Connect with us

CULTURA

Associação Acreana de Cinema promove eventos culturais de 22 a 30 de maio

Publicado

em

Por Assessoria

A Associação Acreana de Cinema-ASACINE, realizará do dia 22 a 30 de maio a partir das 19 horas no Theatro Hélio Melo, o XII Festival Acreano de Vídeos edição 2021 e o 1º FestCineMulher. Os dois eventos culturais que também contarão com diversas oficinas no seguimento do audiovisual no período matutino, estão sendo financiados pela lei Aldir Blanc, Governo Federal, Fundação Elias Mansour-FEM e Governo do Estado do Acre. 

Segundo um dos organizadores do evento, o cineasta Adalberto Queiroz, “serão no total 28 produções cinematográficas que farão parte da programação do Festival que foram selecionadas por uma equipe de avaliação extremamente rigorosa cujo objetivo este ano é revelar muitos cineastas desconhecidos. Portanto, uma das novidades do XII Festival, além dos cursos e oficinas que serão oferecidos de forma gratuita, será sem dúvida o 1º FestCineMulher. Trata-se do primeiro Festival de Vídeos específicos para as mulheres do Acre visando exibir filmes de produtoras acreanas e revelar novos talentos femininos no seguimento do audiovisual”.

Vale ressaltar que a equipe de organização do XII Festival, garantirá todos os cuidados higiênicos necessários no local buscando respeitar todas as normas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos com álcool em gel de todos as pessoas que estiverem no Theatro, visando evitar contaminação. Para o cineasta Enilson Amorim, “estes dois Festivais promovido pela Associação Acreana de Cinema (ASACINE) neste ano de 2021, mostra o quanto o Governo do Acre, através do Governo Federal, mesmo neste momento tão difícil em que estamos passando, tem investido na cultura, proporcionando aos artistas locais a oportunidade de mostrarem seus trabalhos e sobretudo serem remunerados através de sua arte”, finaliza o artista que também é escritor e membro da Academia Acreana de Letras-AAL.

AS OFICINAS

As oficinas a serem oferecidas no XII Festival Acreano de Vídeos são: oficina da história do cinema acreano com o cineasta Adalberto Queiroz de Melo, oficina de Edição de Imagens com Óscar Xavier e de animação em 2D e pequenos vídeos para celular. Todas as oficinas acontecerão no período da manhã no Theatro Hélio Melo a partir das 8 horas. A programação do evento será divulgada em breve nas redes sociais da entidade, e grupos de WhatsApp do seguimento do audiovisual.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CULTURA

Mostra Sesc de Cinema abre inscrições 2021

Publicado

em

Por

Portal Fecomércio

Estão abertas as inscrições da quarta edição da Mostra Sesc de Cinema, iniciativa nacional de fomento e difusão de produções audiovisuais independentes de todas as regiões do Brasil. Até 30 de junho, cineastas vão poder inscrever gratuitamente seus trabalhos pelo hotsite www.sesc.com.br/mostradecinema, onde também está disponível o regulamento completo da iniciativa.

A Mostra será composta pelo Panorama Estadual, Panorama Brasil e Panorama Infanto-juvenil. Para o Panorama Estadual, que acontecerá de forma online nos canais do Sesc Acre ou presencialmente nas unidades do Sesc, serão selecionadas até 20 produções. Já para os panoramas Brasil e Infanto-juvenil, serão escolhidos 31 filmes, indicados pelas curadorias estaduais e que terá edição totalmente virtual pela primeira vez no site da Mostra. Sendo possível o formato presencial, o Sesc Acre, seguirá todos os protocolos de segurança da COVID-19.

Podem ser inscritos filmes de curta, média e longa duração que não tenham entrado no circuito comercial de cinema, plataformas comerciais de filmes ou que já tenham inscritas em edições anteriores da Mostra Sesc de Cinema. As obras devem estar disponíveis em formato digital e em plataformas de vídeo, legendadas, caso a obra esteja em outro idioma, e ter sido finalizada a partir de 1º de janeiro de 2019.

Nas três edições anteriores, a iniciativa recebeu mais de 3,5 mil submissões de produções, e Pernambuco se manteve entre os estados com maior volume de trabalhos inscritos. Foi daqui também que foram selecionados para etapa nacional filmes como Mateus, de Déa Ferraz, e Fantasia de Índio, de Manuela Andrade.

“A diversidade da produção cinematográfica selecionada através de uma rede curatorial que reúne todas as regiões do país, mas também a diversidade de públicos que a MSC proporciona aos realizadores, são os pilares dessa iniciativa. Num momento de crise como o que estamos passando agora, garantir incentivos e espaços qualificados de exibição, presencial e virtualmente, é fundamental”, defende a instrutora de Atividades Artísticas do Sesc Pernambuco, Naruna Freitas.

As obras selecionadas no Panorama Brasil e Infanto-juvenil terão contrato de licenciamento para veiculação em caráter educativo e cultural pelo período de um ano. Para isso, terão a remuneração única e o valor varia de R$ 2,5 mil a R$ 5 mil bruto. O resultado com os filmes selecionados será divulgado até o dia 30 de setembro.

Lançado em 2017, esse concurso busca incentivar e dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, contribuindo para a promoção e o lançamento de novos artistas de todo o país. Em sua última edição, realizada em 2019, a Mostra Sesc de Cinema recebeu 1200 produções.

Continuar lendo

CULTURA

Governo realiza exposição para celebrar aniversário do Estado

Publicado

em

Por

Desembarque de animais de aeronave, década de 1940 (Acervo Digital: Dept° de Patrimônio Histórico e Cultural – FEM)

Ascom/FEM

O Governo do Estado do Acre, com curadoria da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) realiza, de 15 a 27 de junho, uma exposição celebrando o aniversário de 59 anos da emancipação do estado. A abertura da exibição ocorrerá no Memorial dos Autonomistas a partir das 16h.

Intitulada “1936: A trajetória – um voo pela história da aviação no Acre”, ela exibe uma réplica da aeronave Caça F-39, de propriedade da Força Aérea Brasileira (FAB). O aeroplano estará localizado na Praça dos Seringueiros, entre o Memorial e o Palácio Rio Branco. A exposição também conta a história da aviação no estado e sua participação fundamental no desenvolvimento político-econômico.

Às 17h o Theatro Hélio Melo exibirá um documentário sobre o tema e curtas sobre a história do cinema acreano.

Continuar lendo

ACRE

Vasta programação está sendo preparada para comemorar o aniversário dos 59 anos do Estado

Gameleira será local das primeiras comemoração do aniversário do estado

Publicado

em

Por

Agência AC

O aniversário de 59 anos da elevação do Acre à categoria de estado terá uma programação especial, elaborada pelo governo do Estado. Por causa da pandemia da Covid-19, as festividades serão restritas a um número reduzido de pessoas, e a programação começa no dia 15 e só se encerra no dia 27.

A primeira solenidade está marcada para terça-feira, 15, às 9h, no Mastro da Bandeira, na Gameleira, em Rio Branco. O governador Gladson Cameli irá acompanhar a substituição da bandeira do estado ao lado das tropas militares. No mesmo dia, às 16h, será realizada a abertura da exposição “1936: A trajetória – Um voo pela história da aviação no Acre”, no Memorial dos Autonomistas.

No mesmo período, serão exibidos, a partir das 17h, no Teatro Hélio Melo, compondo as comemorações, um documentário sobre a história da aviação no Acre e curtas sobre a história do cinema acreano. Por conta do aniversário do estado, segunda-feira, dia 14, será ponto facultativo para o funcionalismo estadual, e feriado no dia seguinte.

Veja os horários dos eventos culturais do aniversário do Acre

Dia 15.06 (terça-feira)

9h – Solenidade alusiva aos 59 anos do estado e substituição da bandeira acreana na Gameleira

16h – Cerimônia de abertura da exposição “Um voo pela história da Aviação do Acre”, no Memorial dos Autonomistas

A exposição permanecerá de 15 a 27, no Memorial dos Autonomistas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 15 às 18h. Aos finais de semana estará disponível das 15h às 20 horas.

De 15 a 27 serão exibidos, a partir 17h, no Teatro Hélio Melo, compondo as comemorações:

– Documentário sobre a história da aviação no Acre

– Curtas sobre a história do cinema acreano

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas