Connect with us

ACRE

Rio Branco sobe duas posições no Ranking de Competitividade dos Municípios e é o terceiro da região Norte

Publicado

em

Criado em 2020, o Ranking de Competitividade dos Municípios nasceu com o objetivo de diagnosticar e direcionar gestores e líderes públicos nas tomadas de decisões, com foco na melhoria da gestão das cidades brasileiras.

Divulgado anualmente, o ranking foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e possibilita aos prefeitos identificar, dentro de três grandes áreas: Economia, Instituições e Sociedade, em 12 pilares temáticos e composto por 65 indicadores, como está o funcionamento da máquina pública, seus avanços e desafios.

Em 2023, Rio Branco avançou cinco posições em comparação ao ano anterior. A pesquisa aponta ainda que a capital acreana ocupa o 19º lugar na listagem dos municípios com o melhor funcionamento da máquina pública, ficando à frente de capitais como Campo Grande (MS) e São Paulo (SP).

Na área de Economia, nos itens Capital Humano e Inovação e Dinamismo Econômico, a capital acreana ocupa a 54º e 112º lugar, avançando 9 e 5 posições, respectivamente, em comparação ao ano anterior.

No tocante à área Sociedade, o item Acesso à Educação aponta um avanço de 70 posições. Já o Saneamento avançou 14 posições e o referente à Segurança, 71.

No índice geral, Rio Branco está na 213ª colocação, avançando duas posições em relação a 2022. Muito desses avanços são atribuídas às políticas administrativa e fiscal, implementadas pela atual gestão, já que na análise referente ao funcionamento da máquina pública são levados em consideração seis indicadores específicos: Custo da função legislativa; Tempo para abertura de empresas; Qualidade da informação contábil e fiscal; Transparência municipal; Custo da função administrativa; e Qualificação do servidor.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas