Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Idosos de 60 anos passam a noite em fila para garantir 1ª dose da vacina contra Covid

Publicado

em

Para garantir a primera dose da vacina contra Covid-19, idosos com 60 anos ou mais passaram a noite na fila do drive-thru montado no pátio do Departamento de Trânsito (Detran) em Rio Branco. Com a chegada do 13º lote de vacinas no Acre nessa sexta-feira (16), a Saúde de Rio Branco retomou a aplicação da primeira dose do imunizante neste sábado (17) após três dias de suspensão.

A vacina vai ser aplicada em pessoas de 60 anos ou mais e profissionais de saúde no drive-thru e em cinco unidades de saúde.

Aos 60 anos, Raimundo da Silva chegou na fila às 2h30. O sentimento era de ansiedade. “Cheguei cedo porque queria ser um dos primeiros, a vacina é pouca e podia acabar. Tô nervoso, porque é uma coisa que esperei há mais de um ano e agora estou vendo que está se realizando”, disse.

E mais ansioso ainda estava Ogiê Costa, de 60 anos. Ele era o primeiro da fila e para isso chegou ao local de vacinação meia-noite deste sábado.

“Isso é pra gente poder ter mais tranquilidade, porque a pandemia está tomando conta e, mesmo depois da vacina, temos que ter consciência que vamos ter que usar máscara e álcool em gel, mesmo depois da segunda dose”, destaca.

Já Carlos Bezerra, também com 60 anos, define o sentimento em apenas um: felicidade. “É muito bom ser vacinado”.

A vacinação para quem já tomou a primeira dose segue normalmente, conforme data descrita na carteira de vacinação. A aplicação da primeira dose estava suspensa desde a terça (13) após o estoque do município zerar.

Fila para tomar primeira dose da vacina é grande neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Fila para tomar primeira dose da vacina é grande neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Novo lote

Nessa sexta, o Acre recebeu 15,4 mil doses de vacinas, sendo 6,4 mil doses da CoronaVac e 9 mil da Oxford-AstraZeneca. Do total recebido, 9 mil vão ser destinadas para aplicação da primeira dose, 5.110 mil para a segunda e 1.290 para trabalhadores de saúde e profissionais de saúde e forças de segurança.

Ao G1, o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, explicou que a capital acreana recebeu 4,7 mil doses da vacina CoronaVac, produzida e distribuída pelo Instituto Butantan, nessa sexta. Para avançar na vacinação, o secretário destacou que as unidades de saúde e o drive-thru vão funcionar também no fim de semana.

Porém, ele acredita que as doses devem acabar na segunda, porque o público de 60 anos é maior. “Esse público de 60 anos é maior. Mas, não precisa correria e nem ir de madrugada para a porta das unidades de saúde. Esse público de 60 anos é mais do que o de 61. Já vamos vacinar sábado [17], domingo [18] e segunda [19]”, frisou.

Horários

Nas unidades de saúde, o horário de atendimento será das 8h às 16h e no drive-thru das 8h às 17h. “As Uraps vão atender até às 16 horas, de lá a gente recolhe as doses e leva para o drive-thru, que vai atender até às 17 horas”, concluiu.

A primeira e segunda dose do imunizante (para quem já tomou a 1ª) vão ser aplicadas neste sábado (17) domingo (19) e segunda (19) em cinco unidades de saúde da capital acreana e no drive-thru das 8h às 17h.

Locais de vacinação no sábado (17)

Para receber o imunizante é preciso levar a carteira de vacinação, que vai comprovar que o idoso ou profissional de saúde já recebeu a primeira dose. Confira os locais de vacinação:

Com novo lote de vacina, Rio Branco retomou aplicação da primeira dose neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Com novo lote de vacina, Rio Branco retomou aplicação da primeira dose neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC.

Unidades de saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino – no bairro Taquari;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete – na Rua Antônio da Rocha Viana.

Locais de vacinação no domingo (18)

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC

Unidades de Saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze.

Pandemia e vacinação no Acre

De acordo com informações do PNI, o Acre recebeu 190.190 vacinas contra a Covid-19, um total de 123.390 na primeira dose e 66.800 da segunda. Conforme o portal de transparência do governo, já foram aplicadas 101.109 até esta sexta, sendo 81.119 da primeira dose e 19.990.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações

Nessa sexta, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou no boletim mais 383 novos casos de infecção por coronavírus e 12 mortes. O número de infectados saiu de 74.664 para 74.664 e o total de mortes agora é de 1.395.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 101 estão ocupados. A taxa de ocupação total está em 96%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Colaborou Quésia Melo, da Rede Amazônica Acre.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Caso Lázaro: Acreanos repercutem de forma humorada a caçada ao ‘serial killer’

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga/ Foto: Reprodução Twitter

Enquanto 300 agentes das polícias do Brasil estão mobilizados para encontrar o serial killer, Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos, acusado pelas autoridades de assassinar uma família inteira no Distrito Federal, internautas acreanos repercutem o caso de forma humorada nas redes sociais. O Acre News pesquisou algumas publicações no Twitter e mostra que apesar dos ‘memes’, das piadas, o assunto é sério.

A caçada ao serial killer completa, hoje (18), dez dias e sem sucesso. Tudo começou quando ele teria provocado uma chacina em Ceilândia Norte (DF). Ao tomar conhecimento do caso, a polícia deu início à perseguição do acusado. Porém, ele estaria numa área de difícil acesso, de mata e com muitas grotas na cidade de Cocalzinho (GO). Neste período, Lázaro trocou tiros com agentes, fez reféns e invadiu casas, fazendas e chácaras.

Pesa ainda contra Lázaro Barbosa, acusação de crimes ocorridos em 8 de março de 2018, como homicídio qualificado, porte ilegal de arma, roubo e estupro, fuga da cadeia e condenação por homicídio na Bahia. Em 26 de março de 2021, o homem teria invadido uma casa e estuprado a moradora do local. No dia 17 de maio de 2021, uma família foi feita refém pelo suspeito, que portava uma faca e uma arma. Neste episódio, Lázaro mandou as vítimas ficarem nuas e ordenou que as mulheres servissem o jantar.

Logo, Lázaro Barbosa tomou conta do noticiário dos principais jornais do país. Na internet, tornou-se um dos assuntos mais comentados dos últimos dias. No Acre, alguns internautas descreveram diversas situações inusitadas sobre a repercussão.

“Minha avó tá com medo do serial killer, falou que tá com receio de sair de casa, pois está com medo. É não vai sair enquanto ele não for preso e disse pra mim ter cuidado, mas detalhe a gente mora no ACRE”, escreveu uma internauta.

“Eu achei a casa do Menino do Acre bem mais nefasta do que a desse serial killer chinelão aí”, comentou um internauta.

“Tô começando a achar que o Brasil pensa que o Acre é a própria caçamba de lixo, daqui a pouco até serial killer tá sendo jogado pra cá”, manifestou outro.

“Eu vim pro DF domingo e tô voltando hoje pro Acre. Dez dias e mais de 200 homens ainda não conseguiram capturar Lázaro Barbosa… Acho que vou em Rio Branco só buscar uns cinco policiais pra darem uma aula ao povo daqui. A incompetência desse povo é inacreditável!”, diz mais um twitter.

Veja outras publicações das redes:

Continuar lendo

POLÍTICA

Porto Velho: Prefeito tucano ‘bica’ decreto de Governador que libera eventos com até 999 pessoas

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O clima esquentou em Porto Velho, capital do estado vizinho Rondônia, após o governador Marcos Rocha (Sem Partido) ter publicado, ontem (17), um decreto que permite a liberação de eventos com até 999 pessoas nos municípios. O prefeito, Hildon Chaves (PSDB), reclamou da medida e classificou como “bizarra” tendo em vista as dificuldades no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Chaves que tem negócios no Acre e está no segundo mandato de prefeito, fez a manifestação pública nas redes sociais. “Entendo que é no mínimo bizarra a liberação de festas particulares pra 1000 pessoas. Amanhã devo editar decreto municipal, proibindo tal bizarrice. O momento é de muita apreensão”, escreveu.

Hildon completou, na mesma pegada, acrescentou “não podemos compactuar com ações como essas, que colocam a vida de muitas pessoas em risco”.

Só em Porto Velho, de acordo com o último Boletim Epidemiológico, foram totalizados 80.967 casos positivos de Covid-19 com 2.418 mortes.  Nas últimas 24 horas, nove pessoas morreram em consequência da doença, 67 novos casos foram contabilizados.

“Ainda não vacinamos nem metade da nossa população. O vírus ainda está entre nós e continua letal. Medidas serão tomadas para que esse decreto não tenha graves consequências em nossa população! Vamos continuar respeitando as medidas de saúde, para a segurança de toda a população”, escreveu.

Além do prefeito, o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) também discordou do ato governamental. O governador Rocha ainda não fez manifestação sobre os ‘descontentes’.

Continuar lendo

ACRE

Ifac está com inscrições abertas para cursos superiores em três municípios

Estão sendo ofertadas 139 vagas para os campi Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri

Publicado

em

Por

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para cursos superiores nos municípios de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. Ao todo, estão sendo ofertadas 139 vagas remanescentes nas áreas de Agroecologia, Física, Gestão Ambiental, Química e Zootecnia.

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 23 de junho. Clique aqui e se inscreva.

A seleção dos novos alunos será feita com base nas notas de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio. Conforme edital, serão considerados documentos comprobatórios para a seletiva:

  • Certificado de Conclusão acompanhado de Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Certificado de Conclusão via Provão;
  • Certificado de Conclusão via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
  • Certificado de Conclusão com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Certificado de Conclusão com base nos resultados do Programa Especial de Ensino Médio (Peem);

Acesse aqui o edital

Vagas e campi

Para essa edição estão sendo ofertadas 139 vagas distribuídas nos campus Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri.

Cruzeiro do Sul

  • Tecnologia em Agroecologia: 14 vagas (vespertino)

Sena Madureira

  • Bacharelado em Zootecnia: 24 vagas (diurno)
  • Licenciatura em Física: 37 vagas (noturno)

Xapuri

  • Tecnologia em Gestão Ambiental: 37 vagas (noturno)
  • Licenciatura em Química: 27 vagas (noturno)

Inscrições

As inscrições para os cursos superiores do Ifac são gratuitas e seguem até às 18h do dia 23 de junho.

Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site https://web.ifac.edu.br/processoseletivo, clicar no link INSCREVA-SE AQUI, selecionar o campus, o curso desejado, preencher todos os dados obrigatórios da ficha de inscrição, conferir e clicar em finalizar.

Além disso, os candidatos deverão preencher obrigatoriamente, no momento da inscrição, o questionário socioeconômico.

Cronograma

Conforme edital, o resultado preliminar será divulgado no dia 24 de junho, após às 17h. Os interessados em interpor recurso, deverão encaminhar documentação até o dia 25 de junho. O resultado final e chamamento para matrícula será publicado em 28 de junho.

Os aprovados deverão efetivar matrícula, de forma presencial e respeitando as orientações de saúde e sanitárias previstas em edital, entre os dias 29 e 30 de junho.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas