Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Idosos de 60 anos passam a noite em fila para garantir 1ª dose da vacina contra Covid

Publicado

em

Para garantir a primera dose da vacina contra Covid-19, idosos com 60 anos ou mais passaram a noite na fila do drive-thru montado no pátio do Departamento de Trânsito (Detran) em Rio Branco. Com a chegada do 13º lote de vacinas no Acre nessa sexta-feira (16), a Saúde de Rio Branco retomou a aplicação da primeira dose do imunizante neste sábado (17) após três dias de suspensão.

A vacina vai ser aplicada em pessoas de 60 anos ou mais e profissionais de saúde no drive-thru e em cinco unidades de saúde.

Aos 60 anos, Raimundo da Silva chegou na fila às 2h30. O sentimento era de ansiedade. “Cheguei cedo porque queria ser um dos primeiros, a vacina é pouca e podia acabar. Tô nervoso, porque é uma coisa que esperei há mais de um ano e agora estou vendo que está se realizando”, disse.

E mais ansioso ainda estava Ogiê Costa, de 60 anos. Ele era o primeiro da fila e para isso chegou ao local de vacinação meia-noite deste sábado.

“Isso é pra gente poder ter mais tranquilidade, porque a pandemia está tomando conta e, mesmo depois da vacina, temos que ter consciência que vamos ter que usar máscara e álcool em gel, mesmo depois da segunda dose”, destaca.

Já Carlos Bezerra, também com 60 anos, define o sentimento em apenas um: felicidade. “É muito bom ser vacinado”.

A vacinação para quem já tomou a primeira dose segue normalmente, conforme data descrita na carteira de vacinação. A aplicação da primeira dose estava suspensa desde a terça (13) após o estoque do município zerar.

Fila para tomar primeira dose da vacina é grande neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Fila para tomar primeira dose da vacina é grande neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Novo lote

Nessa sexta, o Acre recebeu 15,4 mil doses de vacinas, sendo 6,4 mil doses da CoronaVac e 9 mil da Oxford-AstraZeneca. Do total recebido, 9 mil vão ser destinadas para aplicação da primeira dose, 5.110 mil para a segunda e 1.290 para trabalhadores de saúde e profissionais de saúde e forças de segurança.

Ao G1, o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, explicou que a capital acreana recebeu 4,7 mil doses da vacina CoronaVac, produzida e distribuída pelo Instituto Butantan, nessa sexta. Para avançar na vacinação, o secretário destacou que as unidades de saúde e o drive-thru vão funcionar também no fim de semana.

Porém, ele acredita que as doses devem acabar na segunda, porque o público de 60 anos é maior. “Esse público de 60 anos é maior. Mas, não precisa correria e nem ir de madrugada para a porta das unidades de saúde. Esse público de 60 anos é mais do que o de 61. Já vamos vacinar sábado [17], domingo [18] e segunda [19]”, frisou.

Horários

Nas unidades de saúde, o horário de atendimento será das 8h às 16h e no drive-thru das 8h às 17h. “As Uraps vão atender até às 16 horas, de lá a gente recolhe as doses e leva para o drive-thru, que vai atender até às 17 horas”, concluiu.

A primeira e segunda dose do imunizante (para quem já tomou a 1ª) vão ser aplicadas neste sábado (17) domingo (19) e segunda (19) em cinco unidades de saúde da capital acreana e no drive-thru das 8h às 17h.

Locais de vacinação no sábado (17)

Para receber o imunizante é preciso levar a carteira de vacinação, que vai comprovar que o idoso ou profissional de saúde já recebeu a primeira dose. Confira os locais de vacinação:

Com novo lote de vacina, Rio Branco retomou aplicação da primeira dose neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Com novo lote de vacina, Rio Branco retomou aplicação da primeira dose neste sábado (17) — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica Acre

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC.

Unidades de saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino – no bairro Taquari;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete – na Rua Antônio da Rocha Viana.

Locais de vacinação no domingo (18)

Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC

Unidades de Saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze.

Pandemia e vacinação no Acre

De acordo com informações do PNI, o Acre recebeu 190.190 vacinas contra a Covid-19, um total de 123.390 na primeira dose e 66.800 da segunda. Conforme o portal de transparência do governo, já foram aplicadas 101.109 até esta sexta, sendo 81.119 da primeira dose e 19.990.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações

Nessa sexta, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou no boletim mais 383 novos casos de infecção por coronavírus e 12 mortes. O número de infectados saiu de 74.664 para 74.664 e o total de mortes agora é de 1.395.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 101 estão ocupados. A taxa de ocupação total está em 96%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Colaborou Quésia Melo, da Rede Amazônica Acre.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Prefeito de Assis Brasil anuncia Copa Indígena e Copa Rural de futebol de campo

Publicado

em

Por

O prefeito Jerry Correia anunciou a realização de duas grandes competições esportivas. A primeira já teve início e é a I Copa Indígena de Futebol de Campo, competição que teve a realização de sua primeira fase na Terra Indígena Mamoadate, Rio Iaco. A próxima fase acontecerá no mês de outubro na Terra Indígena Cabeceiras do Rio Acre, na Aldeia Três Cachoeiras. A final da Copa Indígena de Futebol será realizada na cidade, entre o campeão do Rio Iaco e o campeão do Rio Acre.

Já a Copa Rural de Futebol de Campo será realizada durante todo o mês de outubro. As inscrições das equipes estarão abertas entre os dias 20 e 24 de setembro. A final da competição também será realizada no estádio municipal José Dantas.

“É hora de resgatar nosso potencial esportivo. Estamos realizando o Campeonato Municipal de Futsal, abrimos uma escolinha de futebol que já atende mais de 90 crianças e agora vamos realizar uma copa de futebol rural e indígena. O povo de Assis Brasil ama o esporte e essa gestão vai fazer acontecer”, disse o prefeito.

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Poste de iluminação cai e atinge brasileiros em moto na cidade de Cobija

Publicado

em

Por

O Alto Acre

Um vídeo postado na página do jornalista boliviano Kiki Navala, mostra dois homens feridos e caídos rua 9 de Fevereiro, nas proximidades da parte comercial do centro da cidade de Cobija, sangrando e sendo ajudados por terceiros.

As informações ainda estão sendo levantadas, mas, que as vítimas seriam brasileiros que estavam em uma moto quando o poste de iluminação pública caiu e os atingiu. Ambos mostram ferimentos na cabeça e sangravam muito.

O incidente teria acontecendo no momento em que ventava muito no local. Os dois foram socorridos e levados para o hospital universitário Roberto Galindo Terán, onde foram atendidos e estão em observação.

Nenhum nome havia sido divulgado até o momento.

Matéria ainda em levantamento.

IMAGENS ABAIXO SÃO FORTES – EXIGE CAUTELA

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegam mais de mil doses de vacina anti-Covid nesta quarta-feira, 15, no Acre

Publicado

em

Por

Agência AC | Foto: Junior Aguiar/Sesacre

O governo do Acre recebeu na tarde desta quarta-feira, 15, mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São 1.170 doses da fabricante Pfizer para o processo de imunização dos acreanos. Esta é a 49ª pauta de distribuição enviada pelo Ministério da Saúde (MS).

Esta é a 49ª pauta de distribuição enviada pelo Ministério da Saúde (MS). Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Após a chegada dos imunizantes, o governo do Estado se torna responsável pela distribuição imediata aos municípios que estão recebendo lotes da Pfizer e que são responsáveis pelo cronograma de vacinação. A logística de entrega desenvolve-se com o auxílio das demais instituições, como a Segurança Pública, para que os imunizantes cheguem de forma célere e segura às localidades mais isoladas.

O governo do Acre, por meio das equipes de imunização do Estado, está desenvolvendo nos municípios a ação intitulada Caravana da Vacinação, que tem como objetivo auxiliar as secretarias municipais de Saúde a atingir maior número de cidadãos. Além disso, a vacina contra a Covid-19 também é aplicada em ações do Programa Saúde Itinerante, para que o quanto antes seja alcançada a imunidade de rebanho.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia