Connect with us

SAÚDE

Acreana faz relato emocionante sobre como lidou com o drama da Síndrome de Burnout

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Arquivo Pessoal

A professora acreana Ana Paula Diniz fez um depoimento emocionante sobre como venceu a Síndrome de Burnout, um problema de saúde que ganhou visibilidade no Brasil após a demissão da jornalista de Izabella Camargo, da Rede Globo São Paulo, onde os sintomas afetaram seu desempenho no jornalismo da emissora ocasionando em quebra de contrato.

No Acre, Ana Paula Diniz recebeu o diagnóstico da doença em 2017. Ela procurou ajuda médica após sentir alguns sintomas. “Eu adquiri a síndrome por conta das cobranças no trabalho, não estava dormindo direito, tinha crises de choro no trabalho, meus pés ficam inchados, tinha náusea e um dia tive uma crise de pânico na sala de aula. Fiquei achando que um aluno que entrou com um capacete era um assaltante”, comentou ao AcreNews.

Ana avalia que é preciso dar visibilidade para os sintomas da síndrome e influenciar as pessoas a buscarem ajuda médica. Ela também avalia que no período de pandemia e pós-pandemia muitas outras pessoas possam receber o mesmo diagnóstico, no entanto, ela pede sensibilidade das empresas para com os colaboradores e que inclusive façam campanha de conscientização no ambiente de trabalho.

“No mundo pós-pandemia a preocupação com essa síndrome deverá ser constante, as crises que estamos vivendo, tanto econômica e sanitária, mudaram tudo e, com isso, os chefes e empreendedores precisam repensar sob o formato de liderança, e que no ambiente que oferece uma boa convivência os funcionários somam com eficiência no resultado final, cobranças em excesso e abuso de autoridade são elementos que adoecem a alma do trabalhador, e assim, só diminui a produção. Romantizando muitos empregos, algumas empresas matam a nossa alma. Eu vivi dias de muito sofrimento, e hoje com o conhecimento acerca da síndrome me imponho em muitas situações. Não aceito mais passar por certas situações, ainda bem que consegui um bom acomodamento com profissionais e com a ajuda da minha fé venci ”

Tratando a Burnout com medicamentos, terapias e atividades religiosas, Ana Paula recebeu uma boa notícia na última semana. Ela foi informada que poderia ser considerada vencedora após longa e exaustiva batalha contra a síndrome.

“Eu venci a síndrome de Burnout! Confesso que não foram dias fáceis e que eu não imaginava que isso poderia acontecer comigo, primeiramente porque amo trabalhar e sempre dizia ao longo da minha vida profissional que ‘eu era muito feliz em exercer minha profissão’ e segundamente que me considerava uma pessoa de fé, com isso achava que jamais poderia viver um momento tão difícil, mas aconteceu e até eu identificar que essa situação que estava vivendo era depressão levou algum tempo, e até eu começar a fazer a terapia ainda levou meses, e quando cheguei ao consultório da psicóloga que nem orientou sobre uma possível síndrome de Burnout, só assim comecei a fazer o tratamento, e a pesquisar sobre o tema, e valorizar a medicação e entender eu precisar criar condições para virar essa página”, relatou.

Nas redes sociais, a professora, que vive atualmente no município do Bujari, enfatizou que o processo do ‘alívio da síndrome’, que não tem cura segundo a medicina, ocorreu por um misto de combinações. “Minha salvação veio através da combinação da fé e da vontade de conviver com os meus alunos, já que ensinar é uma das minhas maiores paixões. E só hoje me sentia à vontade para falar abertamente sobre esse assunto, depressão é algo muito sério, e síndrome de Burnout é uma das piores sensações que alguém pode sentir na vida, o medo de ficar sem os valores financeiros te faz ficar no fundo do poço”, acrescenta e finaliza: “Por isso, é que sempre falo: incentive as pessoas, ninguém sabe as guerras internas que elas estão passando, ouçam seus amigos, deixe um bilhetinho na mesa do seu colega de trabalho com simples bom dia! Isso pode mudar a vida de alguém que esteja passando exatamente o que eu passei numa verdadeira guerra com um oponente invisível”.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SAÚDE

Sem nenhuma morte, Sesacre registra 2 casos de coronavírus nesta terça, 3

Publicado

em

Por

Agência AC

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 2 casos de infecção por coronavírus nesta terça-feira, 3 de agosto, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, fazendo com que o número de infectados salte para 87.188 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 239.068 notificações de contaminação pela doença, sendo que 151.871 casos foram descartados e 9 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 84.869 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 27 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhuma notificação de óbitos foi registrada nesta terça-feira, 3 de agosto, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 1.802 em todo o estado.

Sobre os casos de Covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_ 03-08-2021

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Continuar lendo

SAÚDE

Nota técnica autoriza antecipação da 2ª dose da Pfizer para 21 dias

Publicado

em

Por

Agência AC

Com a iminência da variante Delta, que está se tornando predominante no mundo, o Ministério da Saúde autorizou os estados a aplicarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19, produzida pela farmacêutica Pfizer, 21 dias após a primeira dose.

De acordo com a nota técnica produzida pela equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, fica definido que, a partir da pauta nº 31, está permitido aos municípios, se houver estoque disponível, a antecipatagção da segunda dose para as pessoas que tenham interesse e que tenham sido vacinadas nos meses de referência maio e junho de 2021.

Ainda de acordo com a nota técnica, “a recomendação é restrita à vacina do laboratório Pfizer, pelo Estado ter recebido um estoque superior ao esperado, sendo possível atender a essa demanda. A expectativa é de antecipação da vacinação de 12.000 pessoas, em média,  em todo o estado”.

Confira a nota técnica da íntegra:

NOTA TÉCNICA – 008.2021

Continuar lendo

SAÚDE

Acre registra uma morte e 6 novos casos de coronavírus neste domingo, 1

Publicado

em

Por

Agência AC

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 6 casos de infecção por coronavírus neste domingo, 1° de agosto, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, fazendo com que o número de infectados salte para 87.141 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 238.968 notificações de contaminação pela doença, sendo que 151.815 casos foram descartados e 6 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 83.218 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 29 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Uma notificação de óbito foi registrada neste domingo, 1° de agosto, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.800 em todo o estado.

Óbito:

Morador de Rio Branco, A.F.L., de 42 anos, deu entrada no dia 18 de julho, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu neste sábado, 31 de julho.

Sobre os casos de Covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_ 01-08-2021

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia