de agosto, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.800 em todo o estado.

Óbito:

Morador de Rio Branco, A.F.L., de 42 anos, deu entrada no dia 18 de julho, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu neste sábado, 31 de julho.

Sobre os casos de Covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_ 01-08-2021

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Continuar lendo

SAÚDE

Após reativação do serviço de radioterapia, primeiro paciente infantil é recebido com humanização pela equipe do Estado

Publicado

em

Por

Agência AC

O equipamento de acelerador linear, ativado pelo governo do Estado na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) já está possibilitando o primeiro tratamento com radioterapia em paciente infantil. Na primeira sessão, realizada na sexta-feira, 30, a equipe multiprofissional da radioterapia, devidamente caracterizada de Homem-Aranha, super-herói preferido de Pedro Asaf Oliveira Rocha, 7 anos, criou um clima de festa e brincadeiras para tornar mais fácil esse momento marcante do pequeno na luta contra um tumor de Wilms (Câncer de Rim).

A sala de radioterapia do Hospital do Câncer funciona num anexo à Fundação Hospitalar do Acre, onde são tratados os pacientes com câncer. O setor estava parado desde 2016, foi reativado após reforma iniciada em 2019, que incluiu readequação física, refrigeração, contratação profissional para executar o serviço e substituição de peças para que o aparelho de acelerador linear voltasse a funcionar.

A etapa seguinte foi iniciar os processos de avaliação e comprovação de funcionamento do acelerador linear para liberação de funcionamento pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Tratar pacientes de câncer do Estado em seu próprio domicílio é o fator social mais positivo, pois antes os pacientes eram encaminhados para Porto Velho (RO) pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Primeiro paciente infantil participa de brincadeira com equipe da Unacon Foto: Cedida

Esse é o caso da família de Pedro Asaf, de Cruzeiro de Sul, que conhece bem a realidade, pois o pequeno luta contra a doença há quase três anos, já passou por três cirurgias para retirada de tumores, agora pode dispor do tratamento na capital, Rio Branco.

Maria Agna Freire Oliveira, mãe do pequeno paciente reconhece a eficiência da equipe do Hospital do Câncer, pois além da batalha  contra a doença, a criança tem problemas neurológicos que impossibilitavam andar e falar. Contudo, com o comprometimento da equipe já houve avanços na comunicação e também nos movimentos de locomoção.

“Agradeço e oro pelo nosso governador Gladson Cameli, pois Deus tocou o coração dele para que colocasse esse serviço para funcionar e assim como eu, outras mães também terão seus filhos tratados praticamente em casa”, comemorou Maria Agna.

Segundo a gerente da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, NilcIany Vilaço, o primeiro paciente infantil tratado com radioterapia na unidade do Estado é muito especial. Para a equipe, ele fez gestos indicando seu super-herói preferido e festejou com a equipe caracterizada, transformando o início do tratamento num momento terno, de muito acolhimento.

“As reações de alegria, a evolução no quadro clínico e a possibilidade de ajudar outras mães com suas crianças é que nos motiva estar no serviço público e fazer parte de um governo que luta pelo bem-estar das pessoas”, concluiu a gerente.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia