Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais uma escolha acertada de Gladson Cameli: Arlenilson Cunha no Iapen

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Cameli, tem feito escolhas acertadas e mudanças pontuais ao longo do mandato. Uma dessas mudanças foi a nomeação do policial penal Arlenilson Cunha para a presidência do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), há um ano.

Arlenilson Cunha recebeu a autarquia em um momento conturbado, de mal-estar com o judiciário, pagamentos atrasados de fornecedores, muitos conflitos internos e manifestações de familiares de presos. Com bom trânsito na categoria, de um perfil pacificador, firme e coerente nas decisões, organizou a casa com uma boa gestão administrativa e fortaleceu o ambiente operacional do Sistema Penitenciário do Acre.

“O mês de março marca um ano em que a atual gestão se encontra à frente do Iapen. Entre desafios e percalços, melhoramos e, notoriamente, avançamos”, destaca o presidente.

A equipe liderada por Arlenilson Cunha recebeu o órgão com uma dívida que totalizava R$ 22 milhões de reais e passou a gerir e pagar os contratos. “pagamos 12 milhões em dívidas e conseguimos reduzir as despesas do órgão em 25% comparadas ao ano de 2019”, explica.

Ao ser perguntado sobre como tem conseguido avançar na gestão, o presidente foi enfático ao destacar a importância dos superiores e servidores da instituição. “Agradeço ao governador, Gladson Cameli, pela confiança depositada, ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, e ao secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão. Também agradeço a todos os policiais penais, técnicos e demais funcionários pela doação diária e o comprometimento com o serviço público no âmbito do sistema prisional. A união de todos faz do Iapen uma instituição forte”, afirmou.

Avanços e melhorias

Em apenas um ano e enfrentando as dificuldades que a pandemia trouxe, a atual gestão do Iapen soma pontos importantes de avanços e melhorias.“ Apesar dos dias atípicos que estamos vivendo, continuaremos firmes e comprometidos, porque os grandes homens abraçam grandes missões”, disse Arlenilson Cunha.

Veja abaixo alguns avanços e melhorias realizadas pela gestão:
 
01. Instalação de body scan (scanner corporal) nas unidades penitenciárias de Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul e estabelecimento penal feminino da capital;

  1. Links de Internet na área administrativa dos presídios do interior (Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul);
  2. Adaptação de salas para audiência por vídeo conferência em Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul;
  3. Novas instalações do Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos e Núcleo de Apoio à família em Tarauacá;
  4. Instalação de corredor de segurança nos Pavilhões “O” e “P” do Complexo Penitenciário de Rio Branco, com uso de cães.;
    5.1. Fortalecimento do Canil – com contratos para manutenção (alimentação e cuidados veterinários);
  5. Instalação de bloqueadores de sinal de celular nos Pavilhões “O” e “P” do Complexo Penitenciário de Rio Branco; no Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul (fase de aperfeiçoamento);
  6. Instalação de 35 câmeras do circuito de monitoração por câmeras (Circuito Fechado de TV) no presídio de Cruzeiro do Sul; 32 câmeras no presídio de Tarauacá;
  7. Reforma de todos os postos de serviço policial da Unidade de Recolhimento Provisório de Rio Branco; e instalação de parlatórios na Unidade de Regime Fechado 1 de Rio Branco, em parceria com a OAB/AC;
  8. Reforma das guaritas da Unidade de Recolhimento Provisório de Rio Branco (em andamento);
  9. Aquisição, sem custos, e implementação do Sistema de Gestão e Informação (Siapen), sendo o Acre o único estado da Região Norte a possuí-lo;
    11. Implementação da plataforma AVAC, facilitando que os servidores, principalmente do interior, realizem cursos online e provas de promoção;
  10. Garantia de recurso junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para implantação da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) no município de Cruzeiro do Sul;
  11. Instalação do Escritório Social na capital Rio Branco, em atenção à política criminal para o egresso do sistema prisional;
  12. Entrega de 20 carabinas táticas e seis fuzis T-04 para o serviço operacional; quatro viaturas furgão e um ônibus adaptado para transportes de presos, fruto de parceria com o Depen; kit tático de fardamento (duas gandolas táticas combat shirt, duas camisetas de malha manga curta, um coturno marca kallucci, um cinto tático marca kallucci, um brasão/escudo emborrachado) para todos os policiais penais do Acre, sendo distribuídos conforme calendário previamente estabelecido; 200 rádios digitais portáteis e 10 rádios base para o melhoramento da comunicação no serviço policial; 80 Espingardas CBC – calibre 12, para uso no serviço policial ordinário e outras intervenções de cunho operacional;
  13. Melhorias na iluminação interna e externa do Complexo Penitenciário de Rio Branco e da Unidade de Regime Fechado, também conhecida como Antônio Amaro Alves;
  14. Substituição de poste e transformador de energia elétrica no estabelecimento penal de Tarauacá;
  15. Instalação de gerador de energia elétrica na Unidade Penal de Tarauacá;
  16. Disponibilidade de duas viaturas para demandas policiais na circunscrição policial do Complexo Penitenciário de Rio Branco;
  17. Adequação do Espaço de Atendimento de Saúde no estabelecimento penal masculino de Cruzeiro do Sul;
  18. Ampliação do Espaço de Recepção e Espera do estabelecimento penal feminino de Cruzeiro do Sul;
  19. Aquisição de 2 mil colchões (seguindo distribuição de calendário prévio); e de 2 mil cadeados para uso em celas e uso administrativo;
  20. Combatemos a covid-19 com a entrega de 06 bombas do tipo atomizador costal, para sanitização das unidades prisionais.

Por fim, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, o Acre está em segundo lugar no ranking de transparência das informações no combate à pandemia da covid-19.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Márcia Bittar comenta eventos contra Bolsonaro e revela: “Vamos dar resposta à altura”

Publicado

em

Por

Após sucesso da motociata de Cruzeiro do Sul, Márcia Bittar anuncia série de eventos pro-Bolsonaro pelo Acre. Foto: cedida

A pré-candidata ao Senado, Márcia Bittar, conversou com a reportagem acerca dos atos deste sábado (24) contra o presidente Jair Bolsonaro.

Márcia, que se tornou uma das principais articuladoras do presidente no estado, organiza uma série de manifestações em favor do presidente para os próximos dias.

Sobre o ato contra Bolsonaro, Márcia dispara: “Vamos dar a resposta à altura”. Ela conta, com exclusividade à nossa equipe, que esse tipo de articulação vem de um grupo que quebrou o Brasil.

Manifestação em Cruzeiro do Sul aconteceu no dia 17 de julho, um sábado. Foto: cedida

“Acho que trata-se de mais uma artimanha da esquerda. Eles já quebraram o Brasil – sobretudo o Acre – e usam alguns da sociedade organizada para agredir e disparar injustiças contra Bolsonaro, um presidente que traz somente benefícios ao Acre”, relata.

Agenda no interior e esquenta para Rio Branco

O planejamento preliminar está da seguinte forma:

– 08 de agosto: Motociata em Feijó
– 13 de agosto: Motociata em Tarauacá
– 14 de agosto: Motociata de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do sul

Todas as datas são preliminares e podem sofrer alterações a depender do planejamento geral. Elas serão uma espécie de ‘esquenta’, de acordo com Márcia, para o grande ato em Rio Branco, que deve contar com a presença do presidente.

Na capital, o evento deve acontecer na segunda quinzena de agosto. A data só será confirmada quando alinhada com Bolsonaro.

Manifestantes lotaram as ruas da cidade. Foto: cedida

Seguro e em prol da família

Quando questionada sobre a segurança dos manifestantes nos eventos em favor do Presidente da República, Márcia comenta que não há com o que se preocupar. Segundo ela, esses eventos são em defesa da família e do Brasil.

“Nossa manifestação é comandada por Deus para proteger as famílias e a Pátria. Vamos defender o voto auditável para para colocarmos um fim nas fraudes eleitorais e garantir a lisura das eleições”, esclarece.

Com informações de ContilNet Notícias.

Continuar lendo

POLÍCIA

Casal dorme no xadrez da viatura após ser flagrado cometendo furto

Publicado

em

Por

Um casal, de nome não revelado, dormiu agarrado no xadrez de um carro da Polícia Militar após ser flagrado executado um furto. O fato, ocorreu madrugada de sábado, 24, em Rio Branco.

Os militares do 1° Batalhão receberam um chamado via Ciosp informando que uma residência no bairro Cerâmica havia sido violada e que os criminosos ainda estariam no local saqueando a casa. A RP 102, juntamente com o Comandante de Patrulha, foi até o endereço, situado na Rua Equador, e conseguiram prender um casal que estava furtando a casa.

Para entrar no imóvel, o casal quebrou uma porta de vidro, utilizando uma barra de ferro, e passaram a furtar os objetos do local. Marido e mulher foram presos e encaminhados à Delegacia de Flagrantes. O fato curioso é que o casal, que visivelmente estava sob efeito de entorpecentes (crack), passou a trocar carícias, agarrou um urso de pelúcia e dormiu enquanto era conduzido à DEFLA.

Dentre os materiais recuperados estavam diversas peças de roupas, uma bicicleta e uma série de itens de cozinha. Os moradores do local não foram identificados, pois, segundo os vizinhos, apenas uma idosa residia na casa, mas havia ido morar com seus filhos desde o início da pandemia.

Continuar lendo

POLÍTICA

Seinfra vai revitalizar dependências da Fundação Hospitalar do Acre

Publicado

em

Por

Agência AC | Foto: Danna Anute/Ascom

Nesta sexta-feira, 23, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco recebeu a visita da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O governo do Estado do Acre, por meio da Fundhacre e Seinfra, está melhorando a estrutura e o serviço da unidade hospitalar, com resultados positivos já para o final deste semestre de 2021.

Técnicos da Seinfra com o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva, em visita aos recintos que passarão por readequação, entre elas a lavanderia Foto: Danna Anute/Ascom

João Paulo Silva, presidente da Fundação Hospitalar conta com a colaboração do Governador Gladson Cameli e da equipe técnica que é composta por  Narah Gleid, engenheira Civil da Seinfra, juntamente com o secretário,Cirleudo Alencar. Sendo assim, há um planejamento tático para reestruturar alguns setores da Fundhacre, sendo eles: a lavanderia, o ambulatório da ortopedia e a farmácia que atende todos os pacientes internados.

Técnicos da Seinfra com os gestores da Fundhacre; salas vão repassar por reformas Foto: Danna Anute/Ascom

Os espaços serão contemplados com reformas e mudanças estruturais para renovar e trazer melhorias de acessibilidade e mobilidade no hospital para usuários e profissionais de saúde.

“Precisamos de uma adequação estrutural na lavanderia, além da necessidade de substituir lâmpadas para uma iluminação adequada. Nesse espaço trabalham as servidoras da costura, que fornecem inúmeras peças hospitalares para todas as unidades de Rio Branco. É preciso fazer benfeitorias para assistir essas trabalhadoras, bem como, os demais profissionais da Fundhacre, já avançamos bastante, e o nosso objetivo é continuar nesse ritmo”, enfatizou o presidente da Fundhacre, João Paulo Silva.

Da esquerda para a direita João Paulo Silva, presidente da Fundhacre e o secretário de infraestrutura Cirleudo Alencar Foto: Danna Anute/Ascom

A lavandeira é um setor que precisa de uma atenção especial, já que presta um serviço para toda a unidade hospitalar. O departamento é responsável pela lavagem e distribuição de lençóis, fronhas, forros e outras peças de roupa que abastecem o centro cirúrgico e as enfermarias.

“O bem-estar de quem trabalha é nossa prioridade, e estamos no caminho para desenvolver da melhor forma a prestação de serviço para a população acreana, que precisa da saúde pública”, disse o secretário da Seinfra, Cirleudo Alencar.

Espaço da lavanderia da Fundhacre é um dos contemplados com a revitalização da Seinfra Foto: Danna Anute/Ascom

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia