Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Idosos de 60 anos passam a noite em fila para garantir 1ª dose da vacina contra Covid

Publicado

em

Para garantir a primera dose da vacina contra Covid-19, idosos com 60 anos ou mais passaram a noite na fila do drive-thru montado no pátio do Departamento de Trânsito (Detran) em Rio Branco. Com a chegada do 13º lote de vacinas no Acre nessa sexta-feira (16), a Saúde de Rio Branco retomou a aplicação da primeira dose do imunizante neste sábado (17) após três dias de suspensão.

A vacina vai ser aplicada em pessoas de 60 anos ou mais e profissionais de saúde no drive-thru e em cinco unidades de saúde.

Aos 60 anos, Raimundo da Silva chegou na fila às 2h30. O sentimento era de ansiedade. “Cheguei cedo porque queria ser um dos primeiros, a vacina é pouca e podia acabar. Tô nervoso, porque é uma coisa que esperei há mais de um ano e agora estou vendo que está se realizando”, disse.

E mais ansioso ainda estava Ogiê Costa, de 60 anos. Ele era o primeiro da fila e para isso chegou ao local de vacinação meia-noite deste sábado.

“Isso é pra gente poder ter mais tranquilidade, porque a pandemia está tomando conta e, mesmo depois da vacina, temos que ter consciência que vamos ter que usar máscara e álcool em gel, mesmo depois da segunda dose”, destaca.

Já Carlos Bezerra, também com 60 anos, define o sentimento em apenas um: felicidade. “É muito bom ser vacinado”.

A vacinação para quem já tomou a primeira dose segue normalmente, conforme data descrita na carteira de vacinação. A aplicação da primeira dose estava suspensa desde a terça (13) após o estoque do município zerar.

Fila para tomar primeira dose da vacina é grande neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Fila para tomar primeira dose da vacina é grande neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Novo lote

Nessa sexta, o Acre recebeu 15,4 mil doses de vacinas, sendo 6,4 mil doses da CoronaVac e 9 mil da Oxford-AstraZeneca. Do total recebido, 9 mil vão ser destinadas para aplicação da primeira dose, 5.110 mil para a segunda e 1.290 para trabalhadores de saúde e profissionais de saúde e forças de segurança.

Ao G1, o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, explicou que a capital acreana recebeu 4,7 mil doses da vacina CoronaVac, produzida e distribuída pelo Instituto Butantan, nessa sexta. Para avançar na vacinação, o secretário destacou que as unidades de saúde e o drive-thru vão funcionar também no fim de semana.

Porém, ele acredita que as doses devem acabar na segunda, porque o público de 60 anos é maior. “Esse público de 60 anos é maior. Mas, não precisa correria e nem ir de madrugada para a porta das unidades de saúde. Esse público de 60 anos é mais do que o de 61. Já vamos vacinar sábado [17], domingo [18] e segunda [19]”, frisou.

Horários

Nas unidades de saúde, o horário de atendimento será das 8h às 16h e no drive-thru das 8h às 17h. “As Uraps vão atender até às 16 horas, de lá a gente recolhe as doses e leva para o drive-thru, que vai atender até às 17 horas”, concluiu.

A primeira e segunda dose do imunizante (para quem já tomou a 1ª) vão ser aplicadas neste sábado (17) domingo (19) e segunda (19) em cinco unidades de saúde da capital acreana e no drive-thru das 8h às 17h.

Locais de vacinação no sábado (17)

Para receber o imunizante é preciso levar a carteira de vacinação, que vai comprovar que o idoso ou profissional de saúde já recebeu a primeira dose. Confira os locais de vacinação:

Com novo lote de vacina, Rio Branco retomou aplicação da primeira dose neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Com novo lote de vacina, Rio Branco retomou aplicação da primeira dose neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC.

Unidades de saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino – no bairro Taquari;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete – na Rua Antônio da Rocha Viana.

Locais de vacinação no domingo (18)

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC

Unidades de Saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze.

Pandemia e vacinação no Acre

De acordo com informações do PNI, o Acre recebeu 190.190 vacinas contra a Covid-19, um total de 123.390 na primeira dose e 66.800 da segunda. Conforme o portal de transparência do governo, já foram aplicadas 101.109 até esta sexta, sendo 81.119 da primeira dose e 19.990.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações

Nessa sexta, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou no boletim mais 383 novos casos de infecção por coronavírus e 12 mortes. O número de infectados saiu de 74.664 para 74.664 e o total de mortes agora é de 1.395.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 101 estão ocupados. A taxa de ocupação total está em 96%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Colaborou Quésia Melo, da Rede Amazônica Acre.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ACRE

Gestores do Acre conhecem experiências em estratégias de comando e controle com equipe do REM em Mato Grosso

Publicado

em

Por

Gestores do Acre que atuam nas ações de combate ao desmatamento e queimadas ilegais participaram na manhã desta quarta-feira, 17, de uma reunião com equipes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema/MT), para conhecimento de estratégias de comando e controle integradas, no âmbito do Programa REM. A comitiva acreana foi recepcionada pela coordenadora-geral do REM/MT, Ligia Nara Vendramin, em Cuiabá.

A gerente da Unidade de Coordenação do Programa REM Acre Fase II, Rose Sena, ressalta que o encontro teve o objetivo de apresentar boas práticas que possam ser replicadas no Acre, especialmente na dinâmica com dados georreferenciados e fluxo de atuação integrada entre os órgãos de gestão ambiental, fiscalização ambiental e segurança pública.

A técnica do programa de fiscalização da Sema/MT, Lauriene Borges, discorreu sobre a dinâmica das ações de fiscalização, estratégias de atuação, ferramentas tecnológicas e o novo sistema de fiscalização em uso nas ações do REM para combate aos ilícitos ambientais.

A comitiva do Acre contou também com a participação do diretor executivo do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Cristhyan Carcia; do chefe da Divisão de Uso do Solo do Imac, Kassem Quintela; do subdiretor de Planejamento do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Matheus Bertholdi; da coordenadora da Divisão de Áreas Naturais Protegidas e Biodiversidade da Semapi (Dapbio), Mirna Caniso; da coordenadora da comunicação do REM Acre, ngela Rodrigues; da consultora internacional Elsa Mendoza; do assessor técnico da Cooperação Técnica Alemã (GIZ) no Acre, Jânio Aquino; da diretora do Projeto REM (GIZ) – Brasil, Alicia Spengler; e de Gina Timóteo e Renata Costa, assessoras técnicas da GIZ – Brasil.

Continue lendo

ACRE

A partir de 1º de setembro, CPF/CNPJ serão exigidos para o envio de encomendas nacionais

Publicado

em

Por

Com o objetivo de dar maior segurança ao processo, os remetentes de encomendas nacionais deverão fornecer os dados de CPF, CNPJ ou passaporte (no caso de estrangeiros) a partir do próximo dia 1º de setembro. Os dados não ficarão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimentos e seguirão todas as orientações sobre privacidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O não atendimento da solicitação implicará em recusa da postagem no ato do atendimento.

Além de possibilitar o rastreamento das encomendas por meio dos dados informados, a iniciativa permitirá a utilização de outras funcionalidades de interatividade na entrega. A exigência valerá para todas as postagens, à vista ou a faturar.

Para as encomendas destinadas aos Lockers dos Correios e Clique e Retire, serão necessárias as informações habituais de remetente como também o CPF/CNPJ ou passaporte e o telefone celular ou e-mail do destinatário.

Uma das formas de trazer mais agilidade ao processo é realizar a pré-postagem por meio do App Correios ou por meio dos sistemas de pré-postagem disponíveis para integração por meio de APIs. Para tanto, as orientações de integração estão disponíveis na página https://www.correios.com.br/atendimento/developers.

Vale lembrar que, no caso de envios internacionais, as informações de CPF/CNPJ já são exigidas conforme regulação aduaneira e que a obrigatoriedade de cumprimento da legislação tributária vigente é de responsabilidade do remetente.

A medida está em conformidade com o Protocolo ICMS 32/2001 – CONFAZ que exige, nas postagens de encomendas nacionais, a Nota Fiscal (NF) ou Declaração de Conteúdo (DC).

Lei Geral de Proteção de Dados – A coleta do CPF/CNPJ corrobora com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), art. 7º, incisos II e IX, a qual define que essas informações podem ser coletadas para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória ou de interesses legítimos do controlador, sendo este o caso, diante da necessidade de prestação de informações às autoridades fazendárias e a demais anuentes.

Continue lendo

ACRE

Estado avança com obras de infraestrutura em todos os municípios e gera trabalho e renda

Publicado

em

Por

O Estado do Acre, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), segue a todo vapor com as obras de infraestrutura nos 22 municípios. Nos últimos 12 meses foram realizadas centenas de intervenções nas ruas e ramais das cidades, a partir de convênios firmados com as prefeituras, visando oferecer maior trafegabilidade.

“As ações de pavimentação e drenagem levaram asfalto e dignidade às comunidades mais distantes, melhoraram a mobilidade urbana nos centros e geraram trabalho e renda”, ressaltou gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar.

Na capital Rio Branco e no interior, os prédios da Saúde, da Segurança Pública e do Poder Judiciário receberam reformas, ampliações e adequações, visando oferecer salubridade aos servidores e comodidade aos usuários dos serviços.

Diversas obras foram concluídas recentemente, entre elas a do Pronto-Socorro de Rio Branco, do Hospital Geral Dr. Abel Pinheiro (Mâncio Lima) e do Hospital Regional do Alto Acre (Brasileia), além da primeira sede própria da Defensoria Pública em Xapuri. Foram reinauguradas também a Delegacia de Flagrantes (Defla) em Rio Branco e os fóruns nas comarcas do Juruá.

Outras obras estão em execução, como a reforma e ampliação do Hospital João Câncio Fernandes (Sena Madureira), da Unidade Mista de Saúde Ana Nery (Plácido de Castro) e da Cidade da Justiça (Cruzeiro do Sul). E já foram assinadas as ordens de serviço para as obras de adequação nos prédios da Polícia Civil, em diversas cidades, para implantação de salas de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

[Ascom]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas