Connect with us

POLÍTICA

Vereador de Rio Branco estaria entre investigados na Polícia Federal por fraudes na Prefeitura de Plácido de Castro

Publicado

em

Tião Maia

Um vereador eleito pela Capital e com mandato na Câmara Municipal de Rio Branco, cujo nome e partido não foram revelados, estaria entre os investigados pela “Operação Contágio”, deflagrada, na manhã desta quinta-feira 25, pela Polícia Federal, contra a Prefeitura de Plácido de Castro, município da região do Abunã, distante 100 quilômetros de Rio Branco. Outras oito pessoas são também são investigadas e os mandados estão sendo cumpridos na Capital, em Plácido de Castro, em Xapuri e em Abadfia de Goiás (GO).

Todos são suspeitos de se aproveitarem da flexibilização da lei por conta da pandemia do coronavirus para assinar contratos fraudulentos com empresas de fachada, a Prefeitura de Plácido de Castro, município acreano distante 100 quilômetros da Capital Rio Branco, na região do Abunã, entrou no radar da Polícia Federal. Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira 25/03, agentes da Superintendência Regional da Polícia Federal no Acre estão nas ruas di município executando a “Operação Contágio”, que consiste na investigação de irregularidades em licitações ocorridas no primeiro semestre do ano de 2020. Um vereador em exercício na Câmara Municipal de Rio Branco, cujo nome e partido nçao foram revelados, está entre os investigados com a suspeição de participação no esquema criminoso.

As investigações se deram de forma conjunta com o Tribunal de Contas da União (TCU) no Acre.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Polícia Federal no Acre, um dos contratos investigados, no valor superior a R$ 512 mil, visava a compra de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para profissionais da saúde, que atuavam no combate à pandemia causada pelo Covid-19.

De acordo com o que foi apurado até o momento, o grupo criminoso se valeu da flexibilização das regras de contratações criadas pela Lei n. 13.979/2020, para efetuar a assinatura do contrato em questão.

A maioria das empresas consideradas como fornecedoras possuía vários indícios de serem empresas fictícias, comumente conhecidas como “empresas de fachada”, não possuindo sequer sede administrativa e funcionários. A investigação identificou que o grupo criminoso atuou com a participação dos sócios das empresas e de funcionários públicos, inclusive um ex-Secretário Municipal que deveria ser o responsável por prezar pela lisura do procedimento de contratação. Além disso, é também alvo da operação, um vereador em exercício pelo município de Rio Branco.

Uma das proprietárias das empresas investigadas recebeu Auxílio Emergencial, no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), em data próxima a que apresentava proposta orçamentária de mais de meio milhão de reais.

A operação envolve 40 agentes que estão cumprindo nove mandados de busca e apreensão também nas cidades de Rio Branco Plácido de Castro/AC, Xapuri/AC e Abadia de Goiás/GO.
O nome da operação é referência ao fato de que o objeto de contrato investigado, é justamente a compra de materiais EPI’s, que visam evitar que profissionais de saúde sejam contagiados pelo vírus do COVID-19. Maiores informações, ainda hoje.

ELEIÇÕES

Governador Gladson toma café com Bolsonaro na próxima quinta-feira, no Palácio do Alvorada

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

O governador Gladson Cameli (PP) toma café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na próxima quinta-feira, 11. Candidato à reeleição pelo PP, Cameli e todos os demais candidatos a governador pelo PP no país estão relacionados para o quebra-jejum. A senadora Mailza Gomes (PP), candidata a vice de Gladson, também é convidada.

A reunião com o presidente vem sendo organizado pelo presidente nacional licenciado do PP, o senador Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil e operador político do presidente.

Gladson disse que vai aproveitar o encontro com o presidente e pedir o apoio dele. O objetivo é repetir em 2022 a mesma votação de 2018.  “Porque vamos lutar para mantermos o índice de votos que ele teve no Acre em 2018, quando, de cada 10 eleitores, sete votaram em Bolsonaro”.

Continue lendo

ELEIÇÕES

“Candidatura do PT não empolgou ninguém da esquerda porque Jorge Viana é egocêntrico”, diz candidato do Agir

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

O candidato a governador do Acre pelo Agir, professor David Hall, protagonizou polêmica numa discussão em rede social com o deputado petista Daniel Zen. O ponto central é sobre abertura de conversa do PT com partidos do mesmo campo, a esquerda. “Vocês perderm a eleição, mas não perdem a prepotência”, escreveu Hall.

O candidato a governador pelo Agir disse ao AcreNews que não sentou, nem vai sentar com o PT. O motivo é o recorrente. A boçalidade do ex-senador petista, que pousou na pré-campanha como se o Acre estivesse lhe implorando para que dispute a eleição.

Continue lendo

POLÍTICA

Governo e Prefeitura de Brasiléia inauguram Divisão do PROCON na Regional do Alto Acre

Publicado

em

Por

A Prefeita Fernanda Hassem participou nesta terça-feira, 9, da inauguração da Divisão Regional no Alto Acre, do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/ ACRE).

A inauguração é fruto de Termo de Cooperação número 03/ 2022, firmado entre Governo do Estado e Prefeitura de Brasiléia.

A atividade aconteceu na Sede da secretaria de agricultura, local onde está instalada a sala onde o órgão irá funcionar.

Participaram o Secretário da Casa Civil, Jonathan Xavier Donadoni, Alana Albuquerque, Diretora-presidente do Procon/ Acre, vereadores Rogério Pontes e Elenilson Cruz, Camila Machado, diretora administrativa do órgão no Acre, Ítalo Medeiros, Diretor da Secretaria Extraordinária de Assuntos Governamentais (SEGOV), secretários municipais, gerentes, coordenadores, além de autoridades do Estado.

A estimativa é de que aproximadamente 85 mil consumidores sejam atendidos diretamente com a instalação do Procon, uma vez que o serviço oferecido contemplará todos os municípios da Regional do Alto Acre.

A Diretora-presidente do Procon/Acre, Alana Albuquerque destaca a importância da parceria com o município de Brasiléia. “Estamos inaugurando a terceira Divisão Regional, graças à parceria com o município, através da prefeita Fernanda Hassem. Um dos objetivos é interiorizarmos nossas ações, para que possamos nos fazer presentes onde estão os consumidores mais vulneráveis”, disse.

A prefeita Fernanda Hassem comemorou a chegada do Procon no município. “Estou muito feliz, essa conquista de múltiplos esforços, através da Alana Albuquerque nós realizamos diversas tratativas para que hoje possamos estar instalando o Procon aqui, o que beneficiará diretamente os consumidores da nossa região, a prefeitura se colocou à disposição com a cessão de servidores e de um espaço dentro da Secretaria de agricultura para atender a população que necessita dos serviços oferecidos pelo Procon/Acre”, afirmou a Prefeita.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas