Connect with us

SAÚDE

Coronavírus dá uma recuada, mas continua matando e infectando no Acre

Publicado

em

Por Agência AC

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 98 casos de infecção por coronavírus nesta quarta-feira, 19, sendo 97 casos confirmados por exames RT-PCR, e 1 por critério clinico epidemiológico. O número de infectados saltou de 80.590 para 80.688 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 213.478 notificações de contaminação pela doença, sendo que 132.644 casos foram descartados e 146 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 73.085 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 188 pessoas seguem internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Mais 6 notificações de óbitos foram registradas nesta quarta-feira, 19 de maio, sendo 5 do sexo feminino e 1 do sexo masculino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.631 em todo o estado.

Óbitos do sexo masculino:

Morador de Rio Branco, J. W., de 73 anos, deu entrada no dia 13 de maio, na Unimed, vindo a óbito no dia 17 de maio.

Óbitos do sexo feminino:

Moradora de Rio Branco, C. M. M., de 64 anos, deu entrada no dia 19 de fevereiro, no Hospital Santa Juliana, vindo a óbito no dia 21 de março.

Moradora do Bujari, M. N. B. R., de 75 anos, deu entrada no dia 18 de março, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO- AC), vindo a óbito no dia 26 de março.

Moradora de Assis Brasil, M. R. M., de 43 anos, deu entrada no dia 28 de abril, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO- AC), vindo a óbito no dia 18 de maio.

Moradora de Rio Branco, E. M. D. P., de 60 anos, deu entrada no dia 15 de maio, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO- AC), vindo a óbito no dia 17 de maio.

Moradora de Rio Branco, M. N. S., de 26 anos, deu entrada no dia 3 de maio, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO- AC), vindo a óbito no dia 18 de maio.

Sobre os casos de Covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_19-05-2021

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Rio Branco – AC, 19 de maio de 2021

Secretaria de Estado de Saúde do Acre

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Gladson “invade” greve da saúde e apresenta pessoalmente proposta do Governo

Publicado

em

Por

Governador foi bem recepcionado por grevistas durante ato em frente ao Palácio Foto: Cedida.

Agência AC

Os trabalhadores da saúde ocuparam a esplanada do Palácio Rio Branco nesta segunda feira, 14, durante o primeiro dia de greve. Usaram um carro de som e colocaram em praça pública as principais reivindicações, que segundo eles, motivaram a paralisação.

Cobravam do governo um posicionamento e prometiam estender o manifesto por tempo indeterminado. Eles só não esperavam que o governador Gladson Cameli aparecesse no movimento. Como sempre faz, Gladson se juntou aos manifestantes e foi ouvir pessoalmente suas demandas. O clima não era hostil. Tanto o governador quanto os manifestantes estavam à vontade. Gladson pediu a palavra e disse que o movimento era legítimo. Reiterou que o governo sempre esteve de portas abertas para negociar e disse que o principal entrave para que as reivindicações sejam atendidas, é jurídico.

Governador esteve na reunião entre equipe de governo e sindicalistas depois de passar pelos manifestantes na porta do Palácio Rio Branco Foto: Cedida.

Depois, o governador entrou no Palácio, onde o secretário de saúde, Alysson Bestene e o secretário de Assuntos Estratégicos, Moisés Diniz, já discutiam a pauta com os representantes dos oito sindicatos. A conversa entre a equipe do governo e os sindicalistas foi cordial e produtiva. Bestene assegurou que o governo vai encaminhar oficialmente uma contraproposta capaz de atender a maioria dos pontos colocados pelos sindicalistas. Ele espera que o esforço do governo para adequar os pedidos dos trabalhadores ao limite de gastos seja considerado pelo comando de greve.

Conversa entre a equipe do governo e os sindicalistas foi cordial e produtiva Foto: Cedida.

“Desde o início do governo a gente vem tratando os sindicatos com transparência, respeito e muito diálogo. Aqui foi uma demonstração disso. Um conversa, ética, técnica, respeitosa. Vamos apresentar a contraproposta ainda hoje e atendendo o desejo do governador, saímos daqui com um bom resultado e muita responsabilidade com a coisa pública”, falou Alysson.

Gladson atendeu a imprensa e falou sobre o desejo do governo de entrar em acordo com os trabalhadores Foto: Cedida.

Adailton Cruz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, elogiou a tratativa do governo com as categorias, e destacou que o governo tem uma forma diferenciada de receber os sindicatos. “O atual governo, na questão da receptividade com os sindicatos, nem se compara com o governo anterior. Vamos levar o que recebemos como garantia aqui para a categoria decidir. Mas eu, particularmente, creio que os trabalhadores possam aprovar o que foi colocado pelo governo ”, disse Cruz.

Continuar lendo

SAÚDE

Acre disponibiliza plataforma para agilizar cadastro de vacinação da população geral

Publicado

em

Por

Agência AC

Para auxiliar no processo de cadastro de pessoas a serem vacinadas no estado do Acre que não pertencem aos grupos prioritários, o governo disponibilizou um link no Portal de Transparência do Estado, na seção Pacto Acre sem Covid. O cadastro pode ser acessado pelo link: http://www.covid19.ac.gov.br/vacina/inicio.

Cadastro visa auxiliar no processo de distribuição e organização de cada município Foto: Arquivo

“A iniciativa visa avaliar o quantitativo de doses a serem distribuídas aos municípios e para que os gestores municipais tenham conhecimento da sua população a ser imunizada fora dos grupos prioritários, e mesmo não sendo obrigatório, facilitará o serviço de distribuição das vacinas e também para o cidadão”, explica a chefe da Rede de Frio, Renata Quilles.

O cadastro está disponível apenas para a população geral que não esteja inclusa nos grupos prioritários do Ministério da Saúde. Na plataforma, o cidadão irá preencher um formulário com seus dados, como: nome, CPF, data de nascimento, município, endereço, telefone, e-mail e CEP.

Mesmo sendo uma ação de responsabilidade dos municípios, o Estado por meio da Rede de Frio Estadual, tem se mobilizado para auxiliar no processo de imunização, como a montagem do drive-thru no Arena Acreana, em parceria com o a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, assim como as ações itinerantes nos demais municípios, o que tem contribuído não apenas para a imunização contra a Covid-19, como também para a cobertura e alcance das metas do calendário vacinal.

Continuar lendo

INTERIOR

Cruzeiro do Sul inicia vacinação de pessoas entre 49 e 40 anos

Publicado

em

Por

A vacinação contra covid-19, em Cruzeiro do Sul, segue adiantada. Nessa semana, a prefeitura do município anunciou vacinação para pessoas entre 49 e 40 anos.

Todos os postos de vacinação da zona urbana estarão vacinando, a cada dia um grupo será atendido. Já a partir desta segunda-feira, 14, terá início a vacinação para população de 49 e 48 anos, que segue – em ordem decrescente – até sábado com as pessoas de 41 e 40 anos.

A prefeitura de Cruzeiro do Sul tem conseguido aplicar com rapidez as doses de vacina que chegam ao município, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Até o momento, a maioria das doses recebidas já foram aplicadas.

Para o médico e secretário de saúde do Município, Dr. Agnaldo Lima, isso vem acontecendo pois Cruzeiro do Sul tem priorizado a vacinação: “Nosso prefeito tem sido muito firme ao dizer que a vacina é o maior objetivo do trabalho. Nossas equipes absorveram isso e estão trabalhando com muito compromisso”. E seguiu: É claro que tudo depende das vacinas que chegam, mas quando chegam, nós procuramos ser rápidos e não deixar vacina parada. Afinal, quanto mais rápido vacinarmos, mais chance de virar essa página terrível da pandemia”, disse o médico.

O prefeito Zequinha Lima falou sobre o processo de vacinação no município: “Entendemos que nada é mais importante que a vacina. E acredito que o mínimo que podemos fazer é sermos rápidos e eficientes quando chegam as doses na nossa cidade. É só isso que estamos procurando fazer”. E continuou: “A vacina é a esperança, o caminho para que possamos controlar a covid-19 e salvar vidas”, disse o prefeito.

Com informações de Juruá em Tempo.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas