Connect with us

ACRE

Investimentos possibilitam ampliar capacitação de jovens internados no Centro Socioeducativo Juruá

Publicado

em

Por Agência AC – Foto: Marcos Santos/Secom

O Centro Socioeducativo Juruá vem desenvolvendo um trabalho que visa garantir aos adolescentes internados uma digna reinserção à sociedade. Como é o caso do jovem I.S, 17 anos, que após três meses de internação vive a expectativa de voltar para casa e recomeçar a vida trilhando outros caminhos. “Quero corrigir o meu erro. Vou buscar união com os meus familiares, trabalhar para ajudar meus pais e seguir a minha vida”, relatou.

Além dos projetos Plantando Sonhos e o Som da Liberdade, o centro inaugurou, nesta terça-feira, 11, as salas de biblioteca e de informática, que se mostraram investimentos capazes de ampliar a oferta de conhecimentos aos abrigados.

Autoridades presentes na inauguração dos investimentos feitos no ISE do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom.

Para executar as missões de ressocializar e socioeducar, o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) recebe toda autonomia da gestão estadual para desenvolver ações que restaurem vidas de menores infratores.

“Depois de implantar um laboratório em Rio Branco, estamos aqui para trazer a boa novidade para a unidade do Juruá. Nós temos oito centros e a nossa ideia é a de que até o final do ano possamos ter esses investimentos em todos eles. Além disso, esclareço que essa ação só foi possível graças à parceria com a Secretaria de Educação, pois, entendemos que a mudança de comportamento que buscamos operar nos internados só virá com a aquisição de conhecimento”, afirmou o presidente do ISE, coronel Mário César Souza de Freitas.

Para o coronel Mário César Freitas “a mudança de comportamento que se busca operar nos internados só virá com a aquisição de conhecimento”. Foto: Marcos Santos/ Secom.

O instituto aposta na ideologia de que o ensino profissionalizante é uma saída viável aos jovens por trazer alternativas de renda quando eles forem libertos do sistema. “Quando vir a liberdade para esses meninos, é de suma importância a parceria da iniciativa privada no sentido de lhes oferecer uma vaga no mercado de trabalho. Por isso, pedimos aos empresários que olhem com carinho para eles no momento da desinternação”, reforça Mário Freitas.

O empresário Willian Pimenta ressalta que a parceria vem fortalecendo o trabalho social realizado pelo centro. “Os adolescentes foram agraciados com um curso de pintura e isso nos mostra que quando fazemos o bem, toda a população sai ganhando. Ao sair às ruas, às vezes, somos parados por pessoas que nos agradecem pelo investimento. É isso que motiva, pois estamos somando na vida dessas pessoas para que tenham um futuro melhor”.

Internados apreciando a cerimônia. Foto: Marcos Santos/ Secom.

O juiz responsável pelo centro, Marlon Machado, acredita que “o sucesso da reinserção parte de iniciativas que agreguem valores  à vida dos reeducandos” e que “utensílios como violões, computadores e livros são de extrema valia para melhorar as condições de reintegração desses jovens à sociedade”.

Outras autoridades locais estavam presentes na solenidade, como a coordenadora do núcleo da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) no Juruá, Ruth Bernadino; o promotor do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico e Cultural, Iverson Bueno; o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima; e demais convidados.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Ifac está com inscrições abertas para cursos superiores em três municípios

Estão sendo ofertadas 139 vagas para os campi Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri

Publicado

em

Por

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para cursos superiores nos municípios de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. Ao todo, estão sendo ofertadas 139 vagas remanescentes nas áreas de Agroecologia, Física, Gestão Ambiental, Química e Zootecnia.

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 23 de junho. Clique aqui e se inscreva.

A seleção dos novos alunos será feita com base nas notas de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio. Conforme edital, serão considerados documentos comprobatórios para a seletiva:

  • Certificado de Conclusão acompanhado de Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Certificado de Conclusão via Provão;
  • Certificado de Conclusão via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
  • Certificado de Conclusão com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Certificado de Conclusão com base nos resultados do Programa Especial de Ensino Médio (Peem);

Acesse aqui o edital

Vagas e campi

Para essa edição estão sendo ofertadas 139 vagas distribuídas nos campus Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri.

Cruzeiro do Sul

  • Tecnologia em Agroecologia: 14 vagas (vespertino)

Sena Madureira

  • Bacharelado em Zootecnia: 24 vagas (diurno)
  • Licenciatura em Física: 37 vagas (noturno)

Xapuri

  • Tecnologia em Gestão Ambiental: 37 vagas (noturno)
  • Licenciatura em Química: 27 vagas (noturno)

Inscrições

As inscrições para os cursos superiores do Ifac são gratuitas e seguem até às 18h do dia 23 de junho.

Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site https://web.ifac.edu.br/processoseletivo, clicar no link INSCREVA-SE AQUI, selecionar o campus, o curso desejado, preencher todos os dados obrigatórios da ficha de inscrição, conferir e clicar em finalizar.

Além disso, os candidatos deverão preencher obrigatoriamente, no momento da inscrição, o questionário socioeconômico.

Cronograma

Conforme edital, o resultado preliminar será divulgado no dia 24 de junho, após às 17h. Os interessados em interpor recurso, deverão encaminhar documentação até o dia 25 de junho. O resultado final e chamamento para matrícula será publicado em 28 de junho.

Os aprovados deverão efetivar matrícula, de forma presencial e respeitando as orientações de saúde e sanitárias previstas em edital, entre os dias 29 e 30 de junho.

Continuar lendo

ACRE

Estado firma Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional

Publicado

em

Por

Agência AC

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), firmou na manhã desta sexta-feira, 18, o Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, relativo ao quadriênio 2021-2024.

O documento segue as diretrizes apresentadas pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Educação e da Justiça, bem como as diretrizes nacionais para a oferta da educação aos jovens e adultos em situação de privação de liberdade e egressos do Sistema Prisional. As ações do plano também contam com a parceria do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e instituições religiosas.

O instrumento tem como objetivo assegurar o acesso à elevação da escolaridade na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), articulada com a Educação Profissional. O foco é preparar o público alvo para o pleno desenvolvimento humano, visando o exercício da cidadania e a qualificação para o mundo do trabalho.

No Acre, a educação para pessoas presas é estabelecida através da Resolução CEE/AC 135/2013, que dispõe sobre a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais no âmbito do Estado do Acre.

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, destacou que tudo perpassa pela educação e que assim como a nível de Brasil, ela também é desafio dentro do Sistema Prisional. “O Iapen tem trabalhado para que possamos possibilitar que os apenados tenham acesso à educação. Esse momento marca esse desafio. Tivemos um momento na pandemia, onde tudo havia sido suspenso e agora estamos retomando as atividades em todas as unidades prisionais do estado”, afirmou.

“Nós estamos na verdade formalizando uma ação que já acontecem em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e o Iapen, com novas ações, novas metas, com diretrizes claras de como esse trabalho deve acontecer a partir de agora”, disse a secretária de estado de Educação, Socorro Neri.

Ela ressaltou, ainda, que tanto a gestão do Iapen quanto a gestão da Secretaria de Educação estão conscientes de que é preciso desenvolver as atividades educativas de modo a atuar mais fortemente na recuperação e na socioeducação das pessoas privadas de liberdade e oportunizar a cada um deles perspectivas positivas para o futuro.

Continuar lendo

ACRE

Cantor Milton Nascimento fala de visita ao Acre que inspirou disco para apoiar causa indígena

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O cantor e compositor, Milton Nascimento, relembrou nas redes sociais uma visita feita ao Acre que inspirou um dos seus discos mais comentados pela crítica audiovisual do Brasil na década de 90: Txai. A lembrança do artista ocorreu para justificar apoio aos indígenas mobilizados no movimento nacional, em Brasília, contra um projeto de Lei que pode afetar a demarcação de terras no país.

“Quando visitei o Acre, decidi que queria fazer um disco com referências indígenas, e ouvi a palavra “TXAI”. Perguntei o que significava, e descobri: “Mais que amigo, mais que irmão, a metade de mim que existe em você, e a metade de você que existe em mim””, lembrou.

Milton esteve no Acre, pela primeira vez, em 1989 quando participou de uma expedição do Instituto Socioambiental (ISA) onde percorreu o Rio Juruá a partir de Cruzeiro do Sul até a fronteira com o Peru.

O álbum citado pelo artista que é um ícone do MPB possui 17 canções inspiradas totalmente na cultura indígena. Com isso, ele obteve a indicação para concorrer ao Grammy em 1991 na categoria Melhor Álbum Musical Mundial.

Já o movimento nacional reúne mais de 1 mil índios, de 30 diferentes etnias do país. Eles pedem a desaprovação do PL 490/2007 que possibilita o chamado ‘marco temporal’ nas terras indígenas.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas