Connect with us

ACRE

Educação do Estado oferta Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais

Publicado

em

Agência AC

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) oferta o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio do Centro de Apoio ao Surdo do Estado do Acre (CAS), aberto ao público em geral. A inscrição ocorre na segunda-feira, 28, pelo endereço: https://www.even3.com.br/librasbasico2021

Os requisitos exigidos são: mínimo de 18 anos e o Ensino Médio completo.

As aulas terão inicio dia 5 de julho, durante a semana, no período da manhã, por meio do Google Meet. O curso foi elaborado para atender um público de pessoas interessadas em aprender Libras para se comunicar com pessoas surdas. As aulas serão práticas e teóricas, trabalhando com o participante o conhecimento em várias áreas da Libras.

“Voltamos oferecer o curso básico de Libras para a comunidade em geral, com o intuito de dar continuidade às nossas atividades divulgando a Língua de Sinais e colocando à disposição da comunidade que esteja interessada em fazer a inscrição”, concluiu a professora Joana D’Arc, coordenadora do Centro de Apoio ao Surdo do Estado do Acre

A metodologia do curso foi desenvolvida para que a sinalização compreenda cuidados com a estruturação do sistema linguístico, auxiliando em um espaço melhor formulado para uma língua de modalidade visual.

O curso pretende capacitar o aluno a se comunicar por meio da Libras de uma maneira prática e dinâmica, contando com material impresso, vídeos, exercícios e explanações ministradas por professores surdos e ouvintes.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Gladson decreta ponto facultativo nesta sexta-feira, 6 agosto, Dia da Revolução Acreana

Publicado

em

Por

Agência AC

Em comemoração aos 119 anos da Revolução Acreana, celebrado nesta sexta, 6, o governo do Estado do Acre decreta ponto facultativo, por meio do decreto nº 7.613, de 31 de dezembro de 2020, que dispõe sobre feriados e pontos facultativos no calendário anual de 2021.

Nas unidades de Saúde do Estado, incluindo os serviços de atendimento médico especializado, serviços de apoio diagnóstico, de internação, centros cirúrgicos, UTIs e central de agendamento de cirurgias, os atendimentos não sofrerão alteração. Ficam os secretários de Estado e as demais autoridades administrativas públicas autorizados a convocar seus servidores por necessidade do serviço, dispensando da respectiva compensação os servidores que cumprirem horário nesse período.

As agências bancárias irão funcionar normalmente nessa sexta-feira.

Acre festeja 119 anos do início da Revolução Acreana

Motivo de orgulho e festa para os acreanos, o dia 6 de agosto marca o início da Revolução Acreana. Foi nesse dia, no ano de 1902, que o gaúcho Plácido de Castro começou a terceira tentativa de tornar o Acre um território independente. Estrategicamente, a data foi escolhida por ele, pois foi o mesmo dia em que a Bolívia comemora sua libertação do domínio espanhol.

Em comemoração aos 119 anos da Revolução Acreana, celebrado nesse dia 6 de agosto, o governo do Estado do Acre decreta ponto facultativo (Foto de arquivo histórico)

Plácido de Castro já havia lutado na Revolução Federalista, no Rio Grande do Sul, e estava no Acre como agrimensor. Quando iniciou sua luta pelo estado acreano, o gaúcho de 26 anos fez história com a seguinte frase: “Não é festa, é revolução!”.

O palco do começo da revolução foi o bairro Seis de Agosto, em Rio Branco, que também comemora seus 117 anos.

Apesar de a Revolução Acreana ser comemorada no dia 6 de agosto, a luta pelo território acreano e para torná-lo independente da Bolívia começou muito antes. A ocupação por brasileiros em terras acreanas, antes pertencentes à Bolívia, iniciou-se em meados de 1880. Logo, a quantidade de pessoas vindas de vários lugares do país alertou o governo boliviano.

O palco do começo da revolução foi o bairro 6 de agosto que também comemora seus 117 anos de criação em Rio Branco (Foto de arquivo histórico)

A Revolução Acreana começou de fato quando a Bolívia, no ano de 1899, estabeleceu-se no Acre e passou a cobrar impostos da borracha. A partir daí, começou a revolta brasileira.

Os combates duraram seis meses e terminaram em janeiro de 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, por meio do qual o Acre passou a ser reconhecido como parte do Brasil.

Continuar lendo

ACRE

Jornalista do Acre ganha medalha de bronze em prêmio internacional de fotografia

Publicado

em

Por

O jornalista acreano Marcos Vicentti, já muito premiado aqui no Brasil, acaba de ganhar um prêmio internacional. A foto ficou em terceiro lugar na categoria Imagem Destacada/Cena de Rua. A imagem é icônica: uma deficiente passa diante de uma “tropa” de manequins, todos cheios de pernas.

CONHEÇA O PRÊMIO INTERNACIONAL

Continuar lendo

ACRE

Bocalom manda abrir processo seletivo com 80 vagas para Educação; salário acima de R$ 3 mil

Publicado

em

Por

A Secretária Municipal de Educação de Rio Branco divulgou nesta quinta-feira (5), a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação temporária de professor e servidores administrativos para atuarem na Rede Municipal de Ensino, com a finalidade de atender à necessidade para cargos os quais não existe cadastro de reserva vigente.

Ao todo são 82 vagas para atender a zona urbana e rural. 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência física.

Veja as funções, quantidade vagas, carga horária e remuneração:

As inscrições devem ser feitas nos dias 10, 11 e 12 agosto das 8h às 12h e das 14 às 17h, nos locais abaixo especificados.

Para concorrer ao cargo de professor de educação infantil creche: Escola Municipal de Educação Infantil Dom Giocondo Rua Servo Ribeiro nº 55, Conjunto Guiomard Santos – Bosque.

Para concorrer ao cargo de merendeira: Escola Municipal de Educação Infantil Dom Giocondo Rua Servo Ribeiro nº 55, Conjunto Guiomard Santos – Bosque.

Para concorrer ao cargo de assistente de creche: Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Vieira da Rocha- Rua do Estudante, nº 36 – Conquista;

Para concorrer ao cargo de assistente escolar (zona urbana e rural): Escola Municipal de Ensino Fundamental Anice Dib Jatene Rua Valdomiro Lopes, nº 1.299 – Geraldo Fleming;

O resultado preliminar da seleção será publicado no site da Prefeitura de Rio Branco , no mural da Secretaria Municipal de Educação e no Diário Oficial do Estado, na data provável de 24 de agosto.

Veja edital completo com documentação necessária, fichas que devem ser preenchidas e outras regras do processo seletivo, clicando AQUI.

Com informações ContilNet.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia